SóProvas



Questões de Telefonia


ID
129625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em referência à telefonia, ao PABX e ao PBX, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Central PABX – É o equipamento responsável pelo estabelecimento das ligações no âmbito de uma rede privada e entre esta e a rede pública. Tem como características principais estar ligada à central de telefonia pública através de linhas tronco, processar automaticamente as chamadas internas (entre ramais) e as chamadas originadas por ramais privilegiados para a rede externa pública, exigir a intervenção da operadora do PABX para completar as chamadas originadas da rede externa pública para os ramais (exceto quando existir sistema DDR) e as chamadas originadas por ramais semi-restritos para a rede externa pública. Podem se classificar ainda em eletromecânicas e eletrônicas;

    Central PBX - Central privada de comutação telefônica que é ligada à rede pública através de linhas tronco e que exige a intervenção da operadora do PBX para completar as chamadas internas (entre ramais) e as externas (entre ramais e a rede pública); e o seu sitema é manual.

    http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_centrais_privadas_de_telefonia.php

  • O PBX é considerado evolução do PABX, equipamento manual que exige a interferência de um operador para completar as chamadas. Para controle de ligações, normalmente o PBX gera informações de bilhetagem, ou seja, qual ramal ligou, para que número, quando, quanto tempo durou a ligação, entre outras. ❌ INCORRETA

    O PABX é considerado evolução do PBX, equipamento manual que exige a interferência de um operador para completar as chamadas. Para controle de ligações, normalmente o PABX gera informações de bilhetagem, ou seja, qual ramal ligou, para que número, quando, quanto tempo durou a ligação, entre outras.

    ✅LETRA C


ID
216595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos subsistemas de cabeamento estruturado de dados e voz em
uma edificação, julgue o item abaixo.

Na entrada do edifício, existe uma interface entre o cabeamento interno e o cabeamento backbone. A sala de equipamentos é o local, dentro de um prédio, onde são alojados os elementos de cabeamento.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    O ARMARIO de TELECOMUNICACOES - aloja os elementos de cabeamento (racks, etc)

    O sistema de Cabeamento estruturado funciona assim:

    1. Cabeamento Horizontal= vai da tomada ate o armario de telecomunicacoes

    2. Area de trabalho = sao os computadores, telefones, sistema de impressoras, controle

    3. Backbone ( cabamento vertical) = interliga todos os armarios de telecomunicacoes e tb as facilidades de entrada

    4. Armario de Telecomunicacoes=  sao os elementos de cabemento, como os racks ( geralmente tem 1 em cada andar do predio)

    5. Sala de Equipamentos = faz a conexao entre os armarios, o backbone com os equipamentos da rede

    6. Entrada de facilidades= sao os servicos disponiveis, como dados, voz, rede de computadores etc

     

  • Na entrada do edifício, existe uma interface entre o cabeamento externo e o cabeamento backbone. A sala de equipamentos é o local, dentro de um prédio, onde são alojados os equipamentos de maior complexidade que os do armário de telecomunicações.

  • NBR 14565. 3.1.65. Sala de equipamentos: espaço destinado a abrigar os equipamentos de uso comum de toda a rede.


ID
216598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos subsistemas de cabeamento estruturado de dados e voz em
uma edificação, julgue o item abaixo.

O cabeamento backbone consiste nos meios de transmissão (cabos e fios), conectores de cruzamento e terminadores mecânicos, utilizados para fazer a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento interno e armário de telecomunicações. Esse armário abriga os equipamentos de telecomunicações, de conexão e instalações, de aterramento e de proteção.

Alternativas
Comentários
  • O subsistema de Cabeação Backbone ou Cabeação Vertical, consiste nos meios de transmissão (cabos e fios), conectores de
    cruzamento (cross-connects) principal e intermediários, terminadores mecânicos,
    utilizados para interligar os Armários de Telecomunicações, Sala de Equipamentos e
    instalações de entrada.

  •  R: Errado

    O Backbone = cabeamento vertical ( faz a ligacao entre os armarios de telecomunicacoes)

    A sala de equipamentos = geralmente fica no 1 andar ou junto com a central, 'e que faz a ligacao do cabeamento externo com o interno.

  • O cabeamento backbone consiste nos meios de transmissão (cabos e fios), conectores de cruzamento e terminadores mecânicos, utilizados para fazer a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento interno e armário de telecomunicações. Esse armário abriga os equipamentos de telecomunicações, de conexão e instalações, de aterramento e de proteção. aloja os equipamentos do sistema de cabeamento de telecomunicações.


ID
216601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos subsistemas de cabeamento estruturado de dados e voz em
uma edificação, julgue o item abaixo.

