SóProvas


ID
1772002
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da entrevista como recurso básico para o diagnóstico, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Letra A


    A avaliação psicológica refere-se a um processo de busca de dados, agrupando diferentes informações com três objetivos principais: conhecer o sujeito,identificar o problema e programar uma intervenção. 

  •  

    Eu errei na prova. Achei que fosse pegadinha falar em vida passada ao invés de história de vida. Vida passada é um termo estranho para mim, no entanto, acho que não foi anulada.  "A avaliação psicodinâmica deve ser realizada de modo integrado com a história clínica, buscando-se uma relação entre a pessoa, com seus problemas específicos atuais, e as experiências de sua vida passada"

     

     

     

     

  • "Experiências de sua vida passada"?? Impossível não ter sido anulada.

  • http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17963/material/Texto%2011%20-%20A%20hist%C3%B3ria%20do%20examinando.pdf

  • A história e o exame do estado mental do pa- ciente também constituem os recursos básicos de um diagnóstico e se desenvolvem, como outras interações clínicas, no contexto de uma entrevista (Strauss, 1999). Num modelo psicológico, a história e o exame do paciente permitem a coleta de subsídios introdutórios que vão fundamentar o processo a que chamamos de psicodiagnóstico.

    Em muitos casos, a tarefa do psicólogo tam- bém vai se restringir à utilização desses recur- sos, dependendo das condições do paciente e/ ou dos objetivos do exame.

    Primeiramente, há pacientes que não são testáveis, dado o grau de comprometimento das funções do ego ou das funções cognitivas, pelo menos em determinadas fases da doen- ça. Por outro lado, deve-se considerar que a maioria das técnicas e testes pressupõe algu- ma forma de comunicação intacta e um míni- mo de condições de seguir instruções e de co- laborar. Sem estarem preservadas essas condi- ções, dificilmente um paciente será encaminha- do a um psicólogo, exceto se este trabalha num contexto hospitalar ou em outros serviços de saúde. Dessa maneira, quanto mais grave o estado do paciente, tanto mais o trabalho do psicólogo se assemelhará ao do psiquiatra. O objetivo de tal avaliação seria descritivo ou de classificação nosológica. Em segundo lugar, ainda dependendo dos objetivos, a tarefa do psicólogo pode se res- tringir à história e ao exame do paciente, sem a administração de testes, se se pretende ape- nas chegar a uma avaliação compreensiva com vistas a uma intervenção terapêutica imedia- ta, ou a um entendimento dinâmico, para a identificação de conflitos e possíveis fatores psicodinâmicos.Como história, pode-se compreender a história pessoal ou anamnese, a história clínica ou história da doença atual e, ainda, a avaliação psicodinâmica, que também explora a perspectiva histórica para entender uma problemática atual dentro de um contexto vital de desenvolvimento. 

     

  • A avaliação psicodinâmica deve ser realizada de modo integrado com a história clínica, buscando-se uma relação entre a pessoa, com seus problemas específicos atuais, e as experiências de sua vida passada

  • Questão copiada e colada do capítulo 11 do livro de Cunha