SóProvas



Questões de História e Atualidades das Artes Cênicas


ID
560014
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A dramaturgia teatral da Renascença tem como um dos seus maiores expoentes o inglês William Shakespeare. Na perspectiva e no conteúdo geral da obra desse dramaturgo, encontra-se a súmula de uma grande época, remetendo a uma universalidade.

Nesse sentido, é correto dizer que a obra de Shakespeare abrange, principalmente,

Alternativas

ID
560026
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Determinado movimento artístico, por volta dos anos de 1880 e 1890, preconizou uma total reprodução de uma realidade não estilizada e embelezada. As características básicas de sua representação são

• o meio, através de seus cenários verdadeiros;

• a língua empregada sem modificações dos diferentes níveis de estilo;

• a interpretação do ator que visa à ilusão.

Esse movimento que influenciou uma corrente contemporânea, incluindo o boulevard e as telenovelas, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Naturalismo - LETRA E


ID
560032
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O dramaturgo e teatrólogo Bertold Brecht é uma das fortes influências da linguagem teatral. Suas experimentações são consideradas referências para os estudos teatrais. Brecht chegou a um conceito próprio de epopeia para tornar o espetáculo mais eficaz na luta social, fornecendo meios para a realização do Teatro político, denominado Teatro Épico.

Como forma de narrativa, o Teatro Épico é caracterizado, principalmente, a partir de

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA - LETRA "A"

  • Cabe recurso. brecht nao se preocupa com impacto emocional.

     

     

     


ID
560035
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A atuação do ator na Europa do século XIX era concretizada pelo representar, seguindo certos códigos, constituídos por poses e gestos que corresponderiam a situações, sentimentos, etc. A partir das pesquisas e experimentos de Delsarte e Stanislavski, entre outros, efetua-se um deslocamento conceitual fundamental que passa a conceber a passagem da representação à

Alternativas

ID
560038
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O conceito de Ações Físicas, elaborado e colocado em prática por Stanislavski, pressupõe que o ator, para a construção de personagens, utilize elementos que abrangem

Alternativas

ID
1344661
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No Brasil, o nome de Antonio de Araújo de Azevedo (1754-1817), Conde da Barca, aparece não apenas como figura típica da elite intelectual da época, mas também por ter sido o responsável pela vinda dos artistas franceses, chefiados pelo museólogo e crítico de arte Joaquim Lebreton (1760-1819). O Objetivo do Conde era____________________ Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas

ID
1344664
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No início do século XVII, o ensino da arte era exclusividade da Academia Imperial de Belas Artes. A metodologia do ensino da arte tinha como base:

Alternativas

ID
1344682
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A renovação do teatro brasileiro veio, em 1943, com a estreia de um espetáculo que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Dirigido por Ziembinski, foi um grande sucesso, assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Trata-se do espetáculo:

Alternativas
Comentários
  • A peça “Vestido de Noiva”, foi e é um marco na história da dramaturgia nacional. A primeira montagem desse espetáculo, em dezembro de 1943, deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro. Nelson Rodrigues, autor da peça,  foi considerado o nome mais influente da dramaturgia brasileira, por conta de seus enredos polêmicos, onde misturava a tragédia e o humor. GABARITO: LETRA C. 


ID
1344688
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro moderno configurou-se como meio de comunicação e expressão cultural, quando passa a ser visto como reflexo de anseios sociais e políticos da sociedade, através da revolução iniciada pelo:

Alternativas
Comentários
  • Fundado nos anos 1950, torna-se o mais ativo disseminador da dramaturgia nacional que domina os palcos nos anos 1960, aglutinando expressivo contingente de artistas comprometidos com o teatro político e social. A primeira referência brasileira a um teatro em forma de arena surge numa comunicação de , professor da , em conjunto com seus alunos Geraldo Mateus e  no 1º Congresso Brasileiro de Teatro, realizado no Rio de Janeiro em 1951, destacando o possível barateamento da produção teatral. No mesmo ano, essas idéias são postas em prática na montagem de José Renato, para O Demorado Adeus, de Tennessee Williams, ainda no âmbito da EAD.

    A fundação da companhia Teatro de Arena ocorre em 1953, com a estréia, nos salões do , de Esta Noite É Nossa, de Stafford Dickens. Integram o grupo, entre outros, José Renato, Geraldo Mateus, Henrique Becker, , Renata Blaunstein e Monah Delacy.


ID
1344700
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“O conto popular revela informação histórica, etnográfica, sociológica, jurídica e social. É um documento vivo, denunciando costumes, ideias, mentalidades, decisões e julgamentos” (Cascudo, 2001, p.12). Através do exercício da dramatização de narrativas populares, a escola pode ajudar a revelar a injusta realidade do mundo, provocando a discussão do assunto no meio infantil, levando os alunos a:

Alternativas

ID
1344712
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro, como arte, foi formalizado pelos gregos, passando dos rituais primitivos das concepções religiosas que eram simbolizadas, para o espaço cênico organizado, como demonstração de cultura e conhecimento. É, por excelência, a arte do homem exigindo a sua presença de forma completa: seu corpo, sua fala, seu gesto, manifestando a necessidade de:

Alternativas

ID
1413247
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Complete a sentença a seguir, com a alternativa que melhor corresponde à ideia e assinale a alternativa correta:

O teatro naturalista de C. Stanislawski exige a criação de uma verdade cênica apoiada em uma caracterização orgânica da cena e do ator, na qual _______________

Alternativas

ID
1440070
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A poética do oprimido, segundo seu idealizador, Augusto Boal, pode ser traduzida, em seu objetivo maior, a partir da seguinte assertiva:

Alternativas

ID
1440073
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

As primeiras manifestações cênicas no Brasil foram empreendidas por:

Alternativas
Comentários
  • a artes cenicas se iniciaram de forma rustica graças a jesuitas como josé de anchieta..


