SóProvas


ID
1776415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito da terminologia, dos tipos e do projeto dos telhados, julgue o item a seguir.

Apesar de ser o tipo mais econômico e mais empregado no Brasil para estruturas de madeira de telhados residenciais, a tesoura do tipo Howe dificulta a execução da ligação das diagonais com os banzos por meio de entalhes.

Alternativas
Comentários
  • errado!

    howe é mais cara porque as diagonais trabalham a compressão (o que não é o forte da madeira), então isso exige banzos mais grossos para evitar que flambem, não só isso como também: é mais difícil fazer uma ligação entalhe/sambladura do que usa ligação com pinos metálicos (como prego)

    na treliça howe, o fato das diagonais estarem comprimidas possibilita o emprego de entalhes como ligação, então, além do primeiro período da assertiva está errada o segundo período ("a tesoura do tipo Howe dificulta a execução da ligação das diagonais com os banzos por meio de entalhes.") também está errado

  • "TRELIÇA HOWE Em geral é mais utilizada nas estruturas de madeira, pois suas diagonais são comprimidas podendo ser confeccionada no sistema de sambladuras (encaixes/entalhes). "

  • Prezados,

    A treliça Howe em tesouras com banzo superior inclinado (coberta em madeira), tem suas diagonais tracionadas, gerando assim, uma impossibilidade do uso de ligação entre os banzos e as diagonais através de entalhe. Seria mais correto o uso de ligação através de chapa metálica.

    A questão estaria correta se tivesse mencionado a treliça do tipo Pratt.

    A configuração de esforços internos nas diagonais da strliças Pratt e Howe muda quando a treliá é de banzos paralelos.

  • A tesoura do tipo Howe apresenta para o carregamento principal (de cima para baixo), compressão nas diagonais e tração nos montantes.

    Ou seja, a execução da ligação de suas diagonais por meio de entalhes é facilitada pelo fato das mesmas estarem sendo comprimidas.

     

    Bons estudos

  • Treliça howe sobre carregamento típico: 

    Elementos verticais (pendurais) e horizontais (bazo inferior): tracionados 

    Elementos na diagonal (diagonal e banzo superior): comprimidos

     

    Logo, se as diagonais estarão sobre compressão, podem ser ligadas por entalhe.

  • ERRADO

     

    Apesar de ser o tipo mais econômico e mais empregado no Brasil para estruturas de madeira de telhados residenciais, a tesoura do tipo pratt dificulta a execução da ligação das diagonais com os banzos por meio de entalhes.

  • Seu comentário está equivocado, Davi. O tipo mais empregado no Brasil para estruturas de madeira de telhados residenciais é, sim, o Howe.

  • Tesoura Howe é um tipo de armação de telhado (tesoura), também conhecida como tesoura inglesa. Este tipo de tesoura é o mais comum em vãos de até 18 metros devido a sua simplicidade e facilidade de execução.

     

  • https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-tesoura-howe.html

  • Vão direto ao comentário do Concurseiro Cerrado. É o correto.

  • Apesar de ser o tipo mais econômico e mais empregado no Brasil para estruturas de madeira de telhados residenciais, a tesoura do tipo Howe FACILITA a execução da ligação das diagonais com os banzos por meio de entalhes.

  • TESOURAS

    Tipo Howe: A tesoura Howe é o oposto da treliça Pratt. . Este tipo de tesoura é o mais comum em vãos de até 18 metros devido a sua simplicidade e facilidade de execução. Os elementos diagonais estão dispostos na direção contrária do centro da ponte e suportam a força de compressão. Isso faz com que os perfis metálicos necessitem ser um pouco maiores, tornando a ponte mais cara quando construída em aço.

     

    Tipo Pratt: As tesouras tipo Pratt, que apresentam diagonais invertidas, são recomendável para vãos maiores, podendo variar de 18 a 30 metros, pois a principio as tesouras tipo Pratt são convenientes para quaisquer vãos, pois têm a vantagem das peças comprimidas serem de comprimentos menores que as tracionadas. Porém, quando se trata de pequenos vãos, as seções transversais das barras são menores e portanto mais leves, pois os esforços são menores, satisfazendo as peças simples, com arranjo do tipo empregado nas tesouras tipo Howe. Então, quando as peças simples atendem aos esforços, as tesouras do tipo Howe são mais convenientes construtivamente e, portanto, são as recomendadas.

  • A questão apresenta 2 erros:

    Embora a treliça Howe não seja a mais econômica, é a que permite realizar ligações de maneira mais natural, que é a ligação por entalhe ou sambladura.

    Fonte: Moliterno (2010, p.101)