SóProvas


ID
1776628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.

Aplicando-se o princípio da proveniência, o arquivista estabelece um fluxo de trabalho que se inicia a partir do estudo do gênero documental.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA

    ............a partir da espécie documental. 

  • Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

  • Princípio da proveniência: o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos. 

  • Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

  • Quando se aplica o principio da proveniência, o que interessa é a origem do documento, ou seja, o órgão que o produziu, e não a natureza do mesmo.

  •  

    Acredito que outra questão ajuda a entender o conceito correto do princípio da proveniência, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - PRF - Técnico de Nível Superior - Classe A Padrão I

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; 

    O princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

    Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Arquivologia

     

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; Fundo; 

    A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

     

  • Colega Claudia Ferreira, eu já vi essa relação entre o Princípio da Proveniência e a espécie documental em algum lugar mas eu não consigo lembrar e nem achar a referência. De onde você tirou isso? Obrigada ;)

  • ERRADO. Gênero documental diz respeito ao suporte da informação. São gêneros documentais: escritos, iconográficos, filmográficos, sonoros, informáticos, cartográficos e micrográficos. Já o princípio da proveniência diz respeito a origem do documento. Portanto, o arquivista obedece ao princípio da proveniência sem necessariamente partir do gênero documental.

  • ERRADO

     

    Falou em proveniência, pense sempre em tipologia, pois esta é espécie + função.

     

     

  • COMPLEMENTANDO:

     

     

    PROVENIÊNCIA --> TIPO DOCUMENTAL

     

     

    (Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: Correios Prova: Analista de Correios - Arquivologia)

      

    Verifica-se, por meio da análise tipológica de documentos — que parte do princípio da proveniência —, se um conjunto homogêneo de atos está expresso em um conjunto homogêneo de documentos.(CERTO)

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos de arquivo produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outras instituições, sob pena de perda do seu caráter probatório.

    Este princípio tem relação direta com a origem dos documentos, com seu contexto de produção, e este elemento é objeto de estudo da análise tipológica. Ou seja, quando aplicado, o fluxo de trabalho se inicia pelo estudo da tipologia documental, e não do gênero.

    O gênero documental é a classificação segundo a maneira como a informação está registrada: textual, digital, micrográfica, sonora, iconográfica, audiovisual, etc.

    Gabarito do professor: Errado
  • ooo beleza, ngm sabendo de nada e mesmo assim comentando :D

  • O colega Willian Majewski falou tudoQuando se aplica o principio da proveniência, o que interessa é a origem do documento, ou seja, o órgão que o produziu, e não a natureza/gênero do mesmo.

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos de arquivo produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outras instituições, sob pena de perda do seu caráter probatório.

    Este princípio tem relação direta com a origem dos documentos, com seu contexto de produção, e este elemento é objeto de estudo da análise tipológica. Ou seja, quando aplicado, o fluxo de trabalho se inicia pelo estudo da tipologia documental, e não do gênero.

    O gênero documental é a classificação segundo a maneira como a informação está registrada: textual, digital, micrográfica, sonora, iconográfica, audiovisual, etc.

    Gabarito do professor: Errado

  • ERRADO

     

    O princípio da proveniência não se prende ao estudo de gêneros. O fluxo de trabalho se inicia com o estudo da origem do documento !

     

    Obs: Este princípio apenas afirma que documentos produzidos por entidades/pessoas diferentes não devem ser mesclados. Vejam:

     

    "Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras."

     

     

    http://terminologiaarquivistica.blogspot.com/2011/04/principio-da-proveniencia.html

     

     

  • Este princípio tem relação direta com a origem dos documentos, com seu contexto de produção, e este elemento é objeto de estudo da análise tipológica. Ou seja, quando aplicado, o fluxo de trabalho se inicia pelo estudo da tipologia documental, e não do gênero.pr

  • Gab: ERRADO

    Princípio da Proveniência (ou Respeito aos Fundos) se inicia a partir da TIPOLOGIA (que é a especificação da atividade ou função a que o documento se destina. Ou seja, Atividade + Função = Tipologia).

    Erros, mandem mensagem :)

  • O princípio da proveniência tem a ver com o gênese do documento, sua função, atividade, origem, ou seja, se formos levar em consideração aquelas classificações de documentos que estudamos nos conceitos introdutórios da matéria - gênero, natureza, forma, formato, técnica de registro, espécie, tipologia - enxergamos que o princípio da proveniência está ligado estritamente à tipologia do documento, porquanto um tipo documental se liga à espécie + função documental.