Gabarito Assertiva (D).
Nessa questão, demonstrou-se ser necessário compreender o contexto histórico de quando aconteceram os eventos abordados pelas assertivas. Vejamos:
a) Os produtores de açúcar e os comerciantes brasileiros denominados tropeiros;
Repare que o enunciado da questão a contextualiza entre o período da união Ibérica 1580-1640, portanto, não há que se falar em produtores de açúcar ou tropeiros.
b) Os produtores de soja e os pecuaristas que expandiram suas atividades para a região norte;
Novamente, neste período sequer havia sido descoberto o vale do Guaporé, tampouco haveria tempo para ter se iniciado a produção de soja e pecuária.
c) Os produtores de borracha e os missionários que catequizavam os indígenas;
Essa assertiva pode induzir o candidato ao erro, já que de fato os produtores de borracha foram importantes para a expansão territorial e urbanização das terras do Norte, porém, deve-se lembrar que isso apenas aconteceu no início do século XX na iminência da guerra mundial, onde o mercado internacional passou a se interessar pela borracha e os materiais de látex.
d) Os bandeiras que visavam escravizar os indígenas e as missões jesuítas.
GABARITO. Perfeito. Nessa época os bandeirantes partiam de São Paulo com a missão de desbravar os rios em busca da expansão econômica, sobretudo, as drogas do sertão, ao passo em que escravizavam os indígenas da região em busca de mão de obra. Ao mesmo tempo, a igreja católica na Europa estava passando por um momento conturbado devido as reformas protestantes, surge-se então vários grupos missionários a fim de expandir a influência religiosa motivado por aumentar o poder do Clero. Os jesuítas foram o principal grupo contrarreforma do Brasil Colonial. Vale ressaltar que se tornaram inimigos dos Bandeiras, já que possuíam objetivos diferentes.
e) Os bandeirantes de sertanismo de contrato e os grandes pecuaristas que serviam aos engenhos.
Incorreto, vide as explicações das assertivas A e B.