SóProvas


ID
177457
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O conhecimento da relação entre a origem, natureza, propriedades, mecanismos de ação e qualidade de qualquer substância química e a saúde do trabalhador pode ser baseada nos fundamentos:

I. A intoxicação pode ser definida como o conjunto de sinais e sintomas que demonstram o equilíbrio produzido pela interação do agente tóxico e o organismo.

II. O mercúrio é um metal líquido que se volatiliza, contamina a atmosfera no ambiente de trabalho e pode ocasionar a encefalopatia mercurial.

III. Fumos são suspensões de partículas sólidas geralmente com tamanho inferior a 0,1 ?, originadas por combustão incompleta e podem causar afecções respiratórias.

IV. Proceder à emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho, em casos de intoxicação, quando necessária.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A intoxicação é um processo patológico causado por substâncias endógenas ou exógenas, caracterizado por desequilíbrio fisiológico, consequente das alterações bioquímicas no organismo. Processo é evidenciado por sinais e sintomas ou mediante dados laboratoriais. A primeira afirmativa está errada uma vez que a intoxicação leva a um desequilíbrio e não equilíbrio pela interação com o agente tóxico como é afirmado.

    O mercúrio metálico (Hg) é um metal prateado e brilhante, que ocorre em estado líquido na temperatura ambiente, e volatiliza facilmente para a atmosfera formando vapores de mercúrio. Os vapores de mercúrio são incolores e inodoros, e se formam em maior quantidade com o aumento da temperatura. As emissões atmosféricas são a principal fonte de contaminação ambiental, seguida da contaminação da água, e da contaminação do solo, quando ocorre disposição inadequada de efluentes e resíduos. O mercúrio tem efeitos adversos importantes sobre a saúde humana e o meio ambiente. Exposição a níveis elevados de mercúrio pode afetar o cérebro (encefalopatia mercurial), o coração, os rins e pulmões e o sistema imune dos seres humanos. A segunda afirmativa está correta.

    Os fumos são partículas sólidas produzidas por condensação de vapores metálicos por combustão incompleta, medem menos de 0,1 µm. Ex: fumos de óxido de zinco nas operações de soldagem com ferro. As consequências da exposição a esses fumos são doença pulmonar obstrutiva, febre de fumos metálicos, intoxicação específica de acordo com o metal.

    A quarta afirmativa também está correta, já que sempre deve ser emitido a CAT quando a intoxicação for decorrente do ambiente de trabalho.

    Resposta D

    Bibliografia

    Queiroz S. Tratado de Toxicologia Ocupacional. 2010.