SóProvas


ID
1771690
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o governo ditatorial do presidente Getúlio Vargas entre 1937 e 1945, o governo brasileiro oficializou uma política de ocupação da região norte do país ao ver na Amazônia uma importância estratégica. A marcha para o oeste, como ficou conhecida a iniciativa do governo varguista, foi possível graças aos incentivos financeiros do estado brasileiro, visando à exploração econômica da região.

Em relação à política varguista de ocupação dessa área do país, é correto destacar: 

Alternativas
Comentários
  • Segundo alguns autores que li, geralmente no anos anteriores a 1990 pouco se falava em questões ambientais no Brasil e principalmente na era Vargas onde o que importava era o desenvolvimento nacional acima de tudo.

     

    De certo a letra B.

    Bons estudos e muita fé em Deus !

  • Os Objetivos da Macha Para o Oeste eram basciamente:

    Política demográfica de incentivo à migração;

    Criação de colônias agrícolas;

    Construção de estradas;

    Reforma Agrária;

    Incentivo à produção agropecuária de sustentação.

    Em boa parte, tal sonho progressista se concretizou. Transcorrida por cerca de quarenta anos, a Marcha Para o Oeste fundou cerca de 43 vilas e cidades, construiu 19 campos de pouso, contatou mais de cinco mil índios e percorreu 1,5 mil quilômetros de picadas abertas e rios.

  • A Marcha para o Oeste foi uma política pública de Getúlio Vargas durante o Estado Novo a fim de desenvolver e integrar as regiões Centro-Oeste. Nesse sentido, não houve uma valorização do bioma no norte do pais.

    APMBB