ID
1471162
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Nascido em Natal/RN, no ano de 1928, mudou-se com a família para Israel, em 1932, onde viveu e estudou. Retornou ao Brasil em 1948. É considerado um dos pioneiros da arte cinética.” Trata-se de

Alternativas

ID
1471165
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Em 1955, o diretor Nelson Pereira dos Santos exibiuo filme “Rio 40 graus”, que oferecia uma narrativasimples, com personagens e cenários, que faziam um panorama da cidade do Rio de Janeiro que, na época, era a capital do país. Este filme foi o responsável pela inauguração do(a)

Alternativas

ID
1562995
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro grego revela, em suas raízes, cultos religiosos em louvor ao Deus Apolo, que se constituíam grandes festividades com música e dança durante as quais se apresentaram os primeiros elementos ligados à essência teatral.


Alternativas

ID
1562998
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No apogeu das grandes tragédias, podem-se citar três tragediógrafos considerados de grande importância, cujas obras chegaram até a atualidade: Ésquilo, Sófocles e Eurípides.


Alternativas

ID
1563001
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Entre os tratados e os escritos do filósofo Aristóteles que chegaram ao conhecimento contemporâneo, estão o Tratado da Arte Poética, versando sobre o teatro, que está dividido em dois volumes: o primeiro, denominado A Poética e o segundo, A Comédia.


Alternativas

ID
1563004
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A Poética do filósofo Aristóteles tem, como exemplo de construção perfeita de uma tragédia, a peça Édipo Rei, escrita por Ésquilo.


Alternativas

ID
1563013
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O Teatro Clássico, na Grécia, não possuía cenários pintados, pois o próprio texto revelava ao público qual era o ambiente da ação cênica.


Alternativas

ID
1563016
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O Renascimento, na Itália, contribuiu para a construção de edificações teatrais baseadas no modelo greco-romano tendo, como orientação, os estudos de Vitruvio (Século I a.C.).


Alternativas

ID
1563019
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A qualidade erudita de seus atores fez com que a Commedia dell'arte, surgida na Itália do século XVI, tivesse seus textos publicados em outros países, principalmente na França.


Alternativas

ID
1563022
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A Commedia dell'arte tem personagens fixas que se repetem em todas as diferentes peças, sendo que as mais conhecidas são o Pantaleão, o Rei, o Arlequim, o Pierrot e a Colombina.


Alternativas

ID
1563025
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os espetáculos da Commedia dell'arte tinham como principal característica a presença de uma máscara específica para cada uma de suas personagens.


Alternativas

ID
1563031
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os textos naturalistas geralmente apresentam uma descrição detalhada do cenário ou do ambiente onde a ação se desenvolve, sendo que os simbolistas não contêm indicações do autor.


Alternativas

ID
1563034
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Casa de Bonecas, Hedda Gabler e Volta ao Lar são peças da estética realista naturalista do dramaturgo Anton Tchekhov.


Alternativas

ID
1563037
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O palco elizabetano começou a ocupar uma posição mais dominante em toda vida teatral, a partir do século XX, com o aparecimento da iluminação elétrica e com o desenvolvimento de novas tecnologias.


Alternativas

ID
1563043
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Fernando Arrabal, Ionesco e Samuel Beckett são considerados representantes do Teatro do Absurdo.


Alternativas

ID
1563046
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O Teatro Elisabetano recebeu esse nome por ter sido construído a pedido da Rainha Elisabeth, por volta de 1570, na Inglaterra.


Alternativas

ID
1563049
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Um dos representantes do Teatro Elisabetano é o dramaturgo William Shakespeare, podendo-se citar também Chistopher Marlowe e Ben Jonson como nomes representativos.


Alternativas

ID
1563052
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O nascimento do teatro, no Brasil, está diretamente relacionado com o trabalho dos jesuítas (século XVI), sendo o Padre Antonio Vieira seu maior representante.


Alternativas

ID
1563055
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A dramaturgia do teatro brasileiro tem, entre seus representantes, os trabalhos de Nelson Rodrigues, Jorge Andrade, Ariano Suassuna e Gianfrancesco Guarnieri.


Alternativas

ID
1563058
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A montagem de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, com direção de Ziembinski, em 1943, é considerada um marco na história do moderno teatro brasileiro.


Alternativas

ID
1563061
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A Mulher sem Pecado, Senhora dos Afogados e O Rei da Vela são peças escritas por Nelson Rodrigues.


Alternativas

ID
1563070
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No palco Italiano, o bastidor, a tapadeira e o trainel podem exercer a mesma função da uma “perna", quando necessário, e servem para proteger a coxia da visão do público.


Alternativas

ID
1564678
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Cinema nacionalista que mistura ópera, revista e musical. Produções do cinema realizadas nos anos 30, caracterizadas pela sátira, o deboche e a realização de linguagem popular:

Alternativas

ID
1771900
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

      O teatro brasileiro nasceu à sombra da religião católica. A primeira pessoa a escrever peças com certa regularidade na terra que a princípio se chamou de Santa Cruz foi, apropriadamente, um santo ─ ou quase. O padre jesuíta José de Anchieta (1534-1597), quando as escreveu, nos três últimos decênios do século XVI, em versos de ritmo popular, não tinha em vista a arte teatral.

D. A. Prado. História concisa do teatro brasileiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999 (com adaptações).

Considerando os assuntos abordados no texto, assinale a alternativa incorreta

Alternativas

ID
1771942
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Entre o final do século XIX e o início do século XX houve diversas mudanças filosóficas, sociais, científicas e técnicas que se fizeram sentir no teatro, produzindo verdadeiras mutações que redefiniram os rumos dessa arte, o que resultou no Teatro Moderno. Considerando esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acho que esta resposta precisa ser verificada, pois a correta seria a A.

  • resposta B.

    alternativa A está errada pois o primeiro encenador foi ANDRÉ ANTOINE


ID
1771945
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os saberes e os conhecimentos técnicos produzidos entre os séculos XIX e XX propiciaram, além da industrialização crescente, as duas grandes guerras mundiais. Tais eventos impulsionaram tanto a revolução no palco moderno quanto a abertura para o caminho múltiplo da dramaturgia no Teatro Moderno. Considerando esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771948
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Considerando que o Teatro Contemporâneo evoluiu, em parte, das formas cênicas desenvolvidas pelos movimentos de arte de vanguarda do século XX, multiplicando, à luz da subjetividade multifacetada do novo século, as estéticas pós-guerras dos anos 1950 e 1960, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.