O cabeamento horizontal consiste no subsistema de cabeamento horizontal e compreende os cabos que vão desde a tomada de telecomunicações da área de trabalho até o armário de telecomunicações. Na área de trabalho, os componentes de cabeamento entre a tomada de telecomunicações e a estação de trabalho permitem a flexibilidade de deslocamento, sem comprometer a conexão física.

Alternativas
Comentários
  • Perfeita a definição de cabeamento horizontal. Questão Certa.

  • Para ilustrar os elementos básicos de cabeamento estruturado, conforme a EIA/TIA, seguem as imagens:


  • Senhores,

    A primeira metade do parágrafo está indiscutivelmente correta. O desafio está na segunda metade do parágrafo:

    "Na área de trabalho, os componentes de cabeamento entre a tomada de telecomunicações e a estação de trabalho permitem a flexibilidade de deslocamento, sem comprometer a conexão física."

    No meu entendimento, o cabeamento da área de trabalho não permite flexibilidade de deslocamento. Alguém pode esclarecer essa afirmação?

  • Permite flexibilidade sim. Só o seguinte trecho ficou confuso: "cabeamento horizontal consiste no subsistema de cabeamento horizontal". 

  • NBR 14565. 5.2.3. O subsistema de cabeamento horizontal estende-se desde os distribuidores de piso até as tomadas de telecomunicação conectadas a ele. Deve ser projetado para suportar a maior parte das aplicações existentes e emergentes e deve fornecer uma vida operacional de no mínimo 10 anos.


ID
542770
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um projeto para edifício judiciário prevê estrutura com lajes colmeia com cabacinhas. Em ambiente que receberá TI (Tecnologia da Informação) e TELECOM (Tecnologia de Telecomunicação), visando a compatibilizar dutos e tubulações com a referida estrutura, será necessário

Alternativas
Comentários
  • a.    utilizar tubulações, caixas de interligação e caixa de derivação externas nos pisos. As caixas de saída devem ficar sempre niveladas com o piso acabado. Caixas de derivação são utilizadas para junção e derivação de canaletas, não sendo adequadas que fiquem externas.

    b.    prever dutos verticais especializados (shafts) para alocar racks, e rebaixo de forro para dutos e tubulações. Racks são gabinetes de equipamentos, não devem ficar fechados em uma área inacessível.

    c.    utilizar tubulações, caixas de interligação e caixa de derivação embutidas apenas nas paredes. O sistema de telefonia pode passar tanto pelas paredes quanto pelos pisos e tetos.

    d.    utilizar tubulações em pipe-racks. Pipe-racks são estruturas para sustentação de tubulações horizontais e verticais, para utilização em indústrias de processo em geral.

    e.    ampliar o pé-direito para permitir o caminhamento dos dutos e das tubulações entre pisos (piso técnico) e entre forros, e instalar dutos verticais especializados (shafts).

  • não entendi a ideia de ampliar o pé direito

ID
778201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às saídas de emergência de um edifício e aos sistemas específicos de instalações, julgue os itens a seguir.

Deve-se alocar a sala de telecomunicações, sempre que possível, na extremidade de um pavimento, para melhor distribuir o cabeamento de dados e voz no sentido horizontal e vertical dos andares de uma edificação.

Alternativas
Comentários
  • Na fase de projeto da sala de telecomunicações, deve-se levar em consideração alguns tópicos muito importantes, tais como:

    Para minimizar o comprimento dos cabos horizontais, deve-se alocar a sala de telecomunicações o mais próximo possível do centro do andar.

    • Em edifícios com diversos andares, deve-se posicionar as salas de telecomunicações verticalmente.

    • A sala de telecomunicações deve ser alocada distante de locais com ameaça de inundação (ex.: prumadas hidráulicas, banheiros, cozinhas, etc.).

    • O local deve possuir um sistema de controle ambiental dedicado (HVAC), que funcione 24 horas por dia e 365dias por ano, mantendo uma temperatura de 10ºC à 35ºC em salas que não estejam acomodando equipamentos ativos e de 18ºC à 24ºC em salas que acomodem equipamentos.

    • O teto da sala de telecomunicações deve possuir uma altura mínima de 2,6 metros,

    acima do piso acabado.

    • As portas devem possuir abertura completa (180º) e medidas mínimas de 0,91 mts. (L)

    x 2,00 mts. (A).

    • O ambiente deve possuir uma iluminação mínima de 500 lux, medido a 1 metro acima do piso acabado.

    • Devem ser utilizados sistemas corta fogo, para evitar a propagação de incêndio.

