SóProvas


ID
1768861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As novas lideranças no setor público passaram a lidar, devido ao realce do empreendedorismo governamental, com mais situações-problema adaptativas e, para lidar com tais situações, os líderes devem lançar mão de alguns princípios, entre os quais se inclui o princípio que consiste em

Alternativas
Comentários
  • Heifetz e Laurie (1997) ditam seis “princípios” para o exercício da liderança em meio a problemas adaptativos. São eles:• ir para fora: refletir e ver os padrões sistêmicos mais amplos da organização e a sua dinâmica, ao invés de agir de forma diretiva;• identificar o desafio adaptativo: facilitar o processo de descrever, definir e analisar as reais ameaças enfrentadas pela organiza- ção, ao invés de meramente perceber os sintomas óbvios;• moderar a angústia: liderar e facilitar um equilíbrio delicado, de modo a fazer com que as pessoas sintam as pressões que exigem mudanças, sem que sejam sufocadas por elas;• manter atenção disciplinada: focar o esforço do grupo em relação ao problema e limitar possíveis manobras de absenteísmo, tais como a busca de bode expiatório, a negação, os ataques pessoais e a tendência de focar meramente as questões técnicas em detrimento do problema adaptativo;• devolver o trabalho às pessoas: assegurar que todos – e não apenas os líderes e gestores – assumam a responsabilidade de engajar-se e de estar às voltas com problemas adaptativos, a fim de desenvolverem novas competências e a confiança para lidar com elas;• proteger as vozes de liderança vindas de baixo: deve-se dar voz a todas as pessoas dispostas a experimentar e a aprender, incluindo vozes “originais”, ou seja, aquelas pessoas criativas que costumam desviar a atenção, e os alardeadores, que normalmente são ignorados ou intimados ao silêncio. É também necessário dar cobertura às pessoas que apontam falhas e contradições na organização

  • Seis princípios de Heifetz e Laurei:

    1. Ir para fora;

    2. Identificar o desafio adaptativo;

    3. Moderar a angústia;

    4. Manter atenção disciplinada;

    5. Devolver o trabalho às pessoas; e

    6. Proteger as vozes de liderança vindas de baixo.

  • questão bizarra o termo abaixo eu entendi como renunciar a algum principio mas o cespe quis dizer usar um principio; muito subjetivismo.

     

    lançar mão de alguns princípios .

  • Terceira vez que passo pela questão e terceira vez que me pergunto oq a bana quer dizer com lançar a mão! 

  • Pessoal, também fiquei na dúvida com relação ao significado de "lançar mão" e fui procurar no dicionário.

    Significado: Servir-se ou valer-se de algo ou alguém.

  • A título de curiosidade:

    Os 6 princípios já foram citados pelos colegas acima. As demais opções que a questão traz são formas de tratamento de situação-problema do tipo técnico-rotineiro, também definidos pelos autores Heifetz e Laurie.

    A quem se interessar pelo tema, acesse esse link nas páginas 17/18

    http://antigo.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2573

     

     

  • Heifetz e Laurie (1997) ditam seis “princípios” para o exercício da liderança em meio a problemas adaptativos.

     

    • ir para fora: refletir e ver os padrões sistêmicos mais amplos da organização e a sua dinâmica, ao invés de agir de forma diretiva;

     

    • identificar o desafio adaptativo: facilitar o processo de descrever, definir e analisar as reais ameaças enfrentadas pela organização, ao invés de meramente perceber os sintomas;

     

    • moderar a angústia: liderar e facilitar um equilíbrio delicado, de modo a fazer com que as pessoas sintam as pressões que exigem mudanças, sem que sejam sufocadas por elas;

     

    • manter atenção disciplinada: focar o esforço do grupo em relação ao problema e limitar possíveis manobras de absenteísmo;

     

    • devolver o trabalho às pessoas: assegurar que todos  assumam responsabilidades;

     

    proteger as vozes de liderança vindas de baixo: deve-se dar voz a todas as pessoas dispostas a experimentar e a aprender.

  • Gab. B

  • = 28% acertaram essa questão....

