SóProvas


ID
1777312
Banca
Aroeira
Órgão
PC-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

A papiloscopia baseia-se em alguns princípios fundamentais relacionados com a identificação humana, como: 1. o que diz que os desenhos papiloscópicos em cada ser humano já estão definitivamente formados ainda dentro da barriga da mãe, a partir do sexto mês de gestação; 2. o que diz que este desenho formado não se altera ao longo dos anos, salvo algumas alterações que podem ocorrer devido a agentes externos, como queimaduras, cortes ou doenças de pele, como a lepra; 3. o que garante que os desenhos das digitais são diferentes tanto entre pessoas como entre os dedos do mesmo indivíduo, sendo que jamais serão encontrados dois dedos com desenhos idênticos e 4. o que indica o potencial de uso dos desenhos das digitais na identificação humana. Os quatro enunciados apresentados correspondem, respectivamente, aos princípios denominados de:

Alternativas
Comentários
  • - Principios da papiloscopia:

    Variabilidade ou unicidade: (Unicos e invariaveis)

    Imutabilidade - nao mudam no decorrer da vida

    Perenidade: desce o ventre materno

    classicabilidade potencial de uso na identificacao, com base em 4 classificacoes.

    Arco (A-1)

    Verticilo (V-4)

    P. externa - lado esquerdo (E-3)

    P. interna - lado direito - I-2)

  • Gabarito C

  • 1. PERENIDADE: Os desenhos papilares resistem ao tempo, diz respeito a sua imperecibilidade. Se formam no 3º mês de gestação, fixam entre 4º e 6º mês e vão até o período coliquativo da putrefação.

    2. IMUTABILIDADE: Não mudam durante a vida.

    3. VARIABILIDADE: ou Unicidade ou ainda Individualidade. Não existe um desenho datiloscópio igual ao outro, nem gêmeos univitelinos.

    Ainda pode-se incluir:

    PRATICABILIDADE: ou Viabilidade, as impressões digitais são de coleta simples, não onerosa.

    CLASSIFICABILIDADE: seguindo uma metodologia de ARQUIVAMENTO, há facilidade e rapidez na busca de registros.

    UNIVERSALIDADE: Todos os indivíduos de todas as etnias possuem desenhos papilares. As exceções à universalidade são indivíduos com doenças, tratamentos médicos, deformações que impedem a leitura das impressões.