    • Utilização de pisos emborrachados e anti-estáticos.

    • Entre outros.

  • A melhor posição é a centralizada!


ID
1188718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos sistemas de infraestrutura urbana e aos diversos subsistemas, julgue os itens a seguir.

As redes de infraestrutura, que compõem o subsistema de comunicações (cabeamento e fios), seguem especificações similares às do sistema energético, porém os satélites fazem parte da engenharia aeroespacial.

Alternativas
Comentários
  • As redes de infraestrutura, que compõem o subsistema de comunicações (cabeamento e fios), seguem especificações similares às do sistema energético, porém os satélites fazem parte da engenharia aeroespacial.

    (X) Certo


ID
1315501
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ainda com relação às instalações técnicas, avalie a correção do símbolo gráfico e do significado correspondente (NBR 5.444/1989) e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pela NBR 5444, tabelas 2, 3 e 4:

    a) tomada de luz na parede, baixo

    b) ponto de luz incandescente na parede (arandela)

    c) caixa de telefones

    d) quadro geral de luz e força

    e) disjuntor a seco


ID
1401625
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O critério para previsão mínima dos pontos telefônicos para apartamentos populares é de um ponto:

Alternativas
Comentários
  •  PREVISÃO DE PONTOS TELEFÔNICOS 

     

    Em apartamentos:

    - de até três dormitórios: um ponto telefônico

    - de quatro dormitórios ou mais: dois pontos telefônicos

    - apartamentos populares: um único ponto independente da quantidade de dormitórios

    Em escritórios: um ponto para cada 10 m² de área útil

    Em lojas: um ponto para cada 50 m²

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • EM QUAL NORMA ESTÁ ESSA PREVISÃO, CRISTIANO RONALDO?

  • A fonte da questão está no Manual de tubulações telefônicas prediais da Sercomtel.

    Instagram @dicasdearq

  • Quando se tratar de apartamentos populares, e com área inferior a 60 m2, deve ser previsto 1 ponto telefônico, independentemente da quantidade de dormitórios. Deve ser comprovado pelo cliente através de documento pertinente que se trata de apartamento popular.

    LETRA C


ID
1777177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas vigentes relativas a cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais, os sistemas contêm, no mínimo, três subsistemas: backbone (espinha dorsal) de campus, que se estende do distribuidor de campus até o distribuidor de edifício; backbone do edifício, que se estende desde o distribuidor de edifício até o distribuidor de piso; e cabeamento horizontal, que se estende desde o distribuidor de piso até as tomadas de telecomunicações a esse conectadas.

Tendo como referência inicial essas informações e considerando o cabeamento estruturado de dados e voz, julgue o próximo item.

O subsistema de cabeamento de backbone de campus é identificado como uma rede secundária que interliga os edifícios componentes do sistema por meio da incorporação do subsistema de cabeamento horizontal.

Alternativas
Comentários
  • NBR 13300

    2.1.37 Tubulação primária

    Tubulação destinada à instalação dos cabos telefônicos

    internos do prédio.

    2.1.38 Tubulação secundária

    Tubulação destinada à instalação da fiação telefônica interna

    do prédio.


    Gabarito = ERRADO.

  • Backbone de campus é rede primária.

    https://redelan.files.wordpress.com/2016/08/rede-terciaria-esquema.jpg?w=736

    GAB E

    Visão geral do cabeamento estruturado

    # Distribuidor de campus (CD): armários e blocos de conexão que permitem a interligação entre a rede externa e os servidores e o backbone do campus.

    # Backbone de campus: cabos e suas vias de passagem (calhas, eletrodutos etc) que interligam o CD aos distribuidores de edifícios (BD)

    # Distribuidor de edifício (BD): armários e blocos de conexão que interligam o backbone de campus com os servidores e backbone do edifício. Em instalações onde não existem o backbone de campus, o BD interliga a rede externa com a backbone do edifício.

    # Backbone de edifício (Backbone Vertical): cabos e suas vias de passagem (calhas, eletrodutos etc) que interligam o BD com os FD

    # Distribuidor de piso (FD): armários e blocos de conexão que interligam o backbone do edifício com o cabeamento horizontal.

    https://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/0/0b/1.3_Cabeamento_CAB6080721_-_Vis%C3%A3o_geral_do_cabeamento.pdf


ID
1777180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas vigentes relativas a cabeamento de telecomunicações para edifícios comerciais, os sistemas contêm, no mínimo, três subsistemas: backbone (espinha dorsal) de campus, que se estende do distribuidor de campus até o distribuidor de edifício; backbone do edifício, que se estende desde o distribuidor de edifício até o distribuidor de piso; e cabeamento horizontal, que se estende desde o distribuidor de piso até as tomadas de telecomunicações a esse conectadas.