    =Nunca vi questão semelhante;

    = estou inclusa nos 72% que erraram a questão

    = não desistirei de acertar uma questão dessa a qual 28% apenas acertaram....

    = dos 72% que erraram essa questão duvido que ainda acertarão uma questão dessa no futuro... Estou inclusa viu..hehehe

    = Jesus me dê forças...hehehe

    = mesmo com tanta dificuldade, ACREDITO!!!!!!!

  • Não perca a esperança colega concurseira, pensei no seguinte situação...

     

    Imagine você servidor lá no órgão em que for trabalhar, tiver que dar um treinamento aos novos estagiários.Falar sobre as dificuldades do órgão, esclarecer as funções que eles irão desempenhar, contar sua tragetório e etc. Como as relações entre liderados e seguidores estão mais modernas e flexíveis, você não poderá chegar na sala com aquele ar autoritário e uma régua imensa para bater no quadro com a intenção de manter o foco dos estagiários, não é mesmo?!

     

    Como líder, naquele momento, você sabe que já está mais do que ultrapassado o perfil autoritário, rígido, sem espaço para diálogo, então..

    você poderá deixar de proteger a organização de ameaças externas? Não, você terá que reservar a sala com antecedência, avisar ou pedir autorização, uma série de formalidades externas ao seu treinamento, se programar, prever, perceber se algo pode ou não atrapalhar, etc.

     

    Você poderá deixar de definir problemas e fornecer soluções? Não, você precisa abordar o sentido daquele treinamento justamente falando sobre problemas, pontos críticos, conflitos, possíveis soluções, você como líder vai esclarecer o que está faltando e o que precisa ser feito.

     

    Você poderá deixar de restaurar a ordem? Não, você tem que pedir atenção e silêncio caso eles se excedam em comportamento. Não é a casa da mãe joana

     

    Você poderá deixar de esclarecer os papéis e responsabilidades? Não, não é útil para uma organização ter estagiários na inércia porque não sabem o que deve ser feito, ou fazendo o retrabalho de outra pessoa. Isso precisa ser muito bem explicado e definido.

     

    Você poderá deixar de manter a atenção disciplinada? Sim, porque você ou o estagiário estão abertos, por exemplo, a pequenas pausas, ler/olhar no celular algo, pedir licença para falar, ou ir ao banheiro, avisa que precisa atender ou resolver uma ligação, tornar a conversa mais leve e dinâmica com piadas ou contando situações que clarifiquem o treinamento..todo esse teor mais leve deixam a atenção sem disciplina, algo mais discricionário, mais tranquilo..tipo "tudo se conversa".. Acho que é isso.

  • PARA RESOLVER ESSA QUESTÃO VC PRECISA POR A MÃO NA CABEÇA E FECHAR OS OLHOS E MARCAR.

     

    FONTE: CHICO XAVIER

  • Questão lixo de Administração nº 25.957 - série 400

     

    Acho que vou ganhar dinheiro com essa matéria. Vou escrever um livro acerca do tema, falando um monte de asneiras e utopias. Pronto! Virei teórico de administração.

     

  • Quantos autores existem em administração? pelo amor...

  • Administração: a matéria coringa. Cobra o que quiser, fonte tirada de onde bem entender.

  • Administração parece ser uma matéria sem fim, cada dia uma nova teoria, um novo autor, vc nunca sabe de nada...aff

  • MInha logica para resolver essa questão:

     a) proteger a organização de ameaças externas. E - Estratégico demais para um lider qualquer

     b) manter a atenção disciplinada. - C, um lider pode concentrar a atenção da sua equipe num projeto e etc

     c) definir problemas e fornecer soluções. - E, deve-se evitar autocracia 

     d) restaurar a ordem- E, no setor publico não é fácil assim...

     e)esclarecer os papéis e responsabilidades. E, isso é papel da lei

  • como que em situações-problema adaptativas vai estar certo "esclarecer os papéis e responsabilidades."? isso é frase da burocracia...

  • NEM PERCO MEU TEMPO TENTANDO ENTENDER A QUESTAO E OS COMENTARIOS.....PASSO PRA OUTRA....

