SóProvas


ID
1775881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A parceria transpacífica (TPP) — peça central da estratégia dos Estados Unidos da América (EUA) de fortalecer sua influência na Ásia — vai muito além da abertura comercial, visto que ela avalia a liderança de Washington na definição de regras que poderão ditar um novo capítulo da integração econômica mundial, com a regulação dos investimentos, o funcionamento da Internet e a atuação de empresas estatais


 O Estado de S.Paulo, 11/10/2015, p. B8 (com adaptações)

Considerando o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte acerca do cenário econômico mundial contemporâneo.

A TPP insere-se no amplo contexto de uma economia crescentemente globalizada, realidade que, alimentada pela contínua ampliação da capacidade produtiva e alicerçada nas inovações tecnológicas que o desenvolvimento científico tem propiciado constantemente, é assinalada, entre outros elementos, pela extraordinária expansão do comércio e pelo elevado grau de competitividade.

Alternativas
Comentários
  • Certo!


    O Acordo de Associação Transpacífico– TPP: Trans-pacific Partnership – é uma ambiciosa tentativa de promover uma área de livre comércio que deverá abranger vários países da região do Oceano Pacífico, envolvendo tanto a Ásia como as Américas. Essa agremiação, caso concretizada, tornar-se-á o maior acordo multilateral do mundo e impactará a economia não só dos seus países-membros, mas os rumos do comércio em nível mundial.

  • Para os curiosos, o TPP, de livre comércio nada tem: serão aprovadas mais de 2000 regulamentações aos mercados dos países envolvidos

  • Acordo de Associação Transpacífico (TPP) estabeleceu o livre-comércio entre doze países da Ásia (Japão, Brunei, Malásia, Cingapura e Vietnã), Oceania (Austrália e Nova Zelândia), América do Norte (Estados Unidos, Canadá, e México) e América do Sul (Peru e Chile). O grupo reúne três grandes potências mundiais (Estados Unidos, Japão e Canadá) e países que possuem economias abertas, flexíveis e muito inseridas no comércio mundial, como alguns dos Tigres Asiáticos (Malásia e Cingapura) e países emergentes da América Latina, como o Chile e o México.

    Em razão da grande magnitude econômica desse acordo, ele tem sido considerado por muitos governantes e estudiosos como o maior acordo comercial do mundo no século XXI. O TPP pode alterar profundamente o desenvolvimento do comércio mundial, já que mais do que um simples acordo de cooperação comercial, ele objetiva garantir, entre outros itens...

     

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/acordo-associacao-transpacifico-tpp.htm

  • Vivemos uma crise econômica mundial desde 2008. Portanto dizer que o TPP insere-se em uma "extraordinária expansão do comércio" é questionável.

  • A afirmação de que há, na globalização, uma "contínua expansão da capacidade produtiva" ignora diversos episódios de recessão que ocorrem constantemente e atingem a capacidade produtiva de quase todos os países inseridos na economica globalizada.

     

  • Lembrando que o Donald Trump tirou os EUA do tratado e, devido a isso, em março de 2018, os paises Remanescentes assinaram o TRATADO INTEGRAL E PROGRESSISTA DE ASSOCIAÇÃO TRANSPACÍFICO (TPP11)