Tendo como referência inicial essas informações e considerando o cabeamento estruturado de dados e voz, julgue o próximo item.

Na ausência de backbone de campus, o backbone do edifício corresponde a uma rede terciária cuja função é a de prover as interconexões entre as salas de telecomunicações e as de equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • Sob o ponto de vista de backbone de edifício devemos entender que este realiza as interligações entre o acesso externo da edificação até a Sala de Equipamentos, e desta às Salas de Telecomunicações, ou entre estas, espalhadas pelos andares de um prédio. Portanto, o tráfego entre estes ambientes é diretamente proporcional à qualidade deste backbone, desta forma, o mesmo deve ser bem dimensionado para não gerar um gargalo de comunicação.

    O backbone de Campus é tão importante quanto o de edifício. Imaginem a seguinte situação: um campus universitário com diversos prédios, os quais constituem as diferentes faculdades características de uma Instituição de ensino, somados às edificações de manutenção e de administração. Estes prédios precisam se comunicar, neste caso os cabos que os conectam, certamente fibras ópticas, definem o backbone tipo Campus deste local.

    Fonte: https://www.ispblog.com.br/2017/07/07/backbone-a-espinha-dorsal-da-rede/

  • O backbone do edifício é rede secundária. Na ausência de backbone de campus, acredito que ele se torne rede primária, porém não encontrei essa informação, é apenas uma inferência. Mas, de todo modo, ele não será rede terciária, porque esta é a rede de cabeamento horizontal.

    https://redelan.files.wordpress.com/2016/08/rede-terciaria-esquema.jpg?w=736

    GAB E

    Visão geral do cabeamento estruturado

    # Distribuidor de campus (CD): armários e blocos de conexão que permitem a interligação entre a rede externa e os servidores e o backbone do campus.

    # Backbone de campus: cabos e suas vias de passagem (calhas, eletrodutos etc) que interligam o CD aos distribuidores de edifícios (BD)

    # Distribuidor de edifício (BD): armários e blocos de conexão que interligam o backbone de campus com os servidores e backbone do edifício. Em instalações onde não existem o backbone de campus, o BD interliga a rede externa com a backbone do edifício.

    # Backbone de edifício (Backbone Vertical): cabos e suas vias de passagem (calhas, eletrodutos etc) que interligam o BD com os FD

    # Distribuidor de piso (FD): armários e blocos de conexão que interligam o backbone do edifício com o cabeamento horizontal. 

    https://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/0/0b/1.3_Cabeamento_CAB6080721_-_Vis%C3%A3o_geral_do_cabeamento.pdf


ID
1896730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos subsistemas de infraestrutura urbana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Subsistema Viário: é composto de uma ou mais redes de circulação, de acordo com o tipo de espaço urbano, sendo complementado pelo subsistema de drenagem de águas pluviais, que assegura o uso sob quaisquer condições climáticas. b) Subsistema de Drenagem Pluvial: tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações. c) Subsistema de Abastecimento de Água: tem como função prover toda a população de água potável suficiente para todos os usos. Sendo assim, a qualidade e a quantidade da água são, pois, as duas condições primordiais a serem observadas. d) Subsistema de Esgotos Sanitários: tem a função de afastar a água distribuída à população após o seu uso, sem comprometer o meio ambiente. Sendo assim, este subsistema constitui-se no complemento necessário do subsistema de abastecimento de água e cada trecho da rede de distribuição de água deve corresponder ao da rede coletora de água servida. e) Subsistema Energético: fundamentalmente tem a função de prover a população com dois tipos de energia: elétrica e de gás. Basicamente, para ter-se o fornecimento de energia elétrica é necessário um conjunto de elementos interligados com a função de captar energia primária, convertê- la em elétrica, transportá-la até os centros consumidores e distribuí-la neles, onde é consumida por usuários residenciais, industriais, serviços públicos, entre outros. f) Subsistema de Comunicações: compreende a rede telefônica e a rede de televisão a cabo, sendo as conexões feitas por condutores metálicos. As redes de infra-estrutura que compõem este subsistema (cabeamento e fios) seguem especificações similares às do sistema energético.

    http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCSA/nucleos/NPQV/Relatorio_IEQV/infraestrutura.pdf

  • Lei 9433 - Política nacional de recursos hídricos

    Art. 3º Constituem diretrizes gerais de ação para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos:

    I - a gestão sistemática dos recursos hídricos, sem dissociação dos aspectos de quantidade de qualidade.

