Alternativas
O texto teatral, no Teatro Contemporâneo, tem
recebido diversas formas de tratamento e de criação.
Entre elas, podem-se destacar a adaptação, a
bricolagem, a criação coletiva e os processos
colaborativos. A improvisação teatral é um dos
recursos utilizados na criação com base nas duas
últimas formas.
Hans-Thies Lehmann, crítico teatral, entende que
grande parte do teatro ocidental até o final do século
XX tem respondido aos princípios da mímesis e da
Kátharsis aristotélicas, princípios que têm sido
mantidos no Teatro Contemporâneo.
A cena teatral contemporânea tem se caracterizado,
comumente, em torno da interpretação de textos
pré-escritos que objetivem conflitos psicológicos e
morais entre as personagens, ou seja, em torno de
esquema narrativo que sirva bem ao cinema, à TV e
ao teatro.
Autores e diretores teatrais, como Samuel Beckett e
Ariane Mnouchkine, entre outros, começaram a
construir uma dramaturgia fragmentária, na segunda
metade do século XX, trabalhando para garantir as
especificidades e a pureza da linguagem teatral.
As novas formas contemporâneas da linguagem
teatral propõem a redefinição do status do dramaturgo
e do diretor, possibilitando a manutenção e a
dependência recíproca dos papéis das várias
linguagens da cena, como a cenografia, a iluminação
ou o som.