-
Resposta: D
De acordo com o COBIT 5, nas páginas 25-26, os principais componentes de um sistema de governança são:
Habilitadores de Governança: modelos, princípios, processos e práticas por meio dos quais a ação é orientada e os objetivos podem ser alcançados.
Escopo da Governança: a governança pode ser aplicada a toda a organização, uma entidade, ativo tangível/intangível, etc..
Papéis, atividades e Relacionamentos: quem está envolvido da governança, como estão envolvidos, o que fazem e como interagem.
-
Segundo o Cobit 5,p.26, "
Além do objetivo de governança, os outros principais elementos da abordagem à governança incluem habilitadores; escopo; além de funções, atividades e relacionamentos.
"
-
Diimensões dos habilitadores: partes interessadas, metas, ciclo de vida e boas práticas.
Cobit 5 página 30.
-
Bem frisado pelo amigo HTTP Concurseiro, atentem para:
ALÉM dos Objetivos de Governança (Realização de Benefícios, Otimização de riscos e Otimização de Recursos -> todos em busca de gerar valor)
Figura 8 na página 25 do Cobit 5.
-
Componentes da Governança:
- Habilitadores de Governança: Princípios, estruturas, frameworks, processos e práticas;
- Escopo de Governança: Área governada;
- Papéis, atividades e relacionamentos: Partes interessadas, o que fazem, como interagem.
-
▪ Habilitadores da Governança: são os recursos organizacionais da governança, tais como modelos, princípios, processos e práticas, por meio dos quais a ação é orientada e os objetivos podem ser alcançados. Os habilitadores também incluem os recursos da organização - por
exemplo, capacidades do serviço (infraestrutura de TI, aplicativos, etc.), pessoas e informações.
▪ Escopo da Governança: a governança pode ser aplicada a toda a organização, uma entidade, um ativo tangível ou intangível, etc. Ou seja, podem-se definir diferentes visões da organização às quais a governança será aplicada, e é fundamental definir bem este escopo do sistema de governança.
▪ Papéis, Atividades e Relacionamentos: define quem está envolvido na governança, como estão envolvidos, o que fazem e como interagem, dentro do escopo de qualquer sistema de governança.