SóProvas


ID
1776424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      A interpretação correta do boletim de sondagem é fundamental para a elaboração de um projeto de fundações. Considere as seguintes informações de um boletim de sondagem SPT realizada para a construção de um edifício comercial de 4 pavimentos.

 cota do solo: 0,0 m;  

nível de água não atingido;  

presença de construções (prédios) vizinhos;  

data da sondagem: 13/5/2014;  

profundidade de 0,0 m a 1,0 m: aterro com vegetais – SPT = 2 golpes;  

profundidade de 1,0 m a 5,0 m: argila silte-arenosa mole – SPT = de 3 a 4 golpes;

profundidade de 5,0 m a 10,0 m: argila silte-arenosa, de rija a dura – SPT = crescente de 4 a 20 golpes;

profundidade de 10,0 m a 13,0 m: argila silte-arenosa dura – SPT = crescente de 24 a 30 golpes;

profundidade de 13,0 m a 22,35 m: silte argiloso, pouco arenoso, compacto variegado – SPT = crescente de 30 a 45 golpes.

Com referência às informações acima apresentadas, julgue o seguinte item.

Devido às características do solo e ao vulto das cargas, é inadequado o emprego de fundação do tipo tubulão a céu aberto na situação apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Conforme os dados do boletim de sondagem, constata-se que o ideal é o uso de fundação profunda, devida a pouca resistência inicial do solo. Como o mesmo é composto por argila...não há restrição do uso de tubulão.

    Se o solo fosse areia, aí sim seria inadequado o uso de tubulão por conta do perigo de desabamento.

  • Como o nível d'agua nao foi atingido pode-se usar tubulão a céu aberto. Caso contrário o ideal seria tubulão por ar comprimido. Quanto ao tipo de escavação, o tubulao a ceu aberto nao causa muita vibração, não sendo problema estar entre prédios vizinhos.

  • Felipe Oliveira, tubulões a céu aberto podem ser executados em solos como areia, quando o mesmo for realizado com escoramento.

    Características gerais:

    - Escoramento das paredes do fuste é feito com madeira preso por anéis metálicos;

    - Elementos de escoramento podem ou não ser recuperados durante a concretagem;

    - Elementos de escoramento, são utilizados em trechos onde o solo é de baixa consistência;

    - Só para receber esforços verticais;

    - Executado somente acima do lençol freático (N.A.);

    - Concreto utilizado pode ser o ciclópico.

     

    Fonte: FUNDAÇÕES - Professor Douglas Constancio. 2014 (http://www.helix.eng.br/downloads/tubulao_(5).pdf)

  • Anderson Trein, seu comentário tá correto, contudo, a banca não mencionou no enunciado da questões se o tubulão era revestido ou não, sendo assim, responde-se a questão para a pior situação (sem revestimento).

  • Haveria nesse caso, muitas opções de fundação mais adequadas do que tubulão. Primeiramente, não fica claro qual seria a magnitude das cargas aplicadas. Todavia, um edifício comercial não deve apresentar assim um "vulto" tão grande de cargas. Eu memo, já construí edifícios similares utilizando satisfatoriamente estacas broca (simples) ou pré-moldadas cravadas. Mesmo as estacas-hélice são consideravelmente mais econômicas para o caso em questão. Ainda mais em não se tendo atingido o nível d´água. Nem pensar em tubulão neste caso. Questão tipicamente acadêmica! Quem já é formado há algum tempo ou já trabalhou em obra, fecha o olho para marcar esse tipo de questão!

  • Como as primeiras camadas não possuem resistencia suficiente, opta-se por alguma fundação profunda. Então temos estacas e tubulões, como o nível d'agua não foi atingido, é possível utilizar tubulão a céu aberto sem maiores problemas.

     

    Obs.: Caso o nível d'agua fosse atingido, a melhor opção seria estaca, e por último tubulões de ar comprimido (mais usados em OAE's).

  • Paulo Turco (07 de Setembro de 2016, às 09h36), entendo perfeitamente o seu argumento. Se tivesse opção de outras soluções, eu nunca executaria um tubulão para um edifício comercial de 4 pavimentos com este solo.

