SóProvas


ID
1776862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à comunicação pública, julgue o item que se segue.

A função da ouvidoria na comunicação pública corresponde à do ombudsman nos veículos de comunicação. Se, na indústria informativa, o ombudsman opera como vigilante dos sistemas de comunicação, na comunicação pública a ouvidoria atende aos princípios da transparência e da qualidade no atendimento aos usuários. 

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman é uma palavra de origem sueca, com tradução aproximada de "aquele que tem uma delegação" ou "aquele que representa". Também recebeu versões como "ouvidor" ou ainda de "advogado do leitor", no caso da atuação em jornal.

  • Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. É o mesmo que ouvidor.

    A função de ombudsman de imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60.

    A função de ombudsman jornalístico completou 50 anos em julho de 2017. Uma empresa proprietária de dois jornais de Louisville, no Kentucky, sudeste dos Estados Unidos, criou o cargo em 1967 como forma de prestação de contas independente a seu público. Em 1970, o Washington Post foi o primeiro a criar a posição entre os grandes jornais. Em 2013, substituiu o ombudsman pelo crítico de mídia. (http://observatoriodaimprensa.com.br/edicao-brasileira-da-columbia-journalism-review/de-que-vale-funcao-de-ombudsman/)

  • Estranhei esta obervação da Lucky Shin, de que a função do ombudsman foi criada nos anos 60. Porque ao que me consta ela é muito mais antiga:


    1918:  Após o fim da Primeira Guerra Mundial, o monopólio de agências, que antes era detido pela Inglaterra, França e Alemanha, passa a ser dos Estados Unidos.
    Com isso, o modelo de produção jornalístico dos EUA difunde-se mundialmente, influenciando os jornais, inclusive os do Brasil, com ideologias voltadas para a liberdade de imprensa e objetividade. Estabelecem-se padrões de produção como o lead, o uso da pauta e a padronização gráfica, além da adoção do ombudsman.


    Fonte:  https://comunicacaopublicaufes.wordpress.com/2012/02/10/historia-do-jornalismo-no-brasil/

  • Ombudsman: Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresas que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194