SóProvas


ID
1769203
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Porto Barreiro - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A sua decoração de Natal pode estar interferindo na qualidade da rede Wi-Fi da sua casa. As lâmpadas características dessa época do ano podem causar interferência e diminuir a qualidade da Internet sem fio.

      O assunto foi levantado pela agência regulatória britânica de telecomunicações (Ofcom) e causou reboliço na Internet. No fundo, não é nenhuma surpresa que isso aconteça. A rede Wi-Fi funciona enviando sinal em espectro eletromagnético. Nesses espectros, estão ondas de rádio, luzes visíveis e invisíveis, além de micro-ondas. Diversas tecnologias usam esses espaços para funcionar, como telefones, Wi-Fi e radares. O problema é que, em alguns momentos, essas diferentes tecnologias impactam o campo do espectro usado por outras, o que implica interferência.

      A Ofcom explica que o problema das luzes de Natal são seus fios sem isolamento. Na enorme maioria, os cabos não têm blindagem para evitar que a radiofrequência escape e cause interferência na rede de Internet sem fio. É importante lembrar que diversas outras coisas podem causar uma piora na rede Wi-Fi. Entre elas um aparelho micro-ondas, babá eletrônica e até mesmo fiação doméstica mal instalada.

      Andrew Smith, professor de redes da Open University, explica que as luzes de Natal não devem ser uma grande preocupação. “Seria preciso ter uma quantidade considerável de luzes para criar interferência suficiente para prejudicar seriamente sua rede Wi-Fi”, explica ele. Ele diz que é preciso levar algumas coisas em consideração na hora de escolher o local do roteador. Não é uma boa ideia colocar o aparelho em locais fechados, que podem causar isolamento, por exemplo.

                                                                http://super.abril.com.br/tecnologia/... - adaptado

Quanto ao texto, analisar a sentença abaixo:

O problema da interferência das luzes de Natal no sinal da Internet sem fio deve-se ao fato de os fios das luzes não terem isolamento (1ª parte). As luzes de Natal são fator primordial a ser considerado nessa época do ano, quando se trata de sinal Wi-Fi ruim (2ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no texto. 

    O problema da interferência das luzes de Natal no sinal da Internet sem fio deve-se ao fato de os fios das luzes não terem isolamento (1ª parte) está correta. ..."A Ofcom explica que o problema das luzes de Natal são seus fios sem isolamento"... 

    As luzes de Natal são fator primordial a ser considerado nessa época do ano, quando se trata de sinal Wi-Fi ruim (2ª parte) está errada.
    ...Andrew Smith, professor de redes da Open University, explica que as luzes de Natal não devem ser uma grande preocupação... 


    Gabarito B
  • Gabarito letra B, pois trata se de uma questão de compreensão de texto, a informação é trazida pelo enunciado da questão pela frase: Quanto ao texto... portanto a primeira fase que é "O problema da interferência das luzes de Natal no sinal da Internet sem fio deve-se ao fato de os fios das luzes não terem isolamento(1ª parte) " está no texto. E a segunda  "As luzes de Natal são fator primordial a ser considerado nessa época do ano, quando se trata de sinal Wi-Fi ruim (2ª parte). não esta no texto, pois é a interferência das luzes que deixam o sinal ruim e não o inverso.

     Espero ter ajudado.

  • O problema da interferência das luzes de Natal no sinal da Internet sem fio deve-se ao fato de os fios das luzes não terem isolamento (1ª parte). (CORRETO).
    Linha 7 - A Ofcom explica que o problema das luzes de Natal são seus fios sem isolamento.

    As luzes de Natal são fator primordial a ser considerado nessa época do ano, quando se trata de sinal Wi-Fi ruim (2ª parte). (ERRADO).
    Linha 10 - Andrew Smith, professor de redes da Open University, explica que as luzes de Natal não devem ser uma grande preocupação.
  • Na minha humilde opinião a 1ª Parte também está errada visto que não são TODAS  as luzes de natal que não possuem isolamento. O próprio texto menciona que: "Na enorme maioria, os cabos não têm blindagem para evitar que a radiofrequência escape e cause interferência". Portanto, creio que há um erro de Generalização na primeira parte ao dizer que as luzes de natal não têm isolamento.