  • a) subsistema energético : rede de energia elétrica e rede de gás.

    b)Sistema de comunicações: telefone, tv, etc.a função não é captar energia e sim comunicar

    c)Sistema de drenagem :Vias pavimentadas, Rede de tubulações .

    "  tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas,

    assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações."

    Acredito que haja uma troca entre causa e efeito . a função é escoar , já o efeito promover o trânsito público e evitar inindações .A questão afirma que a função é assegurar o trânsito .

    d) CORRETA!

    e) a questão afirma que os dois sistemas são independentes , mas Mascaró afirma AMBOS fazem parte do sistema sanitário funcionando como duas redes simétricas e opostas, então creio que esse seja o erro.


ID
2328670
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os espaços para telecomunicações destinados a acomodar os equipamentos que servem a um andar ou área; os equipamentos da rede de telecomunicações; e os equipamentos protetores e de interface com redes externas em um edifício são denominados, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O Telecommunication Room é a área física onde se alojam os equipamentos ativos de telecomunicações que servem a rede horizontal, terminações mecânicas e os sistemas de conexão do Horizontal Cabling e do Backbone Cabling.

     

    Um Equipment Room é distinto do Telecommunication Room com relação á compelxidade dos equipamentos nele instalados, normalmente são os equipamentos de grande porte, como PABX’s, Roteadores, Modens e outros equipamentos de entrada e saída para as redes tanto WAN como LAN. Um Equipment Room provê um ambiente controlado para equipamentos de telecomunicações, hardwares de conexão, gabinetes de emendas de fibras ópticas, aterramento, eletricidade e elementos de proteção.

     

    Entrance Facilities consistem em cabos, hardware de conexão, equipamentos de proteção e outros elementos necessários para conectar os sistemas de cabeamento externos ao sistema de cabeamento estruturado. Estes equipamentos podem ser utilizados por companhias públicas que provêem serviços de telecomunicações, redes privadas de comunicação ou ambos. 

    Os Entrance Facilities deverão estar localizados em área seca não sujeita à umidade e tão próximos, quanto possível, dos dutos que servem o Backbone.

  • Cabeamento Estruturado – Um guia fácil para projetar.

    A sala de equipamentos é o subsistema que oferece um espaço centralizado com ambiente controlado e apropriado para a operação de grandes equipamentos de telecomunicações e redes, que são essenciais para as atividades diárias dos usuários dos edifícios. Ela é destinada a servir o próprio edifício, assim como interligar os outros edifícios do mesmo campus. (NBR 14565. 3.1.65. espaço destinado a abrigar os equipamentos de uso comum de toda a rede).

    A sala de telecomunicações é o subsistema que proporciona diversas funções para o sistema de cabeamento. Sua principal função é acomodar a terminação do cabeamento horizontal e dos cabos do backbone em hardwares compatíveis. (NBR 14565. 3.1.66. espaço destinado a abrigar o distribuidor de piso, podendo conter o distribuidor de edifício e equipamentos de rede).

    A sala de entrada de serviços de telecom é o subsistema que compreende os cabos, hardwares de conexão, dispositivos de proteção e qualquer equipamento necessário para conectar as facilidades da planta externa com o cabeamento do edifício.

  • Caminho dos dados vindos externamente até a estação de trabalho:

    Entrance facilitys -> Equipment Room -> Backbone Cabling -> Telecommunications Room -> Horizontal Cabling -> Working Area


ID
2350711
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre as características de um sistema de cabeamento estruturado, considere as seguintes afirmativas:
1. Permite maior facilidade nas mudanças de layout.
2. Possibilita um único cabeamento para diversas aplicações.
3. O sistema é projetado com base na área em m² do local a ser cabeado.
4. O sistema é projetado com base no número de usuários.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao item 3: NBR 14.565, 7.2.3.6 - Para cada ATR (área de trabalho) de 10 m2, devem ser previstos no mínimo dois PT (Pontos de Telecomunicação).

  • Uma empresa bem sucedida requer um bom trabalho de equipe e flexibilidade. As organizações enfrentam mudanças constantes, que exigem a movimentação ou reorganização das pessoas, seus espaços de trabalho e os serviços que elas executam. O sistema de cabeamento estruturado é planejado para acomodar as freqüentes mudanças, acréscimos e alterações. Um sistema de cabeamento estruturado é a base de uma rede de informações moderna.

    fonte: http://www.gestaodinamica.com.br/o-que-e-e-porque-utilizar-cabeamento-estruturado.html

  • 1. Permite maior facilidade nas mudanças de layout. As normas de cabeamento permitem a utilização de pontos de consolidação e MUTOAs no cabeamento horizontal, com o objetivo de proporcionar maior flexibilidade em ambientes com alterações frequentes de layout.

