SóProvas


ID
1776028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à pesquisa, julgue o item seguinte.

Os pressupostos da pesquisa qualitativa são contrários ao modelo experimental, o pesquisador é integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenômenos, atribuindo-lhes um significado, e o objeto não é considerado um dado inerte e neutro.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa qualitativa se fundamenta em pressupostos contrários ao modelo expe­rimental.

    Os cientistas que partilham da abordagem qualitativa em pesquisa se opõem, em geral, ao pressuposto experimental que defende um padrão único de pesquisa para todas as ciências, calcado no modelo de estudo das ciências da natureza. Estes cientistas se recusam a admitir que as ciências humanas e sociais devam-se conduzir pelo paradigma das ciências da natureza e devam legitimar seus conhecimentos por processos quantificáveis que venham a se transformar, por técnicas de mensuração, em leis e explicações gerais. Afirmam, em oposição aos experimen­talistas, que as ciências humanas têm sua especificidade — o estudo do comportamento humano e social — que faz delas ciências específicas, com metodologia própria. Consideram, ainda, que a adoção de modelos estritamente experimentais conduz a generalizações errôneas em ciências humanas, baseiam-se em um simplismo conceitual que não apreende um campo científico específico e dissimulam, sob pretexto de um modelo único, o controle ideológico das pesquisas. Em oposição ao método expe­rimental, estes cientistas optam pelo método clínico (a descrição do homem em um dado momento, em uma dada cultura) e pelo método histórico-antropológico, que captam os aspectos especí­ficos dos dados e acontecimentos no contexto em que acontecem.

    A abordagem qualitativa parte do fundamento de que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto, um vín­culo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito. O conhecimento não se reduz a um rol de dados isola­dos, conectados por uma teoria explicativa; o sujeito-observador é parte integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenômenos atribuindo-lhes um significado. O objeto não é um dado inerte e neutro; está possuído de significados e relações que sujeitos concretos criam em suas ações.

    ( Antonio Chizzotti)

  • A pesquisa qualitativa  é uma desginação  que obriga correntes das pesquisas muito diferentes.Em síntese , essas correntes  se fundamentam  em alguns pressupostos contrários ao modelo experimental  e adotam  métodos em técnicas  de pesquisa diferentes dos estudos experimentais . Os cientistas que partilham da abordagem qualitativa em pesquisa se opõem , em geral , ao pressuposto  experimental que defende um padrão único  de pesquisa para todas as ciências , calcado no modelo de estudo das ciências da natureza ... ( SOUZA ,SANTOS E DIAS, 2013)

    A abordagem qualitativa parte do fundamento que a elação dinâmica ente o mundo real e o sujeito , uma interdepência viva  entre o sujeito e objeto , um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e subjetivo do sujeito .