SóProvas


ID
1772350
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ENTREVISTA

PERGUNTA – O que nos dá o direito de submeter outros seres vivos indefesos ao sofrimento em pesquisas médicas?
RESPOSTA – O fato de que existe um meio termo entre abusar dos animais e acreditar que eles não devem ser usados em pesquisas de maneira nenhuma. E não é preciso ser médico, ou estar envolvido nas pesquisas, para pensar assim. O caso do Dalai Lama, um líder espiritual que não come carne, é interessante nesse aspecto. Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito e que não devemos explorá-los. Especificamente em resposta à experimentação animal, ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos. Se surgir a necessidade de sacrificar um animal, afirma o Dalai Lama, devemos fazê-lo com empatia, causando o mínimo de dor possível. Menciono o Dalai Lama como um exemplo de que é possível desenvolver um raciocínio ético a respeito deste assunto, compatível inclusive com outras formas de respeito à vida animal, como o vegetarianismo.

PERGUNTA – Há quem diga que o único motivo por que os cientistas se preocupam com o bem-estar dos animais é porque o estresse e o sofrimento alteram o resultado das pesquisas. É assim que os cientistas agem?
ENTREVISTADO – Penso que os cientistas são pessoas extremamente morais. Em nosso laboratório, por exemplo, os cientistas tratam os animais como indivíduos muito especiais. Passamos muito tempo cuidando deles, pois vivemos da pesquisa de animais. Nós nos certificamos de que eles estão confortáveis e suas necessidades, supridas. As instalações nas quais a maioria dos animais de pesquisas são acomodados são muito superiores às dos animais de estimação.

A entrevista acima é realizada com Michael Conn, que defende a ideia do uso de cobaias nos laboratórios como essencial ao progresso da medicina.

A primeira pergunta do entrevistador indica:

Alternativas
Comentários
  • Eu respondi acertadamente a letra A. Porém, tenho certeza que a alternativa E também está correta. O que acontece com as questões de interpretação de texto da BIO-RIO? Aparentemente, eles aplicam juízo de valor nas alternativas e usam isso como critério pra determinar se elas estão certas ou erradas. Aquela pergunta é sim, carregada de sentimentalismo. Alguém pode me explicar porque a letra E está errada?

  • Bem amigo Motta! Também fiquei em dúvida, no entanto não marquei a letra "E" pelo motivo que o enunciado dessa alternativa afirmar o seguinte: e) uma visão MUITO SENTIMENTALISTA...
    sentimentalista sim, mas muito sentimentalista não.

    um abç! espero ter colaborado!!!





  • parece com as provas da FGV de português, muitas perguntas polêmicas com mais de uma resposta certa, acho que esse tipo de prova não seleciona os mais bem preparados, e sim aqueles que por sorte responde dentre as várias alternativas certas àquela que a banca quer.

  • Concordo plenamente com o Irwing Motta, inclusive, marquei alternativa E. 

    Acredito que esta questão, assim como outras da BIO-RIO tem mais de uma resposta correta.
    Principalmente tratando-se de concurso público, acho que as questões/respostas deveriam ser mais objetivas. 
  • Pra mim, as alternativas A e E estão corretas...

  • Alpha e Eco são corretas. Porém a "Banca" bateu o martelo para ser Alpha..  apenas... 

  • Pessoal não entende que não é pra responder a CERTA e sim entre as certas QUAL a BANCA QUER! 

  • gente, o que nos falta entender é que compreensão e interpretação sao coisas diferentes. Nesse caso se trata de compreensão, já que nos remete apenas ao texto lido. Dessa forma não nos cabe dizer se é sentimentalista ou não, como pede a letra E, isso seria interpretação.

  • E) uma visão muito sentimentalista sobre o sacrifício de animais

    A alternativa E, no meu ponto de vista está errada pq a nem a pergunta e nem o texto falam sobre o sacrifícios de animais. E sim sobre o uso de animais em pesquisa. Acho que o examinador colocou a expressão  uma visão muito sentimentalista pq a pergunta realmente tem esse teor, e acabamos intencionamente marcando sem nem mesmo ler o resto na alternativa.

     

  • Gabarito: A