SóProvas


ID
1776814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão de processos e documentos do Poder Judiciário (MoreqJUS), julgue o item subsecutivo.

A diferença entre o MoreqJUS e o e-ARQ Brasil é que o primeiro foi pensado para gestão de documentos apenas digitais, enquanto o e-ARQ Brasil prevê sua aplicação a documentos híbridos. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos da Justiça Federal (MoReq-Jus) estabelececondições a serem cumpridas na produção, tramitação, guarda, armazenamento, preservação, arquivamento ou no recebimento de documentos, pelos sistemas de gestão de processos e documentos digitais, não-digitais ou híbridos, a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, assim como o seu acesso. O MoReq-Jus estabelece processos e requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão de Processos e Documentos (GestãoDoc), independentemente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e implantado.


  • QUESTÃO ERRADA

    PORQUE?

    Tanto o MoReq e o e-ARQ, são para documentos híbridos, digitais, não digitais.

    Qual é a diferença? um tem mais requisitos que o outro.

  • ERRADO. Quanto ao Moreq-Jus, no site do Conselho nacional de Justiça há o seguinte: "O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário (Moreq-Jus) apresenta os requisitos que os documentos digitais produzidos pelo Judiciário e os sistemas informatizados de gestão documental deverão cumprir, no intuito de garantir a segurança e a preservação das informações, assim como a comunicação com outros sistemas". Já quanto ao e-ARQ Brasil , há o seguinte enunciado no documento Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos: "[O e-ARQ Brasil  tem por objetivo] Orientar a implantação da gestão arquivística de documentos arquivísticos digitais e não digitais" (2011, p. 12). Portanto, o erro está em afirmar que o e-ARQ Brasil trata de documentos híbridos, pois este trata apenas de documentos digitais e não digitais.

    Fontes:

    http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/pj-proname/sistema-moreq-jus

    http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf

     

     

  • Pessoal... O e-arq trata de documentos híbridos tbm, não?
  • O MoReq-Jus tem como objetivo fornecer requisitos para a aquisição, desenvolvimento ou a avaliação de sistemas de gestão de processos e documentos digitais, não-digitais e híbridos.

    O E-Arq Brasil é um conjunto de requisitos mínimos para um SIGAD, que deve ser capaz de gerenciar, simultaneamente, os documentos digitais e os convencionais.

    Em resumo, O MoReq-Jus trata de documentos digitais, convencionais e híbridos, enquanto o E-Arq, trata de documentos digitais e convencionais, apenas.

    Gabarito do professor: Errado
  • Olhem o comentário do professor e nem sempre levem a sério.

    O SIGAD é aplicável em sistemas híbridos, isto é, que utilizam documentos digitais e documentos

    convencionais. (e-arq página 12)

    O professor que comenta as questões de arquivologia é muito fraco.