SóProvas


ID
1776094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do debate crítico sobre a família e o serviço social, julgue o item subsequente.

No que se refere à proteção social das famílias, a categoria profissional de serviço social defende a proposta familista, segundo a qual as políticas públicas são pensadas no sentido de socializar antecipadamente os custos enfrentados pela família, sem esperar que sua capacidade se esgote.

Alternativas
Comentários
  • Centralidade na família e a tendência do reforço à desigualdade de gênero Sunkel (2006) 

    em sua análise a respeito da permanência do familismo nas políticas sociais na América Latina, especialmente após os anos de 1990, alerta-nos sobre as transformações que as famílias vêm passando nas últimas décadas. Dentre as transformações elenca a alteração no modelo tradicional de homem provedor e mulher dona-de-casa e ainda a tendência crescente das famílias chefiadas por mulheres. Enfatiza que este modelo de proteção “familista”, sobrecarrega a mulher, pois insiste no modelo tradicional de família- “hombre proveedor- mujer cuidadora”.(2006,p.5)  

  • A idéia central da proposta familista reside na afirmação da tradição secular que existem dois canais naturais para satisfação das necessidades dos indivíduos: a família e o mercado. Somente quando esses falham é que interferência pública deve acontecer e, de maneira transitória. Então a ideia que vem embutida no campo da incorporação da família na política social é a ideia de falência da família. Ou seja, a política pública acontece prioritariamente, de forma compensatória e temporária, em decorrência da sua falência no provimento de condições materiais e imateriais de sobrevivência, de suporte afetivo e de socialização de seus membros. Isso corresponde a uma menor provisão de bem-estar por parte do Estado.( MIOTO, 2010). Portanto, gabarito errado.

  • PROPOSTA FAMILISTA É UMA COISA, NOS DO SESO DEFENDEMOS A PROPOSTA PROTETIVA. AUTORA QUE ABORDA O ASSUNTO >>>> MIOTO.