SóProvas


ID
1770652
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As LANs de difusão admitem diversas topologias. Em relação às topologias mais comuns de redes locais de computadores, analise as afirmativas a seguir:

I . O acesso das estações em uma rede de barramento deve ser controlado de forma centralizada ou distribuída de modo a resolver conflitos quando duas ou mais estações quiserem fazer uma transmissão simultaneamente.

II . Em um sistema de difusão em anel, cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence.

III . O desempenho da rede em estrela é determinado pela capacidade de processamento do nó central.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?
  • I) CERTO
    Em uma rede de barramento (isto é, um cabo linear), em qualquer instante no máximo uma máquina desempenha a função de mestre e pode realizar uma transmissão. Nesse momento, as outras máquinas serão impedidas de enviar qualquer tipo de mensagem. Então, será preciso criar um mecanismo de arbitragem para resolver conflitos quando duas ou mais máquinas quiserem fazer uma transmissão simultaneamente. O mecanismo de arbitragem pode ser centralizado ou distribuído. Por exemplo, o padrão IEEE 802.3, mais conhecido como Ethernet, é uma rede de difusão de barramento com controle descentralizado, em geral operando em velocidades de 10 Mbps a 10 Gbps. Os computadores em uma rede Ethernet podem transmitir sempre que desejam; se dois ou mais pacotes colidirem, cada co mputador aguardará um tempo aleatório e fará uma nova tentativa mais tarde.

    II) CERTO
    Um segundo tipo de sistema de difusão é o anel. Em um anel, cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence. Em geral, cada bit percorre todo o anel no intervalo de tempo em que alguns bits são enviados, muitas vezes até mesmo antes de o pacote ter sido inteiramente transmitido.

    III) CERTO
    O desempenho obtido numa rede em estrela depende da quantidade de tempo requerido pelo nó central para processar e encaminhar mensagens, e da carga de tráfego de conexão, ou seja, é limitado pela capacidade de processamento do nó central.

    FONTE:
    Redes de computadores - Quarta edição, Andrew S. Tanenbaum
    Análise De Sistemas Vol. 2, Flavia Reisswitz

  • O que me deixou com uma pulga atrás da orelha foi o item  II

  • I - Em uma topologia de barramento é necessário um mecanismo de controle de acesso ao meio, para diminuir as colisões dos pacotes enviados por cada terminal, visto que utilizam o mesmo meio (barramento) e as mensagens se propagam em broadcast (para todos os terminais). Pode ser utilizada uma política de controle centralizada, na qual uma máquina é responsável por conceder permissão para os terminais enviarem mensagens, ou uma política distribuída, na qual cada máquina executa um algoritmo e elas negociam entre si quem irá utilizar o meio.

  • Turetto, então tira logo essa pulga, rapaz? Vc não viu q já responderam, inclusive citando fontes?