SóProvas


ID
176914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às normas de descrição arquivística, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B- níveis de descrição são definidos a partir de uma estrutura hierárquica (nobrade)/nível de descrição = posição da unidade de descrição na hierarquia do fundo (ISAD e NOBRADE)

    C-norma geral, descrição estruturada, considera a relação com o grupo e a hierarquia, pode ser recuperado um item documental ou uma série e até mesmo um fundo.

    D- níveis de descrição usam como base o arranjo/classificação, conforme as funções do produtor arquivístico.

    E- a Nobrade pode ser usada em arquivos de qualquer idade.

  • A NORMA BRASILEIRA não preceitua nenhum modelo de estruturação da informação em sistemas de descrição automatizados ou manuais, buscando interferir o mínimo possível na forma final das descrições. Cabe a cada entidade custodiadora e a seus profissionais a decisão acerca dos recursos utilizados para a descrição, bem como o formato final de seus instrumentos de pesquisa, sendo apenas imprescindível a presença dos elementos de descrição obrigatórios. OPÇÃO CORRETA A

  • Questão muito estranha, já que a NOBRADE é a norma brasileira que RECOMENDA como os instrumentos de pesquisa devem ser elaborados.

    Assim, ela não "exige" nada, como foi afirmado na letra A.

  • Papa romeo ,

    (CESPE - ARQUIVISTA - FUB - 2009) A NOBRADE visa estruturar a informação, proporcionando descrições adequadas e consistentes. Procura não determinar formatos de entrada ou saída de dados nem a forma final dos instrumentos de pesquisa, que devem ser definidos pela instituição arquivística; a única exigência é a presença dos chamados elementos de descrição obrigatórios.

    certo

  • Gab. A

    A NOBRADE tem por objetivo estruturar a informação a partir de elementos de descrição comuns, buscando interferir o mínimo possível na forma final em que as descrições são apresentadas. Cabe a cada entidade custodiadora e a seus profissionais a decisão acerca dos recursos utilizados para a descrição, bem como o formato final de seus instrumentos de pesquisa, sendo apenas imprescindível a presença dos elementos de descrição obrigatórios.

    Fonte: NOBRADE (2006), pag. 10.