     

    Entretanto, perceba que a banca citou "...características do solo e ao vulto das cargas..."

    Ela não perguntou se vai ficar caro, inadequado, superdimensionado...Portanto, concordo com o gabarito.

  • @ L.

     

    Entendo que o "vulto das cargas" de um prédio com apenas 04 pavimentos, teoricamente é baixo. Fazer uso de tubulões nesse solo, com esses bons SPTs,  tendo outras soluções mais fáceis de serem executadas seria o mais apropriadao. Em minha concepção, tendo como fazer estaca, inviabiliza o uso dos tubulões nessa situação.

  • Questão polêmica hein Iara (11 de Setembro de 2017, às 09h49). Eu inclusive concordo com você e com o Paulo (conforme argumentei anteriormente). Na prática, o uso de tubulão não justificaria pelo custo, risco, carga, importância estrutural, etc...

     

    Entretanto, na minha interpretação, o enunciado questiona, em outras palavras, se pode ou não pode usar tubulão. Pensando de forma "quadrada" não há problema algum em utilizar tubulão a céu aberto (o solo superficial é ruim e não temos presença de água). Dependendo do dimensionamento e da carga (que tende a ser baixa), ele pode ter comprimento abaixo de 10m.

     

    Esse tipo de questão da CESPE é parecida com as questões que ela cita a REGRA geral e questiona se está CERTO/ERRADO sem mencionar a exceção...Neste caso, a assertiva não deixa de estar CERTA.

     

    Bom, é dessa forma que interpretei.

  • Pessoal pensei o seguinte.. 

    "Devido às características do solo e ao vulto das cargas, é inadequado o emprego de fundação do tipo tubulão a céu aberto na situação apresentada."

    Ele cita apenas características do solo e vulto das cargas, ele não falou em custo, risco de operários (poceiros), dificuldade de execução, "exagero" no uso de um tubulão em detrimento de fundações menos dispendiosas, enfim, pensei desta forma. 

  • Questão Capciosa, É necessário atentar ao comando da questão, avaliar somente O SOLO E AS CARGAS, sem analisar economia, segurança, etc.  Desnecessariamente maldosa.

  • A questão limita somente o "grande vulto" de cargas, e as características do solo. Como disseram os colegas abaixo, realmente, é uma questão que desconsidera toda onerosidade, bem como, outros fatores da execução de um tubulão. Há outras opções para o caso apresentado, porém, é possível sim executar um tubulão para este caso. É Adequado ? Se eu desconsiderar todos os fatores mencionados anteriormente, e como a questão pede isso, sim; é adequado.

    Senhores, uma dúvida, esse "Grande vulto de cargas" . Pensei em bancos com cofres grandes, bibliotecas, almoxarifado de peças de máquinas.. alguém tem um parâmetro ?

  • Dependendo da localidade da obra uma execução em tubulao sairia até mais barato. Aqui no centro-oeste esse tipo de soluçao é bastante utilizada.

  • O tubulão pode ser usado tanto para baixas cargas como para cargas muito altas, tanto para esforços de compressão como para tração (se devidamente armado em toda sua extensão e considerado o cone de arrancamento do solo para efeito de capacidade de carga de tração), além de esforços de momento e cortante no topo da fundação.

    É uma solução simples, barata se comparada às outras, não requer mão de obra especializada (apenas a experiência dos poceiros) e muito utilizada em pontes e torres de telecomunicações. Eu mesmo já projetei tubulões para suportar, nas combinações mais desfavoráveis, esforços da ordem de 150 tf de tração e compressão.

    Embora muito perigoso, ainda é muito utilizado no Brasil.

    Como a questão não entra no mérito da segurança, a única coisa que vai impactar o uso do tubulão a céu aberto nessa questão é o tipo de solo e a presença de água.

  • Atentem-se ao que o enunciado pergunta e não extrapolem o que o contexto da questão fala, é simples, de acordo com a sondagem é adequado o uso de tubulão? sim, é adequado!

  • A questão está amarrada ao tipo de solo. Sendo este não arenoso, é valido p uso de tubulão a ceu aberto.