-
Questões a e b com enunciados trocados:
CORRETO:
O crescimento
orgânico refere-se aos aspectos físicos, como o aumento da altura e a
estabilização do esqueleto, que permitem ao indivíduo expressar comportamentos
cada vez mais complexos e obter maior domínio do mundo que o cerca.
A hereditariedade
refere-se à carga genética do indivíduo, estabelecendo o seu potencial, que
pode ou não se desenvolver. Nesse contexto, como exemplo, podem ser citadas
pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência.
-
Pedro, qual a referência bibliográfica deste texto?
-
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano:
Hereditariedade — a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência.
Crescimento orgânico — refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.
Maturação neurofisiológica — é o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização das crianças, por exemplo, depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo como nós, é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos não tem.
Meio — o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo. Por exemplo, se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de 3 anos pode ter um repertório verbal muito maior do que a média das crianças de sua idade, mas, ao mesmo tempo, pode não subir e descer com facilidade uma escada, porque esta situação pode não ter feito parte de sua experiência de vida.
Ana Mercês Bahia Bock, Maria de Lourdes Trassi Teixeira e Odair Furtado. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia.
-
A) INCORRETA - O conceito se refere ao crescimento orgânico
B) INCORRETA - O conceito se refere à hereditariedade. A banca trocou os conceitos nas assertivas A e B para tentar induzir o candidato ao erro.
C) CORRETA - É necessário o desenvolvimento maturacional para que a criança consiga realizar determinados comportamentos.
D) INCORRETO - O meio ambiente influencia no desenvolvimento humano, mas não da forma colocada na assertiva. Meio aqui deve ser entendido como cultura, sociedade, práticas e interações que, acrescidas pelas características biológicas individuais (crescimento orgâncio, hereditariedade e maturação) determinam o desenvolvimento do indivíduo.
E) INCORRETO - Realidade psíquica é a forma que o indivíduo compreende o mundo que o cerca. Acredito que a assertiva diga respeito ao conceito de fantasia ("Mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação ilusória para os desejos que não se podem realizar- o inconsciente cria uma satisfação-substituta que fica em lugar da realidade" - http://www.portaldapsique.com.br/Dicionario/F.htm)
-
a hereditariedade refere-se aos aspectos físicos, como o aumento da altura e a estabilização do esqueleto, que permitem ao indivíduo expressar comportamentos cada vez mais complexos e obter maior domínio do mundo que o cerca (errado)
o crescimento orgânico refere-se à carga genética do indivíduo, estabelecendo o seu potencial, que pode ou não se desenvolver. Nesse contexto, como exemplo, podem ser citadas pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência (errado)
a maturação neurofisiológica é o que torna possível determinado padrão de comportamento, nesse sentido, por exemplo, para se segurar um lápis e manejá-lo com destreza, é necessário um desenvolvimento neurológico que uma criança entre dois e três anos de idade não tem CERTO - SOMENTE ESSA QUESTAO TRATA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DE FORMA CORRETA, OU SEJA, A RESPEITO DA MATURACAO NEUROFISIOLOGICA.
o meio é o que promove a possibilidade de o indivíduo projetar algo de si no mundo externo sem perceber que aquilo que foi projetado é algo seu e algo considerado, por ele, indesejável. Nesse contexto, por exemplo, pode-se citar um jovem que critica os colegas por serem extremamente competitivos e não se dá conta de que ele também (ERRADO)
a realidade psíquica refere-se às cenas psíquicas relatadas que se apresentam com as mesmas forças e consequências de uma situação real. Nesse contexto, por exemplo, pode-se citar a criança que, ao relatar algo que deseja intensamente, acaba vivenciando uma situação real ( a questão não está tratando de psicologia do desenvolvimento)
-
Realidade Psíquica
Para além da realidade dos fatos, Freud descobriu a "realidade psíquica", uma realidade particular, fomentada pelo encontro de nossos desejos mais primitivos e traços da realidade aos quais nos ligamos na busca pelo prazer, ou pela dor, quando esta ainda é a única forma pela qual podemos nos reconhecer.
A realidade que cabe ao humano é essa mescla de sonhos, desejo e fragmentos da realidade, aproveitados para compor uma memória emocional muito particular a cada um.
Se não podemos chegar à última palavra da realidade dos fatos, podemos chegar às múltiplas palavras que compõem nossa realidade psíquica.
A realidade interior é mais rica que a realidade exterior. ( Evelin Pestana, Casa Aberta - Página, Psicanálise, Arte, Educação).