Tipos de Esquizofrenia
Apesar do grande conjunto de sintomas, eles variam de acordo com o tipo de esquizofrenia. Existem 6 tipos de esquizofrenia: simples, paranoide, desorganizada, catatónica, não diferenciada e residual.
Simples
– A esquizofrenia simples tem os seguintes sintomas: emoções erráticas, isolamento social, quase ausência de relações afetivas, uma mudança significativa de personalidade, e ainda, depressão.
Paranoide
– A esquizofrenia paranoide tem os seguintes sintomas: ansiedade, propensão a ataques de fúria e a brigas, e a falsa sensação de que as pessoas que os rodeia lhe querem fazer mal, a si ou aos seus familiares mais próximos.
Desorganizada
– A esquizofrenia desorganizada tem os seguintes sintomas: comportamento infantil, apatia e ausência de emoção, e dificuldade de raciocínio e em organizar expressar pensamentos lógicos.
Catatónica
– A esquizofrenia catatónica tem os seguintes sintomas: músculos e postura tensa e rígida, apatia física, expressões faciais fora do normal, caretas, e a quase ausência de resposta às interpelações de outras pessoas.
Indiferenciada
– A esquizofrenia indiferenciada pode ter sintomas de alguns dos outros tipos de esquizofrenia.
Residual
– A esquizofrenia residual, como o nome indica, refere-se a pessoas que já tiveram episódios completos de esquizofrenia, e que agora só mantém alguns dos sintomas.
Refere-se a uma esquizofrenia que já tem muitos anos e com muitas consequências. Neste tipo de esquizofrenia podem predominar sintomas como o isolamento social, o comportamento excêntrico e emoções pouco apropriadas.
http://www.especialista24.com/esquizofrenia/
A esquizofrenia hebefrênica é uma forma de esquizofrenia caracterizada pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as idéias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias, o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem freqüentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado. O pensamento é desorganizado e o discurso incoerente. Há uma tendência ao isolamento social. Geralmente o prognóstico é desfavorável devido ao rápido desenvolvimento de sintomas "negativos", particularmente um embotamento do afeto e perda da volição. A hebefrenia deveria normalmente ser somente diagnosticada em adolescentes e em adultos jovens.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922011000100017