    2. Possibilita um único cabeamento para diversas aplicações. O cabeamento estruturado suporta aplicações de dados, voz, imagem, controles prediais, residenciais e industriais através de meio físico padronizado.

    3. O sistema é projetado com base na área em m² do local a ser cabeado. Na fase de projeto do cabeamento estruturado, deve-se levar em consideração no mínimo uma área de trabalho a cada 10m² do espaço utilizável do edifício.

    4. O sistema é projetado com base no número de usuários. Assinale a alternativa correta. 

    Fonte: Cabeamento estruturado - Um guia fácil para projetar.

    http://jacos.com.br/site/images/solucaocabeamentoestruturado.pdf

  • Alternativa D.


ID
2370976
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao utilizar canalização aparente numa edificação industrial, o arquiteto identificou, corretamente, as cores fundamentais com que devem ser pintadas cada tipo de instalação.

(1. vermelha; 2. verde; 3. cinza-escuro; 4. amarela)

( ) água exclusiva de combate a incêndio;
( ) gás combustível;
( ) eletroduto;
( ) água fria.

A identificação corresponde a essas instalações, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • Vermelho - Combate - Incêndio

    Verde - Água Fria

    Amarelo - Gases Não Liquefeitos

    Cinza Escuro - Eletrodutos

    Azul - Ar comprimido

    Fonte: http://www.renatomassano.com.br/dicas/industrial/tabela_cores_tubulacao.asp

  • A resposta está na NBR 6493 - Emprego de cores para identificação de tubulações

    Item 4:

    4.1 São adotadas as seguintes cores básicas na pintura das tubulações, aplicadas em toda a sua extensão, ou na seção média das faixas, quando divididas conforme o estabelecido em 4.2.2: a) alaranjado-segurança: - produtos químicos não gasosos; b) amarelo-segurança: - gases não liquefeitos; c) azul-segurança: - ar comprimido; d) branco: - vapor; e) cinza-claro: - vácuo; f) cinza-escuro: - eletroduto; g) cor-de-alumínio: - gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (por exemplo: óleo Diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes); h) marrom-canalização: - materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto; i) preto: - inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (por exemplo: óleo combustível, asfalto, alcatrão, piche); j) verde-emblema: - água, exceto a destinada a combater incêndio; l) vermelho-segurança: - água e outras substâncias destinadas a combater incêndio.

     

  • Para não confundir:

    verde = água fria

    azul = ar comprimido

    .

    Instagram @dicasdearq


ID
2475961
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para melhorar a segurança das edificações, a NBR-6493 estabelece um padrão de cores com que devem ser pintadas as tubulações aparentes, com o objetivo de facilitar a identificação das redes prediais. Sobre o tema, numere a coluna da direita com base nas cores apresentadas na coluna da esquerda.


1. Azul.

2. Amarela.

3. Vermelha.

4. Verde.

5. Laranja.

6. Cinza escuro.


( ) Ar comprimido.

( ) Eletrodutos.

( ) Ácidos.

( ) Incêndio.

( ) Gás.

( ) Água fria.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B


    4.1 São adotadas as seguintes cores básicas na pintura das

    tubulações, aplicadas em toda a sua extensão, ou na seção

    média das faixas, quando divididas conforme o estabelecido

    em 4.2.2:

    a) alaranjado-segurança:

    - produtos químicos não gasosos;

    b) amarelo-segurança:

    - gases não liquefeitos;

    c) azul-segurança:

    - ar comprimido;

    d) branco:

    - vapor;

    e) cinza-claro:

    - vácuo;

    f) cinza-escuro:

    - eletroduto;

    g) cor-de-alumínio:

    - gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de

    baixa viscosidade (por exemplo: óleo Diesel,

    gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes);

    h) marrom-canalização:

    - materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto;

    i) preto:

    - inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (por

    exemplo: óleo combustível, asfalto, alcatrão, piche);

    j) verde-emblema:

    - água, exceto a destinada a combater incêndio;

    l) vermelho-segurança:

    - água e outras substâncias destinadas a combater

    incêndio

  • 1 – 6 – 5 – 3 – 2 – 4.

  • A cor do ar comprimido é azul, sempre me lembro dos tubulões a ar comprimido e não esqueço.

  • 1 – 6 – 5 – 3 – 2 – 4.

