SóProvas


ID
1777180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas vigentes relativas a cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais, os sistemas contêm, no mínimo, três subsistemas: backbone (espinha dorsal) de campus, que se estende do distribuidor de campus até o distribuidor de edifício; backbone do edifício, que se estende desde o distribuidor de edifício até o distribuidor de piso; e cabeamento horizontal, que se estende desde o distribuidor de piso até as tomadas de telecomunicações a esse conectadas.

Tendo como referência inicial essas informações e considerando o cabeamento estruturado de dados e voz, julgue o próximo item.

Na ausência de backbone de campus, o backbone do edifício corresponde a uma rede terciária cuja função é a de prover as interconexões entre as salas de telecomunicações e as de equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • Sob o ponto de vista de backbone de edifício devemos entender que este realiza as interligações entre o acesso externo da edificação até a Sala de Equipamentos, e desta às Salas de Telecomunicações, ou entre estas, espalhadas pelos andares de um prédio. Portanto, o tráfego entre estes ambientes é diretamente proporcional à qualidade deste backbone, desta forma, o mesmo deve ser bem dimensionado para não gerar um gargalo de comunicação.

    O backbone de Campus é tão importante quanto o de edifício. Imaginem a seguinte situação: um campus universitário com diversos prédios, os quais constituem as diferentes faculdades características de uma Instituição de ensino, somados às edificações de manutenção e de administração. Estes prédios precisam se comunicar, neste caso os cabos que os conectam, certamente fibras ópticas, definem o backbone tipo Campus deste local.

    Fonte: https://www.ispblog.com.br/2017/07/07/backbone-a-espinha-dorsal-da-rede/

  • O backbone do edifício é rede secundária. Na ausência de backbone de campus, acredito que ele se torne rede primária, porém não encontrei essa informação, é apenas uma inferência. Mas, de todo modo, ele não será rede terciária, porque esta é a rede de cabeamento horizontal.

    https://redelan.files.wordpress.com/2016/08/rede-terciaria-esquema.jpg?w=736

    GAB E

    Visão geral do cabeamento estruturado

    # Distribuidor de campus (CD): armários e blocos de conexão que permitem a interligação entre a rede externa e os servidores e o backbone do campus.

    # Backbone de campus: cabos e suas vias de passagem (calhas, eletrodutos etc) que interligam o CD aos distribuidores de edifícios (BD)

    # Distribuidor de edifício (BD): armários e blocos de conexão que interligam o backbone de campus com os servidores e backbone do edifício. Em instalações onde não existem o backbone de campus, o BD interliga a rede externa com a backbone do edifício.

    # Backbone de edifício (Backbone Vertical): cabos e suas vias de passagem (calhas, eletrodutos etc) que interligam o BD com os FD

    # Distribuidor de piso (FD): armários e blocos de conexão que interligam o backbone do edifício com o cabeamento horizontal. 

    https://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/0/0b/1.3_Cabeamento_CAB6080721_-_Vis%C3%A3o_geral_do_cabeamento.pdf