-
A) Ao contrário do que ocorre no IPv6, no IPv4 a fragmentação é processada pelos hosts emissores, e não pelo roteador.
No IPV4 os roteadores podem relizar a fragmentação do datagrama caso seja necessário, já no IPV6 ela só pode ocorrer no host de origem, evitando overhead nos roteadores da rede. Quanto a remontagem de datagramas, tanto no IPV4 quanto no IPV6 o pacote só é reconstruído no destino.
B) O protocolo IPv4 introduz capacidades de QoS e utiliza, para esse fim, o campo Flow Label.
O campo Flow Label é usado no datagrama IPV6 para Qualidade de Serviço. O campo que tem essa mesma finalidade no IPV4 é o ToS (4 Bits), ou type of service.
C) No IPv6, o ARP (Adress Resolution Protocol) utiliza requisitos do tipo broadcast e IGMP (Internet Resolution Management Protocol) para gerir relações locais de sub-redes.
O ARP foi extinto do IPV6. No lugar dele se usa o NDP (Neighboor Discover Protocol). Não existe Broadcast em IPV6, apenas: Unicast, Multicast e Anycast.
D) O protocolo IPv6 possui capacidades embutidas de autenticação e criptografia, bem como de proteção contra certos tipos de ataques de segurança, como, por exemplo, ataques de repetição.
CORRETA
E) O cabeçalho do IPv6 possui maior quantidade de informações, visto que possui maior controle sobre os dados. Um dos campos desse cabeçalho é o Checksum, que detecta erros no cabeçalho.
Para reduzir o atraso de processamento nos roteadores, o cabeçalho do IPV6 foi modificado, ficando mais enxuto, passando de 13 no IPV4 para 8 campos no IPV6.
-
Segundo Forouzan: O IPv6 contém suporte para mais segurança - as opções de criptografia e autenticação no IPv6 propocionam confidencialidade e integridade ao pacote.
-
Letra D.
Ressaltando que o IPSec passa a ser obrigatório no IPv6, o que corrobora sua capacidade embutida de autenticação e criptografia, bem como de proteção contra certos tipos de ataques de segurança, como, por exemplo, ataques de repetição.
-
resposta
d) O protocolo IPv6 possui capacidades embutidas de autenticação e criptografia, bem como de proteção contra certos tipos de ataques de segurança, como, por exemplo, ataques de repetição.
comentários
a) é no IPv6 (e não no IPv4) que a fragmentação é processada pelos hosts emissores, e não pelo roteador.
b) é no IPv6 (e não no IPv4) que o protocolo introduz capacidades de QoS e utiliza, para esse fim, o campo Flow Label (e o campo Traffic Class - DiffServ)
c) IPv6 não usa broadcast, logo não usa ARP, usa o NDP
d) correto, a segurança no IPv6 é nativa
e) O cabeçalho do IPv6 possui 8 campos, já o IPv4 são 13 campos
#ninja
-
O protocolo IPv6 possui capacidades embutidas de autenticação e criptografia, bem como de proteção contra certos tipos de ataques de segurança, como, por exemplo, ataques de repetição.
PS. IPV6 dispensa servidor DHCP