    GABARITO B

  • comprimido, viagra, azulzinho...gravei


ID
2528098
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas instalações elétricas e telefônicas o cabo formado por dois ou mais condutores isolados, ou cabos unipolares, dispostos helicoidalmente, sem cobertura, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • c) multiplexado

    NBR 5471

  • Segundo NBR 5471/86:

    3.3.5 Cabo unipolar: Cabo constituído por um único condutor isolado e dotado no mínimo de cobertura.

    3.3.6 Cabo multipolar:  Cabo constituído por dois ou mais condutores isolados e dotado no mínimo de cobertura.

    3.3.7 Cabo multiplexado: Cabo formado por dois ou mais condutores isolados, ou cabos unipolares, dispostos helicoidalmente, sem cobertura.

    Cabo sindal: não é mencionado na norma.

    3.1.7 Cordoalha: Condutor formado por um tecido de fios metálicos.

  • LETRA C

    Cabo multiplexado: formado por dois ou mais condutores isolados, ou cabos unipolares, dispostos helicoidalmente, sem cobertura.

    Cabo multipolar: formado por dois ou mais condutores isolados,e dotados no mínimo de cobertura.


ID
2836768
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O layout de um setor administrativo, em sala de formato aproximadamente quadrado e área de cerca de 100 m2 , deverá permitir diferentes arranjos, ao longo do tempo, de mesas de trabalho com pontos de lógica, energia para equipamentos e telefonia. A solução mais flexível será obtida com a adoção de

Alternativas
Comentários
  • Os pisos elevados foram criados especialmente para estruturar o cabeamento em empresas tecnológicas e centros de processamento de dados. O sistema cria um vão, entre as placas e o chão, que permite a passagem de cabos, fios e tubulações de maneira mais organizada e discreta possível. Dentre as principais vantagens dos pisos elevados, podemos listar: economia, beleza, funcionalidade, flexibilidade e agilidade na instalação.

    fonte:

  • Com uma área de piso de 100m² não é possível atender a toda a mudança de layout apenas com pontos nas paredes, fazendo uma malha no forro significa ter condutores saindo do teto até a mesa de trabalho, o que seria visualmente desagradável, e em relação ao eletroduto no piso, seja ele enterrado ou exposto, continua sendo menos flexível ou visualmente desagradável quando comparado ao sistema de piso elevado, que permite mudança fácil no layout mantendo um bom aspecto no ambiente.

    Alternativa "B".


ID
3168376
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas instalações telefônicas prediais, define-se caixa de distribuição como:

Alternativas
Comentários
  • NBR 13300 - Redes telefônicas internas em prédios

    Caixa de distribuição: Caixa destinada à instalação de blocos terminais para a conexão de fios telefônicos internos.

  • LETRA A - Caixa pertencente à tubulação primária, cuja finalidade é dar passagem aos cabos e fios telefônicos, bem como abrigar os blocos terminais.

  • Caixa de distribuição - Caixa pertencente à tubulação primária, cuja finalidade é dar passagem aos cabos e fios telefônicos, bem como abrigar os blocos terminais.

    Caixa de distribuição geral - Caixa na qual são terminados e interligados os cabos da rede externa da concessionária e os cabos internos do edifício.

    Caixa de entrada do edifício - Caixa situada em frente ao edifício, junto ao alinhamento predial, a fim de que se permita a entrada do cabo da rede externa da concessionária.

    Caixa de passagem - Caixa destinada a limitar o comprimento da tubulação, eliminar curvas e facilitar o puxamento de cabos e fios telefônicos.

    Caixa subterrânea - Caixa de alvenaria ou concreto, instalada sob o solo, com dimensões suficientes para permitir a instalação e a emenda de cabos e fios telefônicos subterrâneos.

    LETRA A

  • NBR 13.300/1995: Redes telefônicas internas em prédios - Terminologia

    Status :Cancelada em 16/09/2010  (sem substituição)

    2.1.3 Caixa de distribuição

    Caixa destinada à instalação de blocos terminais para a conexão de fios telefônicos internos.

    Alguém sabe a normativa que o setor está usando?


ID
3553087
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema que permite o uso simultâneo de linhas telefônicas, que podem ser servidas por alguns ramais até cerca de 10.000, transmissão e comunicação com bancos de dados via telefone, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Um sistema PABX é um equipamento presente em diversas empresas e escritórios que têm a necessidade de conectar ambientes por linha telefônica. A sigla em inglês significa Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), e caracteriza sua principal função: viabilizar uma rede interna de telefonia, oferecendo facilidade e eficiência à rotina de trabalho.

    O PABX é uma central telefônica. De um modo simplificado, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia (com uma ou mais linhas), da mesma maneira que um telefone comum. O diferencial é que ele permite a conexão direta com outras linhas internas, inclusive sem fio, por meio de ramais. Assim, de forma automática (após a configuração feita pelo usuário) e sem a intervenção de um operador ou da telefonista, este equipamento direciona a chamada para o ramal escolhido.