  • Galera não se estressem , na real mesmo , no dia da prova essa questão não vai fazer diferença.  Filtre questões antes de 2016 e veja que nunca veio nada parecido com isso. Quem estuda pra concurso geralmente foca nas coisas que tem maior probabilidade de cair. 

     

    Essa teoria não consta do livro do Chiavenato , Não tem no Rennó , Não tem no Paludo.  Qual a chance de um candidato muito bem preparado ter acertado essa questão por mérito?  Bem baixa.  Até porque se você fosse somente pelo "bom-senso" não daria para matar a questão.

     

    Não percam tempo com essas questões , faça MUITAS questões e identifique o que MAIS CAI , a partir daí , "masterize" o que mais cai , e então você passa a dar uma bizoiada em outras teorias que nunca cairam.

  • Os comentários de João são meu alento diário, diante dessa matéria porca, e muito úteis. Obrigado, cara!

     

    OBS: excelente dica da revista de banheiro ahhahahahha

  • Toda vez que estudo essa matéria, sinto que minha cabeça vai explodir. Sempre tenho que ir para uma matéria mais calma em seguida, a fim de amenizar.

  • mais situações problema  adpativas = mercado volátil... mtas mudanças..Nao tá estagnado 

    precisa dar mais liberdade para os liderados = abrir um pouco de mão da disciplina pesada

     

    Pensando por esse lado faz sentido, mas eu jamais marcaria essa qeustão na prova..kkkkkkk

  • Se tirasse esse monte de historinha e mimimi que tem em ADM, a materia seria fantastica, muito convidativa inclusive para estudarmos para nossa vida pessoal, o problema esta em muita teoria que ja nao se usa e divergencias entre elas tornando a materia mais pesada. Teria que ser focado mais em que se usa atualmente, e deixar a parte do passado para quem realmente ira investir em algo aprofundado a ADM

  • Se a banca fonecesse pelo menos a referência bibliográfica facilitaria muito a vida do concurseiro. Essa matéria é muita teoria vaga.

  • Gab: B

    Manter a atenção disciplinada.

  • Ah nem... :(

  • Como que acerta isso gente?!

  • O princípio que dá para abrir mão é o "manter a atenção disciplinada", dentre as alternativas é o menos danoso a organização.

    Gabarito: B

  • Significado de lançar mão. O que é lançar mão: Servir-se ou valer-se de algo ou alguém, utilizar algo ou alguém para fins próprios.

    Assim, é viável, de acordo com o conteúdo abordado, utilizar da alternativa C - MANTER A ATENÇÃO DISCIPLINADA - para lidar com as "adaptações"citadas no comando.

    Bons estudos.

  • LETRA B

  • Como que acerta isso/2? :(

  • QUALQUER LETRA NESSE GABARITO DARIA PARA DAR COMO CORRETA !

  • Melhor memorizar as conjunções subordinadas adverbiais,. Do que perder tempo com uma questão dessa.

  • questão estúpida, essa banca força demais, um subjetivismo absurdo.

  • Caros, Heifetz e Laurie ditam seis princípios para o exercício da liderança em meio a problemas adaptativos, vejamos:

    1 - Ir para fora;

    2 - Identificar o desafio adaptativo;

    3 - Moderar a angústia;

    4 - Manter atenção disciplinada;

    5 - devolver o trabalho às pessoas;

    6 - proteger as vozes de liderança vindas de baixo.

  • Heifetz e Laurie (1997) ditam seis “princípios” para o exercício da liderança em meio a problemas adaptativos. Dentre esses princípios temos: manter atenção disciplinada, focar o esforço do grupo em relação ao problema e limitar possíveis manobras de absenteísmo, tais como a busca de bode expiatório, a negação, os ataques pessoais e a tendência de focar meramente as questões técnicas em detrimento do problema adaptativo

    Weskley Rodrigues ´- Gran Cursos -

  • Acho que pior que questões assim, somente mesmo o português da FGV, na qual você não consegue entender nem o que examinador quer te perguntar.