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ID
1774510
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No contexto de análise e programação orientada a objetos, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) a maneira de se obter ou alterar o estado de um objeto é pelo envio de mensagens. (CORRETO: apesar de não ser a única forma de obter ou alterar o estado de um objeto.)

     

     b) as mensagens resultam na ativação de métodos. (CORRETO: Nem sempre, mas vamos considerar que sempre).

     

     c) o emissor da mensagem precisa saber como o objeto receptor organiza o seu estado interno. (ERRADO: o princípio do encapsulamento diz exatamente o contrário.)

     

     d) os objetos trocam mensagens entre si.(CORRETO: ficam fazendo troca-troca de mensagens)

     

     e) os objetos, quando compartilham uma única interface, são agrupados em classes. (ERRADO: os objetos quando compartilham dos mesmos atributos e métodos, podem ser agrupados em classes.)

  • c-

    caracteristicas da Programação OO:

    -Reuso do código (heranças)

    -Polimorfismo (mesma operação- várias ações distintas)

    -Encapsulamento (maior segurança à classe PRIVADA, não permitindo que outras partes do sistema a acessem)

    caracteristicas da Analise OO:

    - REUTILIZAÇÃO

    - foco principal a OBJETOS E EVENTOS- objetos do mundo real interessam ao sistema como classe, com atributos e operações que realizam a "TROCA DE MENSAGENS" entre objetos;

    - A AOO aumenta espaço entre o mundo real e o mini mundo do sistema;

    “ ...o núcleo do processo são os objetos trocando mensagens entre si, resultando na ativação de métodos para realizar ações necessárias. O emissor da mensagem não precisa saber como o objeto organiza o seu estado interno, mas apenas que este objeto responda a certas mensagens de maneira definida. Os objetos quando compartilham uma única interface, são agrupados em classes, ou seja, respondem as mesmas mensagens da mesma maneira” (Colleman, 1996, pag. 7)

  • ⦁ a maneira de se obter ou alterar o estado de um objeto é pelo envio de mensagens.

    Certo. Mensagens são chamadas aos métodos de um objeto. Por meio delas, podemos obter ou alterar o estado de um objeto pois os métodos podem ler e modificar seus atributos.

    ⦁ as mensagens resultam na ativação de métodos.

    Certo. Mensagens são chamadas aos métodos que os ativam, isto é, provocam sua execução.

    ⦁ o emissor da mensagem precisa saber como o objeto receptor organiza o seu estado interno.

    Errado. O emissor da mensagem apenas precisa saber a assinatura do método desejado. A organização do estado interno do objeto está oculta por meio do encapsulamento.

    ⦁ os objetos trocam mensagens entre si.

    Certo. Essa troca de mensagens entre os métodos ocorre quando um objeto executa um método de outro e vice versa.

    ⦁ os objetos, quando compartilham uma única interface, são agrupados em classes.

    Certo. Quando os objetos compartilham sua interface, isto é, possuem as mesmas operações, podem ser agrupados em classes.

    Resposta: C