SóProvas


ID
177349
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Na contabilidade pública, o reconhecimento da receita no período em que é arrecadada e o pagamento da despesa, nesse mesmo período, é denominado regime

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, não compreendi a parte em que a questão fala sobre  "pagamento da despesa no mesmo período" será que alguém pode dar uma forcinha?

    Reconhecimento da receita no período em que é arrecada é regime de caixa (alternativa b, conforme indica o gabarito), mas a segunda parte não entendi...
  • Na verdade o que ocorreu foi que a banca quis induzir ao erro, quando ela disse que a despesa foi paga no mesmo exercício! Pois o regime de competência é a despesa ser empenhada no exercício em que foi gerada e não paga! Assim temos o regime de caixa, pois a despesa foi paga no mesmo exercício, assim como a despesa pra ter o regime de caixa é arrecadada no exercício! 
  • Dica:

    Falou em SAÍDA E ENTRA DA RECURSOS($) - regime de CAIXA. Ex:Receita arrecadada (entrou recurso) e o pagamento da despesa (saiu recurso).

    Falou em FATO GERADOR: regime de COMPETÊNCIA.
  • GABARITO: B
  • Diferença entre regime de caixa e de competência (obs. ler abaixo somente quem não sabe a diferença)
    Em questões como essa, muita gente se dá mal por não lembrar a diferença entre tais conceitos. Por isso o melhor jeito de explicar esse assunto é dando exemplo.
    Suponhamos que dia 24 de dezembro de 2013 vc vai no supermercado comprar os produtos da ceia de natal e use para isso seu cartão de crédito, cuja fatura só será paga um mês depois, já em 2014.
    Na contabilidade do supermercado, se eles adotarem o regime de competência, considerarão que o valor da sua compra deve ser contabilizada em 24/12 (2013), que é quando vc fez a despesa. Mas se eles adotarem o regime de caixa, só vão contabilizar a compra quando o dinheiro "entrar" pra eles, o que só ocorrerá em 2014.
    O legal pra decorar isso e não confundir é lembrar desse exemplo. Lembre de associar "competência" com o fato da dona de casa ser "competente" pra fazer as compras de casa e trazer os produtos comprados - o que se dá na hora da compra. E associe "caixa" ao caixa do supermercado, que só vai "ver" o dinheiro da dona de casa quando ela efetivamente pagar a fatura - só então é que o dinheiro entrará no "caixa" do supermercado.
    Trazendo agora o conceito mais “técnico”:
    Regime de Competência: o registro do documento se dá na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, da compra, não importando quando vou pagar ou receber).
    Regime de Caixa: diferente do regime de competência, o Regime de Caixa considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária. Ou seja, importa aqui apenas o momento que o dinheiro "entra no caixa".
    É isso, espero ter ajudado alguns colegas que como eu já "apanharam" muito pra aprender a diferença!
  • Vamos usar a língua portuguesa para tentar decifrar esta questão maluca.

    Na contabilidade pública, o reconhecimento da receita no período em que é arrecadada e o pagamento da despesa, nesse mesmo período, é denominado regime:

    Bom, aqui temos uma referência anafórica em "nesse mesmo período", o qual remete a "período em que é arrecadada".

    OPAAAA!!!! Pode isso Arnaldo ????

    período em que é arrecadada... a DESPESA?????

    Questão completamente mal formulada, a banca tentou fazer uma pegadinha mas errou feio!!!

     

  • Gabarito: Letra B

    Lei 4.320/1964 (Normas Gerais de Direito Financeiro)

    Art. 34. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil.

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    II - as despesas nele legalmente empenhadas.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm