-
a) na maioria dos casos os usuários não expressam aquilo que realmente desejam. Por isso, utiliza-se a técnica de descoberta de requisitos chamada de etnografia. Esta consiste na inserção de um membro da equipe de desenvolvimento para avaliar as atividades diárias da organização-alvo e, assim sendo, descobrir conhecimentos não expostos pelo cliente (conhecimentos tácitos).
b) esta função não é do levantamento de requisitos, mas sim da validação. Segundo Sommervile 9 Edição (Capítulo 4, página 76), a validação de requisitos é o processo pelo qual se verifica se os requisitos definem o sistema que o cliente realmente quer. Ela se sobrepõe à análise, uma vez que está preocupada em encontrar problemas com os requisitos. A validação de requisitos é importante porque erros em um documento de requisitos podem gerar altos custos de retrabalho quando descobertos durante o desenvolvimento ou após o sistema já estar em serviço.
c) requisitos quase sempre mudam, pois o negócio é dinâmico e está em constante evolução. É um erro afirmar que a gestão de requisitos evite que mudanças externas impliquem a não alteração de um requisito já validado. Segundo Sommerville (Capítulo 4, página 78), a gerência de requisitos indica que os mesmos evoluem respeitando a sequência (Figura 4.8): compreensão inicial do problema, requisitos iniciais, compreensão alterada do problema e requisitos alterados.
d) Creio que o erro esteja no trecho "toda e apenas a informação necessária para que o software correspondente seja produzido."
e) Correta, conforme visto:
Com o objetivo de assegurar que a aplicação atende o que foi
solicitado, duas técnicas são muito utilizadas no Teste de Software:
•
Técnica de
Verificação: busca verificar se o software cumpre com suas especificações,
ou seja, ”Estamos construindo certo o produto?”;
•
Técnica
de Validação: busca validar se o software está de acordo com as
necessidades do usuário, ou seja, ”Estamos construindo o produto certo?”.
No Teste de Software, o Checklist vem como mais uma
ferramenta para agregar valor e qualidade ao produto, e não deve ser visto como
“mais um documento a ser preenchido” ou “mais uma tarefa a se realizar”. Quando
utilizada corretamente, essa simples ferramenta pode trazer grandes benefícios.
Fonte: http://www.devmedia.com.br/adotando-checklists-no-teste-de-software-java-magazine-87/19020
Bons estudos!
-
O examinador é um mala. Quer apenas esgotar e cansar suas energias na prova.
Comentário Completo. Silas Júnior monstro aqui no CQ, contribuindo bastante nos estudos!
-
Silas, consistência tem a ver com verificar se os requisitos não são ambíguos e contraditórios.
-
Utilização de checklist para a validação
Checklist (ou lista de verificação) é um conjunto de perguntas e/ou afirmações sobre determinada circunstância. O checklist pode ser aplicado sempre que muitos aspectos precisam ser considerados em um ambiente complexo e que nenhum aspecto possa ser omitido.
Uma lista de verificação para a validação de requisitos contém perguntas que facilitam a identificação de erros. O uso de checklists para a validação de requisitos é muito comum na prática. Ele pode especificar uma lista de perguntas a ser estritamente seguida. Essas perguntas devem obrigatoriamente ser respondidas pelo avaliador. A lista de verificação serve como um meio para abordar a validação de forma estruturada.
Aplicar o checklist para a validação de requisitos de maneira bem sucedida depende da maleabilidade e complexidade da lista de verificação. Um grande número de perguntas pode dificultar o uso da lista, pois o avaliador não possui uma visão aprofundada das perguntas, sendo forçado a consultá-la frequentemente.
Recomenda-se, portanto, elaborar uma lista de verificação de tal forma que ela seja mais longa do que uma página. Além disso, perguntas formuladas de forma demasiadamente genérica ou abstrata podem dificultar o uso. Sendo assim, as perguntas devem ser da forma mais precisa possível.
Fonte: https://imasters.com.br/devsecops/utilizacao-de-checklist-para-validacao-de-requisitos-de-software
-
Acho que o erro da letra D é que ela se refere a completude e não a consistência, pois esse último está relacionado a existência de conflitos entre requisitos.
-
⦁ um dos aspectos que facilita o levantamento de requisitos é que os usuários, em sua maioria, expressam apropriadamente suas necessidades, pois conhecem bem o campo de aplicação do produto a ser desenvolvido.
Errado. É exatamente o contrário. Uma das maiores dificuldades é que os usuários não expressam apropriadamente suas necessidades.
⦁ na atividade de levantamento de requisitos é que se examina a especificação do software, de forma a assegurar que todos os requisitos foram definidos sem ambiguidades, inconsistências ou omissões, detectando e corrigindo possíveis problemas ainda durante a fase de definição dos requisitos.
Errado. A especificação do software só é feita após toda a parte inicial de engenharia de requisitos, quando o Documento de Especificação de Requisitos já está pronto.
⦁ o principal objetivo da gerência de requisitos é garantir que mudanças externas no ambiente não impliquem na necessidade de alterar os requisitos que já foram validados.
Errado. Se ocorre mudança externa e essa mudança implica em alteração de requisitos já validados e mudança não só pode como deve ser realizada nos requisitos.
⦁ de acordo com a Norma IEEE 830-1998, um requisito é consistente se, e somente se, contiver toda e apenas a informação necessária para que o software correspondente seja produzido.
Errado. Um requisito é consistente quando ele não entre em conflito consigo mesmo nem com outros requisitos.
⦁ uma das técnicas de validação de requisitos é a utilização de listas de verificação (checklists).
Certo. Na atividade de validação de requisitos são feitas diversas verificações: validade, consistência, completude, realismo, verificabilidade e rastreabilidade. Uma das técnicas para fazer essas verificações são os checklists.
Resposta: E