Alternativas

ID
1771951
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

No século XX, a sistematização da formação de atores e atrizes foi inaugurada por Constantin Stanislavski. Naquele momento, os encenadores e autores mediam forças disputando autoridade, e a importância dos atores e das atrizes para o evento teatral não parecia tão óbvia como o é na contemporaneidade. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771963
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Consideradas as diferenças de ordem histórica, tanto a fisicalização de Viola Spolin quanto a noção de gestus de Bertolt Brecht apontam para os processos de objetivação da forma teatral. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1771966
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A respeito do Teatro Aplicado à educação ou ao desenvolvimento social, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1771975
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

      Como é o teatro de Brasília? Tem o caráter explosivo das montagens de Hugo Rodas e Ary Pára-Raios ou é a mistura de circo, de música e de teatro non-sense do grupo Udi-Grudi? Tem cuidado em tratar, contemporaneamente, questões relacionadas às expressões mais tradicionais da nossa cultura, como faz a Cortejo Cia de Atores, ou o compromisso irremediável com o tratamento político de temas atuais, como o teatro de Humberto Pedrancini? É a voz de uma geração de jovens, como em Fernando Villar, ou a fala das feiras populares em boca de bonecos de madeira, como em Chico Simões? O rigor estético do teatro visual de Adriano e Fernando Guimarães ou a comédia ligeira dos humoristas do grupo Os Melhores do Mundo? É tudo isso somado, amalgamado, e muito mais. O teatro de Brasília tem a cara de Brasília. Essa face multifacetada, feita de tantas heranças, de tantas lembranças e de tantos desejos futuros.

F.P. Villar e E. F. Carvalho (Org). Histórias do teatro brasiliense. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004 (com adaptações).

Considerando o texto e os assuntos por ele suscitados, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2011483
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Nos últimos anos do século XIX ocorreram dois fenômenos, ambos resultantes da revolução tecnológica, de uma importância decisiva para a evolução do espetáculo teatral, na medida em que contribuíram para aquilo que designamos como o surgimento do encenador.”

Esta afirmação é de Jean-Jacques Roubine e os dois fenômenos aos quais ele se refere são respectivamente:

Alternativas

ID
2011486
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Identifique entre os artistas abaixo aquele que, segundo JeanJacques Roubine, é considerado o primeiro encenador moderno:

Alternativas
Comentários
  • André Antoine foi um ator, autor, diretor de teatro, cineasta e crítico francês, considerado o inventor da moderna mise en scène na França e um dos pais do naturalismo no cinema.


ID
2011492
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Grotowski encena Kordian, na Polônia na década de sessenta. O espaço teatral é um hospício, dividido em compartimentos, por estrados de camas de metal, por onde circulam os intérpretes e onde o público está sentado. Eles se veem, uns aos outros, como figuras componentes do universo do hospíio. A colocação do público “dentro da cena” e a “recusa da visão frontal” tão difundida pelo palco italiano têm alguns objetivos no teatro de Grotowski, um deles é:

Alternativas

ID
2011495
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os Comediantes, em 1943 estreiam “Vestido de Noiva”, de Nélson Rodrigues sob a direção de Ziembinski. É o marco do início do teatro moderno brasileiro. O cenário de Santa Rosa, para esta montagem, era formado por praticáveis que intercomunicavam três planos:

Alternativas

ID
2011498
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O crítico e pesquisador Sábato Magaldi organiza a obra de Nélson Rodrigues em três grandes grupos: peças psicológicas, peças míticas e as tragédias cariocas. A sequência de peças que correspondem a esta classificação é, respectivamente:

Alternativas

ID
2011501
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“O universo popular dos cordelistas, dos mamulengos, da linguagem dos folguedos como o reisado e o bumba-meuboi, está presente na obra de Suassuna, somado a influências do teatro religioso medieval e das tradições da Commedia dell’Arte”.

Chicó e João Grilo são os personagens principais da trama “O Auto da Compadecida” e são os chamados “amarelinhos”. Eles ludibriam seus patrões, usam de esperteza para angariarem vantagens, da mesma forma, como os criados da Commedia dell’Arte:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B - Arlechino e Briguella. 


ID
2011504
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, encena em 1967 O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Tornado um manifesto pelo grupo, O Rei da Vela inaugura um novo movimento artístico, aglutinando em forma de espetáculo, aquilo que nascia na música, nas artes plásticas e no cinema. É o início do seguinte movimento:

Alternativas
Comentários

  • "O Rei da Vela" leva o tropicalismo a Oswald

    DA REPORTAGEM LOCAL 

    Em 29 de setembro de 1967, o teatro Oficina, reconstruído após incêndio no ano anterior, reabre com planta desenhada por Flávio Império e com a estréia de "O Rei da Vela". A peça de Oswald de Andrade (1890-1954) foi escrita 33 anos antes, mas nunca ganhou encenação. O Oficina decide bancar o texto e sintonizá-lo com a cena tropicalista da época. Há quem aponte aquela polêmica montagem como das mais inovadoras na trajetória de Zé Celso.
    "O Rei da Vela acabou virando manifesto para comunicarmos no Oficina, através do teatro e do anti-teatro, a chacriníssima realidade nacional", escreveu o diretor após a estréia, ele que procurou subverter forma e conteúdo no projeto.


ID
2011525
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro de bonecos nos foi trazido pelos colonizadores europeus nos séculos XVI e XVII. A popularidade dos bonecos, inicialmente, está ligada às festas religiosas, tornando-se depois cada vez mais descontraído e profano, conforme pode-se verificar no comentário de Ana Maria Amaral e Valmor Beltrame.

“(…) Os bonecos são predominantemente de luva, com cabeças esculpidas em madeira: os traços faciais são marcados por narigões, bocas e lábios salientes pintados em cores vivas e sem preocupações naturalistas. Porém, são as características de conduta e caráter que os assemelham: são irreverentes, justiceiros, desafiam as autoridades, principalmente as judiciais, eclesiásticas e políticas, buscam provocar o riso na plateia e resolvem seus conflitos quase sempre com o recurso da pancadaria.(...)”