    Fonte: https://blog.intelbras.com.br/o-que-e-um-pabx-e-como-ele-pode-ajudar-sua-empresa/

    LETRA A


ID
3599197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2003
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos projetos de instalações prediais, os itens telefonia e rede de computadores, pela relevância que têm na vida moderna, ocupam cada vez mais a atenção de projetistas e executores de tais serviços, exigindo a observância de normas técnicas e conhecimentos especializados. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


No projeto de edifícios destinados a escritórios, o número de pontos telefônicos previstos deve ser de 1 ponto por sala.

Alternativas
Comentários
  • PREVISÃO DE PONTOS TELEFÔNICOS

    > apartamentos:

    - até 3 dormitórios: 1 ponto

    - 4 ou +: 2 pontos

    -apartamentos populares: 1 ponto

    > escritórios: 1 ponto a cada 10 m² de área útil

    > lojas: 1 ponto a cada 50 m²

  • ERRADO!

    1 ponto a cada 10 ² de área útil


ID
3599449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2003
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos projetos de instalações prediais, os itens telefonia e rede de computadores, pela relevância que têm na vida moderna, ocupam cada vez mais a atenção de projetistas e executores de tais serviços, exigindo a observância de normas técnicas e conhecimentos especializados. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


Entre as diversas topologias de rede de computadores conhecidas, citam-se a token ring, 10Base2 e a rede em estrela, na qual cada conexão de um PC à rede é individual, feita com um hub ou switcher.

Alternativas

ID
3676846
Banca
FUNCAB
Órgão
MJSP
Ano
2015
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Como exemplo de Sinalização Telefônica de Registro via satélite Associada ao Canal (CAS), pode-se citar:

Alternativas

ID
4114639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de instalações telefônicas, julgue o item a seguir.


Nas instalações telefônicas, a caixa de distribuição geral, que liga a rede interna à rede externa da edificação, pode ser instalada no interior do quadro de cargas da rede elétrica, aproveitando assim o mesmo fio terra (aterramento)

Alternativas
Comentários
  • NBR 13300 - Redes Telefônicas Internas em Prédios

    2.1.4 Caixa de distribuição geral

    Caixa principal do prédio que termina e interliga os cabos de rede telefônica externa e o(s) cabo(s) da rede telefônica interna do prédio, e que se destina à instalação de dispositivos de supervisão e/ou proteção da concessionária.


ID
4114642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de instalações telefônicas, julgue o item a seguir.


Na determinação da quantidade de pontos telefônicos em uma loja comercial com 50 m² , é correta a previsão inicial de 3 pontos com adição de mais um ponto a cada 50 m² de área acrescentada.

Alternativas
Comentários
  • Residencial

    Até 2 quartos - 1 ponto

    Entre 3 e 4 quartos - 2 pontos

    Mais de 4 quartos - 3 pontos

    Escritórios

    A cada 10m² 1 ponto

    Lojas

    Até 50m² - 3 pontos

    De 50m² a 100m² - 3 a 12 pontos (começar em 3 pontos e acrescentar 1 ponto a cada 50m² de área acrescentada)

    Acima de 500m² - 12 pontos

    CERTO


ID
4954624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao sistema construtivo, denominado drywall, que consiste em chapas de gesso acartonado, julgue o item a seguir.


Uma das maiores vantagens desse sistema é a possibilidade de se passarem instalações hidráulica, elétrica, de som, de telefonia, e de gás no vão entre as chapas.

Alternativas
Comentários
  • > Qualidades/vantagens: prático (montagem), versátil, resistente ao fogo, anti-chamas, bom desempenho termo-acústico, + flexibilidade dos layouts, + precisão, desperdício de materiais, tempos de obra, + leveza, + Área útil, + facilidade de manutenções e reformas

    > Desvantagens: baixa resistência a impacto e carga

  • Troquem esse gabarito pelo amor de Deus.

    Inadmissivel!!!!

    Drywall = parede falsa, permite a passagem de diversas tubulações

  • O gabarito é ERRADO A TUBULAÇÃO DE GLP NÃO PODE PASSAR NO INTERIOR DE QUALQUER TIPO DE FORRO FALSO, DRYWALL, PISO FALSO OU COMPARTIMENTO NÃO VENTILADO, CONFORME NBR 15526 . NO USO DE DRYWALL A INSTALAÇÃO DEVE SER FEITA EXTERNAMENTE, SOBREPOSTA À PAREDE. @arquitetamanuprado