-
O valor noticia não seria características
do fato que fazem com que ele vire ou não notícia? eu marquei errado, continuo entendendo como errado. Mas queria saber pq está certo.
-
Concordo contigo, Igor Alves.
-
Embora o conceito valor-notícia seja norteador, o jornalista é um ser humano que possui valores, cultura, história etc que estão atrelados a ele e que não tem como ele funcionar como uma "máquina" para fazer a notícia. Tem a ver com a utopia da isenção jornalística, que é um objetivo a ser buscado, mas jamais alcançado, pois somos seres sociais, com opiniões e conceitos, e não robôs.
-
os valores-notícia são sim marcadores que determinam o que tem mais probabilidade de ser noticiado, é o que chama-se de noticiabilidade. Essa noticiabilidade é negociada dentro de um processo produtivo, é o senso comum das redações, e está carregada de influência do repertório pessoal do jornalista, seus valores e ideologias. No livro Teoria do Jornalismo, de Felipe Pena, ele transcreve as forças que agem sobre a produção da notícia, são elas: ação pessoal, ação social, ação ideológica, ação cultural, ação do meio físico e ação histórica.
Vale a leitura para elucidar o tema! Bons estudos!
-
Se a ordem do enunciado estivesse invertida: "O conceito de valor-notícia está intrinsecamente relacionado à ideologia do jornalista, seus valores e influências socioculturais."
Menos pessoas errariam esta questão.
Trata-se, portanto, de uma boa questão (para os padrões de concurso, cujo objetivo é "derrubar" o concursando): está correta mas induz a erro.
E nos ensina que, por vezes, convém invertermos mentalmente a ordem de um enunciado para melhor compreendê-lo.