Os pesquisadores referem-se, especificamente, ao teatro de:

Alternativas
Comentários
  • Mamulengo é um teatro de características inteiramente populares, onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e quase sempre, morrem. Muito difundido em alguns Estados do Nordeste do Brasil e principalmente em Pernambuco, tem raízes históricas e origens vinculadas ao teatro medieval europeu.

    Guardando elementos vinculados à tradição dos folguedos ibéricos e sendo remanescentes dos espetáculos da Commedia dell´Arte, o Mamulengo baseia-se na improvisação livre do ator (mamulengueiro). Conquanto tenha um roteiro básico para a história, que não é escrita, os diálogos são criados no momento mesmo do espetáculo, de acordo com as circunstâncias e com a forma de reação do público.

    Geralmente, o mamulengo utiliza a modalidade do boneco de luva. Mas encontramos também os mamulengueiros que preferem brincar – realizar apresentações - com bonecos de vara.


ID
2011528
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O conceito de “quarta parede”, tão difundido nas escolas de teatro, foi forjado por Diderot, como ferramenta dramatúrgica para uso dos autores e também como indicação de representação.

Tal preocupação é resultado de um gênero que pretende “oferecer a sociedade um espelho fiel”, característico do:

Alternativas
Comentários
  • Na França do Séc. XVIII surgiu um novo gênero de teatro, o drama burguês, no qual se pretendia unir as linguagens próprias da tragédia e da comédia. A proposta mais conhecida nas teorias do teatro é a de , que em seus discursos sobre o teatro daquele momento, dizia que seria necessária a produção de uma estética que expressasse a realidade contemporânea da época, a criação de personagens que produzissem um elo de identificação com o cidadão comum, para que desta forma a ação dramática fosse interessante para este espectador


ID
2011531
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Constantin Stanislavski é um dos grandes nomes do teatro mundial. Dedicou parte de sua vida artística na elaboração de um método de interpretação que auxiliasse o ator na constru- ção de seus personagens. Marie-Claude Hubert ao analisar a imaginação do ator, segundo Stanislavski escreve:

“ Ele constrói seu personagem por meio do “reviver”, conceito stanislavskiano que podemos definir como a descoberta, na interpretação, de uma forte analogia entre a situação dramática contida no texto e o passado emocional pessoal.”

Para ajudar ao ator nesse processo, o diretor russo sugere que o intérprete pergunte a si mesmo qual seria a sua reação se ele se encontrasse na situação do personagem que encarna. O mestre russo está utilizando uma de suas técnicas, chamada:

Alternativas

ID
2011534
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os trechos, abaixo, são de três grandes pensadores do Teatro. Identifique-os:

I - “Se o teatro essencial é como a peste não é por ser contagioso, mas porque, como a peste, é a revelação, a exposição, o impulso para fora, de um fundo de crueldade latente pelo qual se localizam num indivíduo ou num povo todas as possibilidades perversas do espírito.”

II - “É por isso que nossa arte requer que um ator experimente as angústias de seu papel, que chore todas as lágrimas de seu corpo em casa ou durante os ensaios, de maneira a obter calma, de maneira a se libertar de todos os elementos alheios ao seu papel ou que possam prejudicá-lo.”

III - “É preciso fazer desaparecer no ator o gesto comum, o gesto cotidiano, que obscurece o “impulso puro”. Nos momentos de grande alegria ou de grande sofrimento, o homem, arrebatado pelo “entusiasmo”, no sentido etimológico, utiliza signos rítmicos, põe-se a cantar ou a dançar. É essa expressão elementar que o ator deve tentar reencontrar, é ‘o signo orgânico’.”

Alternativas
Comentários
  • O teatro essencial é de Denise S. Pegadinha essa questão.

  • Cuidado aqui, hein!

    • o superávit financeiro é apurado no balanço patrimonial do EXERCÍCIO ANTERIOR.

    Melhor seria conferir a fonte do comentário para evitar problema.

  • Cuidado aqui, hein!

    • o superávit financeiro é apurado no balanço patrimonial do EXERCÍCIO ANTERIOR.

    Melhor seria conferir a fonte do comentário para evitar problema.


ID
2242357
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com a chegada da República diz Mario de Andrade (1977) que “o país principiou pela terceira vez a vida. Mas, desta feita, a música não”. Assinale a alternativa que melhor justifica esta afirmação do autor.

Alternativas

ID
2242360
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Falando das influências que a nossa música popular herdou, Mario de Andrade (1977), diz que a africana foi muito intensa “na formação do canto popular brasileiro”. Assim, o autor descreve uma cena de um carnaval do Recife, dizendo que: “era a coisa mais violenta que se pode imaginar. Tão violento ritmo que eu não podia suportar. Era obrigado a me afastar de quando em quando para... por em ordem o movimento do sangue e do respiro.” Assinale a alternativa que corresponde ao que Mario de Andrade se refere.

Alternativas

ID
2242363
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Ainda sobre esta influência africana, Mario de Andrade (1977) diz que “do dilúvio de instrumentos que os escravos trouxeram para cá, vários se tornaram de uso brasileiro corrente”. Assinale a alternativa que corresponde ao que o autor se refere.

Alternativas

ID
2242366
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre a música popular brasileira, Mário de Andrade (1977) diz que ela é “tão variada que às vezes desconcerta quem a estuda.” Assinale a alternativa que diz respeito a algumas das formas principais que esta música emprega, de acordo com o autor.

