GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Não se assuste! O enunciado está apenas nos trazendo as definições de elasticidade-preço da demanda e de elasticidade-renda da demanda. As únicas diferenças em relação às fórmulas que vimos, é que aqui elas estão na horizontal, e utiliza-se o “Y” no lugar de “R” com o significado de renda. Então vamos às alternativas:
a) Ey pode ser negativa.
A elasticidade-renda pode ser negativa no caso dos bens inferiores. Essa afirmativa está correta.
b) Ep pode ser positiva.
A elasticidade-preço é positiva apenas no caso dos bens de Giffen (sobe o preço, sobe a demanda). Essa afirmativa também está correta... Opa! Duas corretas? Não era para isso acontecer. Vamos ver se tem mais.
c) Ey não pode ser maior do que 1.
A elasticidade-renda pode ser maior do que 1: é o caso da demanda elástica em relação à renda, característica dos bens de luxo.
d) Ep não pode ser menor que zero.
Geralmente, a elasticidade-preço sempre será menor do que zero e, portanto, negativa, com preço e quantidade variando em direções contrárias.
e) Ep + Ey = q/y.
Nem perca tempo tentando entender essa equação. Ela não faz nenhum sentido, e está dizendo que a soma das elasticidades é igual à quantidade demandada dividida pela renda (???).
Mas agora temos duas corretas... e agora? Vamos na “mais” correta. Sabemos que os bens de Giffen são raríssimos, enquanto os inferiores estão em todos os lugares. De forma que podemos marcar nossa resposta.