SóProvas


ID
1773487
Banca
Cursiva
Órgão
CIS - AMOSC - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Atualmente está em trâmite o pedido de impeachment da Presidente da República. Caso o impeachment realmente aconteça, o substituto imediato da Presidente é o seu vice. Mas se o vice também não puder exercer o cargo, seja por cassação ou renúncia, quem assume em um primeiro momento é

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o art. 80 da CF "Em caso de impedimento do Presidente da República e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal".

  • Letra (b)


    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • basta lembrar do CUnha

  • Há uma grande facilidade na confusão entre o presidente do Senado e o da Câmara dos Deputados, de forma que, para que nunca mais se esqueçam: 1º o presidente da Câmara (que é a casa que representa o POVO); 2º Presidente do Senado (representa os entes federativos)

    Não há sucesso sem sacrifício, força irmãos de luta!

  • E se por ventura essas três figuras estiverem impedidas de assumir o cargo?


  • Eric é só pensar na lógica. Primeiro vem quem representa o POVO (a câmara dos deputados logo o presidente desta), depois os que representam os entes federativos (o presidente do senado) e por fim acabou câmara, acabou senado...sobrou quem???? o STF.

  • Quem assume é o Aécio!   :P

    Foi mal, antes que me julguem ninguém é de ferro!

  • Essas perguntas são engraçadas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Pelo jeito que foi formulada a questão percebe-se logo que é uma banca fraca...

  • linha de sucessoes: Vice, Pres da Camara dos Deputados, Pres do Senado, Pres STF, ...

  • Segundo o disposto no art. 80 da Constituição Federal, em caso de impedimento ou vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, assumirá o cargo o Presidente da Câmara dos Deputados. Esta informação responde plenamente a pergunta, alternativa correta é a letra B.
    Aprofundando o debate: caso o Presidente da Câmara dos Deputados não possa ocupar o cargo por qualquer motivo, sucessivamente, assumirão o Presidente do Senado Federal e, depois, o Presidente do Supremo Tribunal Federal.
    Importante salientar que esta situação é transitória e temporária, pois o caput do art. 81 estabelece a realização de eleições diretas noventa dias depois de aberta a última vaga. Ou seja, se Presidente e Vice-Presidente forem impedidos ou renunciarem ao mesmo tempo, em 90 dias haverá eleições. Caso o Presidente esteja impossibilitado, o Vice-Presidente assumirá. Mas se este também renunciar ou for impedido, em 90 dias haverá eleições diretas, pelo povo.
    Situação diferente ocorreria se o impedimento ou vacância ocorresse nos dois últimos anos do mandato, pois o art. 81, §1º prevê a realização de eleições indiretas, pelo Congresso Nacional, 30 dias após a última vaga. Como seria esta eleição congressual indireta? Dependeria de uma lei específica, ainda não criada. Trata-se de uma norma constitucional de eficácia limitada, que carece de uma outra norma posterior para se concretizar e produzir efeitos.
    Apesar desta lacuna normativa, em julgamentos congêneres e simétricos, na hipótese de vacância do cargo de Governador e Vice-Governador nos Estados, o STF fixou entendimento sobre a impossibilidade de qualquer outra autoridade permanecer no cargo sem a eleição indireta. Ou seja, a inércia do legislador não pode servir para perenizar o próprio presidente de uma casa legislativa no poder. É cogente a eleição indireta no prazo de 30 dias.

  • GABARITO ITEM B

     

    PRESIDENTE:

    -CÂMARA

    -SENADO

    -STF

     

  • GABARITO - LETRA B

     

    Constituição Federal

     

    Art. 80 - (...) serão chamados sucessivamente ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

     

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

  • NÃO EXISTEM CASSAÇÃO DOS D. POLÍTICOS!

  • É o AÉCIO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

    ouvi muito isso em 2016

  • 1- Presidente Da Câmera Dos Deputados

    2- Presidente Do Senado Federal 

    3-Presidente do Supremo Tribunal Federal 

     

    Força!

     

    sertão brasil !

  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    Reportar abuso

     

  • Vim do futuro dizer que aécio, lula e temer foram presos (22/03/2019)

  • GABARITO: B

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • #cunhalivre

  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.