Alternativas

ID
2249545
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Se há 62 anos, Ary Barroso acertou em cheio ao dizer que nascia uma estrela em seu programa de calouros, o que ele não podia imaginar é que o tempo daquela menina franzina é precisamente agora.
Isso porque Elza Soares, aos 78 anos de vida, acaba de lançar um dos discos mais poderosos do ano. Fruto de uma parceria com um seleto grupo de músicos paulistanos, o apocalíptico ‘A Mulher do Fim do Mundo’ é o primeiro trabalho só de inéditas da cantora, que avisa: ‘Vou cantar até o fim’.”
(Braian Boguszewski, especial para a Gazeta do Povo - Texto publicado na edição impressa de 21 de outubro de 2015)

Sobre Elza Soares é correto afirmar que:
I. Cantora e pianista, foi a primeira esposa do humorista Jô Soares.
II. Foi vencedora de um dos concursos de “Rainha do Rádio” promovido pela Rádio Nacional na década de 1940.
III. Iniciou sua carreira artística cantando na peça “Arena Conta Zumbi”, no tetro Arena de São Paulo.
IV. É uma cantora negra, de voz rouca, foi esposa do jogador de futebol Garrincha.
V. Gravou a canção “Língua”, de Caetano Veloso, no álbum Velô.

Alternativas

ID
2249548
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Roger Waters, ex-baixista e fundador do Pink Floyd, enviou uma carta para Gilberto Gil e Caetano Veloso pedindo para que os músicos brasileiros cancelem um show marcado para o dia 28 de julho em Tel Aviv, Israel. Escrita em 22 de maio, a mensagem foi encaminhada através do BDS, sigla global que tem como objetivo pressionar a saída de Israel de territórios palestinos através de ‘boicotes, desinvestimentos e sanções’.
Respeitosamente, Waters explicou a admiração cultivada pela dupla brasileira, pedindo para que Gil e Caetano não façam o show na segunda maior cidade do país. “Caros Gilberto e Caetano, os aprisionados e os mortos estendem as mãos. Por favor, unam-se a nós cancelando seu show em Israel”, escreveu.”
(1 de Junho de 2015 às 11:29 Revista Rolling
Stone Edição 110 – 2015)

I. A carta de Roger Waters procura proteger os dois cantores brasileiros de algum possível ataque palestino em Israel.
II. Roger Waters, na carta, demonstra claramente sua opinião de que a arte não deve interferir nos conflitos entre os povos.
III. Roger Waters é um artista engajado na causa palestina e buscava adesão e apoio dos dois cantores brasileiros ao sugerir o boicote por meio da carta.
IV. No decorrer dos acontecimentos, após o episódio da carta, Caetano Veloso e Gilberto Gil não realizaram o show em Israel, atendendo ao apelo do ex-baixista do Pink Floid.
V. No decorrer dos acontecimentos, após o episódio da carta, Caetano Veloso e Gilberto Gil realizaram o show em Israel, não atendendo ao apelo do exbaixista do Pink Floid.

Alternativas

ID
2249551
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“ ___________ é Pablo Escobar, o traficante de cocaína que, nos anos 80, montou um império do crime à frente do infame cartel de Medellín, na Colômbia. Antes dos 30, já era o homem mais poderoso do país. Estendeu seus tentáculos até Miami e invadiu o maior mercado consumidor do mundo. Foi então que a agência nacional antidrogas americana (DEA) decidiu caçá-lo.
Escobar é uma figura fascinante. Um tiozão barrigudo, um caseiro de sítio que se transforma num monstro. O que o leva a isso? Como um contrabandista de eletrodomésticos se transforma em Scarface?
________ não tenta dar uma resposta.”
(Postado em 01 set 2015 por : Kiko Nogueira - Blog Diário do Centro do Mundo)

O enunciado acima faz referência a uma série, exibida pela Netflix. Assinale abaixo a alternativa que dispõe o nome do protagonista e o nome da série, completando corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


ID
2249554
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A obra do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht (1898 – 1956) é bastante conhecida pelo seu teor político e contestador. Marque com verdadeiro ou falso as alternativas abaixo, identificando momentos da produção musical brasileira nos quais sua obra foi referenciada.
Em seguida, assinale em (V) verdadeiro ou (F) falso, a alternativa que contém a sequência correta.

( ) Poema de Brecht declamado pela cantora argentina Mercedes Sosa, na abertura de uma das faixas do álbum Sentinela do cantor e compositor Milton Nascimento, gravado em 1980.
( ) Poema de Brecht musicado em 1960 pelo compositor Heitor Villa-Lobos.
( ) Poema de Brecht musicado pelo cantor e compositor Renato Russo, gravado no álbum Equilíbrio Distante, em 1995.
( ) Musical composto pelo cantor, compositor e escritor Chico Buarque em 1978, inspirado na Ópera dos Três Vinténs de autoria de Brecht.
( )Todas as alternativas estão corretas.

Alternativas

ID
2249560
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro. Sua vida e obra foram objeto de documentário, dirigido por Win Wender e pelo filho do fotógrafo Júlio Salgado, indicado ao Oscar em 2015. Qual das fotos abaixo, de autoria do fotógrafo, representa de forma exemplar o teor da sua obra?

Alternativas

ID
2249569
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Como ir pro trabalho sem levar um tiro

Voltar pra casa sem levar um tiro
Se as três da matina tem alguém que frita 
E é capaz de tudo pra manter sua brisa 
Os saraus tiveram que invadir os botecos 
Pois biblioteca não era lugar de poesia 
Biblioteca tinha que ter silêncio, 
E uma gente que se acha assim muito sabida 

Há preconceito com o nordestino 
Há preconceito com o homem negro 
Há preconceito com o analfabeto 
Mas não há preconceito se um dos três for rico, pai. 

A ditadura segue meu amigo Milton 
A repressão segue meu amigo Chico 
Me chamam Criolo e o meu berço é o rap 
Mas não existe fronteira pra minha poesia, pai. 
Afasta de mim a biqueira, pai 
Afasta de mim as biate, pai 
Afasta de mim a cocaine, pai 
Pois na quebrada escorre sangue.”

(Disponível em http://www.vagalume.com.br/criolo/ calice.html#ixzz3qOyuM3T6 Acesso em 25/10/2015)

Os versos acima foram compostos pelo rapper Criolo sobre os versos da canção “Cálice”, composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973. A composição do rapper:

I. Foi acusada de plágio pelos autores da canção original;
II. Foi assimilada por Chico Buarque no repertório de seu show;
III. Foi assimilada por Gilberto Gil no repertório de seu show;
IV. Denuncia de forma contundente a opressão social sofrida pelas minorias e o papel de intervenção da arte, o que torna a sua versão da canção uma atualização das posições defendidas pelos compositores de “Cálice” no período da ditadura militar;
V. Não tem afinidade, no seu conteúdo, à composição original “Cálice” que aborda, exclusivamente, a questão da censura sofrida pelos artistas no período da ditadura militar.

