SóProvas


ID
1774996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

   Aliado de longa data de Bashar al-Assad, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, lançou seu país em uma inédita intervenção na Síria para apoiar o líder de Damasco. A ação militar russa, na avaliação de analistas, desencadeou uma nova fase do conflito. Alguns apontam o risco de uma ampliação da guerra e do acirramento das disputas entre a Rússia e o Ocidente, o que deve forçar os Estados Unidos da América (EUA) e a Europa a um maior envolvimento nessa contenda. Todavia também há o perigo real de radicalizar os poucos grupos moderados ainda existentes na Síria e piorar a crise de refugiados.

O Globo, 8/10/2015, p. 26 (com adaptações).

Acerca do fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item considerando os diversos aspectos que envolvem o tema em questão.

Ao mencionar a existência de poucos grupos moderados atualmente existentes na Síria, o texto se refere aos curdos e aos integrantes do Estado Islâmico.

Alternativas
Comentários
  • As tropas do presidente sírio, Bashar Al-Assad, lutam contra cerca de mil grupos rebeldes, que teriam 100 mil combatentes. Alguns com forte tendência extremista e com vínculos com a Al-Qaeda.

    Desde o começo de 2014, entrou em cena o grupo extremista autodenominado Estado Islâmico, enfrentando tanto o governo como os rebeldes, sejam radicais ou moderados.

    Há ainda os Estados Unidos e seus aliados ocidentais, incluindo a França, e outros países com diferentes níveis de envolvimento: Irã, Turquia e nações do Golfo Pérsico.

    Fonte- http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151120_siria_entenda_tg


  • Gabarito Errado..

    Causas do surto migratório muçulmano para a Europa

    Duas são as principais razões para esse fenômeno: 1) a instabilidade política provocada pelas guerras civis, sobretudo pela guerra civil na Síria e pela atuação da facção terrorista Estado Islâmico em boa parte do território sírio; 2) a recusa de outros países muçulmanos, sobretudo os vizinhos da Síria (Líbano, Jordânia e Turquia) e os países do Golfo Pérsico, como a Arábia Saudita, em receber os refugiados em seu território. 

    A guerra civil na Síria estende-se desde 2011, época em que ocorreu a chamada Primavera Árabe. Desde essa época, muitas pessoas saíram da Síria em direção aos países muçulmanos vizinhos, como a Turquia, que assimilou um enorme contingente de refugiados. Há pouco tempo, entretanto, esses países vêm restringindo a entrada desses refugiados, que agora partem em direção ao leste e ao sul da Europa. Famílias inteiras estão deslocando-se à procura de abrigo

    http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/crise-dos-refugiados-na-europa.htm
  • Questão ERRADA. Os Curdos e O Estado Islâmico (El ou ISIS) não são grupos moderados... basta ver os últimos fatos pra quem é um pouco mais antenado. Na verdade, são extremistas e radicais.

  • Todavia também há o perigo real de radicalizar os poucos grupos moderados ainda existentes na Síria e piorar a crise de refugiados.

  • Os curdos como um todo não são moderados, falem isso para os turcos - a generalização não cabe, mas eles têm uma força muito relevante, uma vez que combatem as forças do Estado Islâmico, que esse sim nada tem de moderado. EI e moderado são termos antônimos e só isso já faz a assertiva ser errada.

  • Os CURDOS não são grupos extremistas, tampouco, moderados! Trata-se apenas de uma etnia formada por parte do Irã, Iraque, Síria, Turquia...!

  • Basta interpretar o texto que chega na resposta.

  • ESTADO ISLÂMICO MODERADO???????????????????

     

     

    GABARITO ERRADO

  • O grupo moderado é o ELS (Exército Livre da Síria).
  • ISIS moderado ! Só a chamada daria para ver o erro. Tem que tomar cuidado com a CESPE / CEBRASPE, pois às vezes fazem perguntas longas e colocam uma assertiva que o induz como Certa, no caso como o Estado Islâmico como grupos terroristas, mas moderados, e como fala em Estado Islâmico correr para a Certa, fazendo você errar !

  • Errado.

    O Estado Islâmico não é considerado um grupo moderado.

    O Estado Islâmico é considerado um grupo radical.

    Questão comentada pelo Prof. Reginaldo Veras.

  • Pra se ter uma ideia da "moderação" do Estado Islâmico, eles surgiram como uma dissidência da Al Qaeda, e a separação entre ambos ocorreu porque os métodos e ideais do Estado Islâmico foram considerados radicais demais pela cúpula da Al Qaeda.

    Quando o grupo terrorista do Osama bin Laden chega ao ponto de achar alguém extremista demais é porque realmente não tem mais onde cavar no abismo do radicalismo.