Alternativas
Comentários
  • Imagina, no meio da prova, como vou saber quem começou a cantar essa música no show? hahahaha


ID
2362159
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e o livro estão novamente em questão. O modo de percepção desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do texto literário.

H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).

Em relação a esse tema, julgue o item a seguir.

A cena simultânea foi um recurso utilizado pelo teatro medieval.

Alternativas

ID
2417977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O efeito da catarse devia ajudar o espectador a controlar melhor suas paixões, portanto a realizar alguns progressos no caminho da serenidade pessoal e de uma vida harmoniosa.

Jean-Jacques Roubine. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 63.

Considerando o texto apresentado, julgue o próximo item, relativo à constituição dos elementos teatrais.

O drama concentra-se na família burguesa para representar os infortúnios que ameaçam desestabilizá-la.

Alternativas

ID
2417980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O efeito da catarse devia ajudar o espectador a controlar melhor suas paixões, portanto a realizar alguns progressos no caminho da serenidade pessoal e de uma vida harmoniosa.

Jean-Jacques Roubine. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 63.

Considerando o texto apresentado, julgue o próximo item, relativo à constituição dos elementos teatrais.

Ao refletir sobre o impacto que a tragédia deveria causar nos espectadores, Aristóteles anunciou que a função do teatro era o entretenimento voltado ao aprimoramento do indivíduo, causando no público um efeito de catarse.

Alternativas
Comentários
  • Catarse é um termo grego que significa purificação do espírito, um livramento das imperfeições.

    O teatro não é um entretenimento. Segundo Aristóteles é a imitação de uma ação

    Aristóteles, ao final de sua Poética, escrita entre 335 e 323 a.C., aponta que a tragédia pode ser lida, e, mesmo assim, sem ter o movimento da cena (gestos, etc), sem ser apresentada ao vivo, terá seu efeito sobre o leitor, igualando-se assim a Epopeia na forma lida. Entretanto, por possuir componentes extras, a música e o espetáculo, a Tragédia, segundo Aristóteles, torna-se superior a Epopeia, pois contém "todos os elementos da epopeia" e, além disso, contém o que não é pouco, a melopeia (música) e o espetáculo cênico. Ambos acrescem a intensidade dos prazeres e são próprios da tragédia. (trad. Eudoro de Souza, Os Pensadores, 1462a,p. 268.). O teatro também, ainda segundo Aristóteles, além da vantagem de "ter evidência representativa quer na leitura, quer na cena", possui poder de síntese, pois nele "resulta mais grato o condensado que o difuso por largo tempo" (trad. Eudoro de Souza, Os Pensadores, 1462b,p. 269.)


ID
2417983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O efeito da catarse devia ajudar o espectador a controlar melhor suas paixões, portanto a realizar alguns progressos no caminho da serenidade pessoal e de uma vida harmoniosa.

Jean-Jacques Roubine. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 63.

Considerando o texto apresentado, julgue o próximo item, relativo à constituição dos elementos teatrais.

A tragédia representa, no palco, de maneira fidedigna, toda a diversidade social de uma sociedade.

Alternativas

ID
2657578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

        A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Apesar de com o avanço tecnológico ter surgido uma grande variedade de frequência de quadros (fotogramas) por segundo na produção audiovisual, o cinema clássico, tradicional, faz uso de uma frequência de 30 qps (quadros por segundo).

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, o Cinema Clássico usa 24 quadros por segundos.


ID
2657644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.


A montagem da peça Vestido de noiva estreada em 1943, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, é considerada um divisor de águas no teatro brasileiro.

Alternativas

ID
2657647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.


O grupo carioca Os Dramaturgos foi responsável pela encenação da montagem inovadora de Vestido de noiva.

Alternativas
Comentários
  • O grupo carioca Os Comediantes seria o correto.

    Gab. E

  • Nelson Rodrigues

  • Obra de referência no teatro brasileiro que incorpora as mais notórias conquistas da modernidade cênica, marcando o encontro do texto de Nelson Rodrigues (1912-1980) com uma encenação de excepcional qualidade de Ziembinski (1908-1978) para o grupo carioca Os Comediantes. O texto é retomado por Sergio Cardoso (1925-1973) em 1958,


ID
2657650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.


Em geral, o teatro brasileiro anterior à década de 40 do século XX era anticomercial e revelava preocupações artísticas complexas, produzindo reflexões sobre a vida brasileira.

Alternativas
Comentários
  • era anti comercial porque não revelava preocupações artísticas complexas, produzindo reflexões sobre a vida brasileira.


ID
2657653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.


O estilo do diretor polonês Zbigniew Ziembinski é descrito como impressionista pela historiografia do teatro brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • expressionista! com a encenação da peça Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues.

    fonte: https://www.nosso.jor.br/ziembinski-ator-diretor-de-teatro-cinema-e-televisao/


ID
2657656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.


A peça Vestido de noiva revolucionou os padrões estéticos vigentes na época em que foi encenada, sobretudo no que diz respeito a dramaturgia, cenografia, direção e interpretação.

Alternativas

ID
2741347
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro musicado foi o principal meio de difusão cultural, e também um importante espaço de produção e divulgação de música. No século XIX, através dele, muitos instrumentistas, cantores, regentes e compositores ganharam notoriedade. No Brasil, a opereta “Orfeu na Roça”, paródia ao “Orfeu no Inferno”, de Offenbach, estreou em 1868, com grande sucesso de público. A opereta “Orfeu na Roça” foi produzida pelo ator e dramaturgo brasileiro:

Alternativas

ID
2741350
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os gêneros do teatro musicado que se estabeleceram durante a segunda metade do século XIX, e que consagraram o Rio de Janeiro como polo dramático-musical da época, tinham como principal influência os espetáculos musicais europeus, tais como o teatro de revista, a opereta, a mágica e a burleta. Em relação ao teatro musicado no Brasil, na segunda metade do século XIX, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

     

    Vide "Orfeu na Roça", de Francisco Correa Vasques em 1868.

  • Resposta é a C


ID
2751058
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Sobre a Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22, ocorrida no Teatro Municipal da cidade de São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, podemos afirmar:

Alternativas

ID
2751091
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A primeira companhia teatral brasileira estreou em 1833, em Niterói. As companhias de teatro no Brasil, até as primeiras décadas do século XX, valorizavam mais o texto escrito e seus autores.


A partir das informações acima, marque a opção correta relacionada ao responsável pela direção da primeira companhia teatral brasileira.

Alternativas

ID
2918098
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

A Commedia dell’arte existiu desde o século XVI na Europa, mas somente no século XVIII esse fazer teatral passou a adotar tal denominação. Esse tipo de comédia se caracterizava pela criação coletiva de atores que elaboravam espetáculos improvisados e apresentavam personagens tipificados que marcaram a história do teatro ocidental. Um desses personagens foi

Alternativas

ID
2918101
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Cresceu no Brasil, durante o século XIX, o chamado Teatro de Revista. Assinale a opção cujo trecho citado remete a esse gênero teatral.

Alternativas

ID
2918104
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Em outubro de 1944, surge o Teatro Experimental do Negro (TEN). Tendo como seu expoente maior Abdias do Nascimento, o TEN “visava estabelecer o teatro, espelho e resumo da peripécia existencial humana, como um fórum de ideias, debates, propostas e ação visando à transformação das estruturas de dominação, opressão e exploração raciais implícitas na sociedade brasileira dominante, nos campos de sua cultura, economia, educação, política, meios de comunicação, justiça, administração pública, empresas particulares, vida social, e assim por diante. Um teatro que ajudasse a construir um Brasil melhor, efetivamente justo e democrático, onde todas as raças e culturas fossem respeitadas em suas diferenças, mas iguais em direitos e oportunidades” (Abdias do Nascimento). Dois importantes nomes do Teatro Experimental do Negro são

Alternativas

ID
2918107
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Eugene O’Neill, um dos primeiros criadores teatrais estadunidenses de estatura internacional, percorre, dentro do compasso de suas próprias obras, todas as fases do drama europeu. Escreveu peças naturalistas, simbolistas, romântico-realistas e expressionistas. Considerando as características do trabalho de Eugene O’Neill, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Suas peças estão entre as primeiras a introduzir as técnicas do  influenciado principalmente por  e . Sua dramaturgia envolve personagens que habitam as margens da sociedade, com seu comportamento desregrado, tentando manter inalcançáveis aspirações e esperanças do 'milagre norte-americano'. Tendo escrito apenas uma comédia, (Ah, Wilderness!), todas as suas peças desenvolvem graus de tragédia pessoal e pessimismo. Sua dramaturgia influenciou reconhecidamente um importante dramaturgo brasileiro , além de uma de suas peças, a Imperador Jones (The Emperor Jones), ter sido o ponto de partida do  de .


ID
2918317
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Em sua obra Uma cartilha para o dançarino moderno, a bailarina Martha Graham afirma:


Eu não desejo ser uma árvore, uma flor ou uma onda. Quando somos espectadores, no corpo de um dançarino devemos ver nós mesmos, não a ação ilimitada das forças; não os fenômenos da natureza, não as criaturas exóticas de outros planetas, mas algum milagre que é o ser humano, motivado, disciplinado.
 
GRAHAM apud TAVARES, J.; KEISERMAN, N. O corpo cênico: entre a dança e o teatro.  São Paulo: Annablume, 2013, p. 73-74.
 
 
Com essas palavras, Martha Graham revela sua 

Alternativas

ID
2918344
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Os termos teatral e teatralidade há algum tempo passaram a fazer parte de vários segmentos, não só do teatro. A partir da década de 1960, a dança passou a se interessar por esse tipo de narrativa. Maguy Marin e Pina Baush são expoentes na busca de uma teatralidade traduzida em corpo e movimento.

A maneira correta de se trabalhar a teatralidade na dança em sala de aula é

Alternativas

ID
2918377
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Lugar de diversão ou agência de propaganda, terra prometida ou fórum de debates, eterno ‘como se’ de uma realidade mais elevada ou tela de raio X de uma realidade mais baixa, instituição moral no sentido de Schiller ou ‘reflexão ativa do homem sobre si mesmo’ nas palavras de Novalis, plataforma de lançamento de discussões éticas, ideológicas e filosóficas ou museu para as clássicas estrelas fixas, trilha para o encontro do homem consigo mesmo ou mostra sem inibição das próprias emoções.
 
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro.  São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 521.
 
 
Arte milenar que sobrevive ao tempo e às condições nem sempre favoráveis ao seu florescimento, o teatro atravessa os séculos se reinventando. Como o próprio ator, o teatro também se traveste com as necessidades do momento e improvisa seu texto modulando-o aos interesses de cada plateia, sendo porta-voz de cada momento histórico.


Assinale a alternativa que relaciona corretamente o universo teatral com sua história.

Alternativas

ID
2918386
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O que conta é a realidade psicológica. O palco torna-se um espaço sem nenhuma referência identificável, o pesadelo visível da vacuidade. Um planalto desolado com uma última árvore nua diante da qual Vladimir e Estragon, numa autossugestão sem sentido, esperam Godot; um deserto de areia no qual Winnie vai afundando mais e mais profundamente: duas latas de lixo onde Nagg e Nell consomem-se na expectativa do miserável final do Endgame (fim de jogo).
 
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro.  São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 522.
 
Assinale a alternativa correta em relação a um dos principais nomes do Teatro do Absurdo, e também criador dos personagens mencionados acima.

Alternativas

ID
2918407
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

“Por volta da metade do século XVIII, durante a dinastia Ching, a peça musical lírica e poética começou a se desenvolver na direção de um novo estilo, acentuando um sentido de realidade e exigindo um palco maior, ‘público’. O imperador Chien Lung (1736-1795) tinha um grande interesse pelas trempes teatrais da China e encontrava tempo, em suas viagens, para visitar os teatros das províncias. Assistia atentamente à atuação, canto e dança dos artistas. Os melhores deles eram então chamados a Pequim.”

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

Um dado correto no que diz respeito à Ópera de Pequim é o fato de que

Alternativas

ID
3182917
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro surgiu a partir das necessidades cotidianas do homem, através de danças coletivas e pequenos rituais. Com o passar do tempo, evoluiu, tornando-se mais formalizado. Sua consolidação como expressão artística, formal e organizada, ocorreu no período da:

Alternativas

ID
3325681
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Sobre a história do teatro europeu, especificamente na Grécia Antiga, há um volume significativo de estudos, obras e peças. Dentro dessas consultas, pode-se perceber, por exemplo, que na Grécia Antiga existiram grandes teatros em diversas cidades: Epidauro, Atenas, Delos e Pérgamo são algumas. Nesses espaços, os gregos acompanhavam histórias trágicas e cômicas e faziam da ida aos espetáculos uma importante ação coletiva.
Com relação à prática teatral na Grécia Antiga, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3325684
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Em 1900, a revista The Theatre foi fundada em NovaYork. Ela informava seus leitores sobre montagens americanas, publicava as teorias e os projetos dos reformadores europeus no palco e criticava o comercialismo do teatro na Broadway. Nessa época, nasceu um movimento conhecido como Teatro off-Broadway.
Entre os grupos mais ativos desse movimento, pode-se destacar o Living Theatre, um coletivo experimental americano liderado por

Alternativas

ID
3325687
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Em 1590, Londres possuía três teatros públicos. Nessa época, chegou à cidade o jovem William Shakespeare que, desde então, colabora grandemente para que a manifestação teatral se tornasse uma instituição na vida londrina.
A partir desse contexto e considerando as ideias sobre o teatro elizabetano e a atuação de Shakespeare, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Por meio do contexto em que atuou, em suas peças históricas Shakespeare mergulhou na própria história da Inglaterra e posicionou-se em relação aos problemas de poder e do destino.
( ) Temas como ascensão e queda abrupta, embriaguez do poder, crime, vingança e assassinatos são recorrentes nos textos de Shakespeare. A peça Ricardo III é um exemplo disso.
( ) Shakespeare superou as regras clássicas pela força de seu gênio poético. Assim, trouxe à vida períodos e lugares, ternura e rudeza na “arena” do teatro e corroborou para um novo panorama teatral.
( ) O jovem Shakespeare aparece no palco elizabetano em uma época na qual o ator ainda não tinha uma posição segura na sociedade e isso chega ironicamente em algumas de suas peças. A comédia Sonho de Uma Noite de Verão é um exemplo disso.
Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3328144
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, artistas plásticos e músicos liderados por escritores promoveram exposição de artes plásticas, recitais de músicas e poemas, conferências e outros eventos no Teatro Municipal de São Paulo.
Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente os expoentes desse importante movimento de vanguarda no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão é um pouco escorregadia, pois Oswald de Andrade teve importância dentro da Semana de 22, porém sua importância maior foi na atualização moderna da dramaturgia do teatro, com O Rei da Vela, escrita em 33 e somente publicada em 37, consideravelmente antes que a encenação de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, em 43


ID
3357793
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre a arte na Grécia Antiga:

I. O teatro no período helenístico dava mais ênfase para o desempenho dos atores e, por isso, precisou adaptar a arquitetura teatral.
II. Os antigos gregos acreditavam que a dança foi inventada pelos deuses e, por isso, a associaram às suas cerimônias religiosas e aos cultos.
III. Inspirados pela grande produção artística dos povos do Oriente Próximo e Egito, os gregos passaram a desenvolver suas produções culturais com funções religiosas.
IV. A preocupação dos gregos com as representações bastante realistas pode ser observada nas esculturas e nos relevos esculpidos em monumentos.
V. A pintura na Grécia Antiga aparecia como elemento decorativo na arquitetura.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3414205
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

O Festival de Teatro Infantil de Vila Velha foi idealizado no ano de 1999. São realizadas diversas peças infantis encenadas por companhias teatrais de várias regiões do Espírito Santo e do Brasil, em que os atores interagem com o público, em sua maioria crianças. A artista considerada uma das precursoras do teatro infantil brasileiro pela fundação do grupo “O Tablado” e pelo seu texto mais famoso, “Pluft, o Fantasminha” (1955) é:

Alternativas

ID
3421270
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Na música profana, apresenta-se, também, o mesmo que na música litúrgica: os compositores flamengos, até então considerados os mestres da música, deixavam as capelas e cortes principescas, enquanto os italianos tomavam seus lugares; os compositores de madrigais, vilanelle e balleti ganhavam supermacia sobre os outros compositores. No novo madrigal, há um crescente número de vozes, as alterações cromáticas são cada vez mais comuns e as tintas carregadas e intensas buscadas pelos compositores deixavam entrevar alguns rasgos da nova estética. (…) A arte aproxima-se do teatro. Não apenas os madrigais avulsos parecem enfatizar o emocional sobre o racional, mas surgem ciclos completos de comédias madrigalescas que abrigam as mesmas características.

(Fonterrada, 2008)


O excerto, segundo a autora, indica prenúncios do período

Alternativas

ID
3426754
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Segundo Japiassú (2001), partir da década de 1960, o Teatro de Arena de São Paulo, sob a liderança de Augusto Boal, passa a perseguir a formulação de uma poética teatral genuinamente brasileira: o teatro do oprimido. Segundo o autor, a poética teatral de Boal foi inspirada

Alternativas

ID
3472720
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Considerando a função da música no Teatro de Revista, analise as afirmativas a seguir.


I. Dialoga com a dança e a interpretação cênica, com destaque para os números musicais.

II. Cria cenários acústicos autônomos em relação à narrativa cênica.

III. Mobiliza estados afetivos na plateia, da comoção ao humor.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3487483
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Artes Cênicas
Assuntos

Teatro do Oprimido é um método que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas por:

Alternativas