- ID
- 346525
- Banca
- FUNIVERSA
- Órgão
- SECTEC-GO
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Criminalística
- Assuntos
A datiloscopia é definida como a ciência que trata da identificação humana por meio
A datiloscopia é definida como a ciência que trata da identificação humana por meio
Com relação à pesquisa de impressões papilares, assinale a alternativa correta.
Impressões palmares e plantares, encontradas em locais de ocorrência de crime, e que podem, mais tarde, levar à identificação dos criminosos, são denominadas
Julgue os itens seguintes, acerca dos princípios e das aplicações da papiloscopia.
Os indivíduos acometidos de queratodermia, enfermidade que impede a leitura das impressões papilares, são exceção em relação ao princípio da universalidade, relativo a essas impressões.
Julgue os itens seguintes, acerca dos princípios e das aplicações da papiloscopia.
A qualidade das impressões datiloscópicas latentes encontradas na cena de um crime está relacionada à idade, ao gênero e à ocupação do suspeito.
Julgue os itens seguintes, acerca dos princípios e das aplicações da papiloscopia.
Impressões datiloscópicas são pouco sensíveis à temperatura, motivo pelo qual persistem por longos períodos na cena de um crime, sem perda significativa de qualidade.
Julgue os itens seguintes, acerca dos princípios e das aplicações da papiloscopia.
O princípio da imutabilidade dos desenhos papilares diz respeito à sua característica de imperecibilidade, ou seja, ao fato de esses desenhos manifestarem-se desde o desenvolvimento fetal até a completa putrefação cadavérica.
A individual dactiloscópica de um cidadão apresenta: série – V4221 e seção – E3241. Sabendo-se que cada letra, ou número, corresponde aos dedos, assinale a alternativa em que o tipo fundamental da classificação das impressões digitais de Vucetich está atribuído corretamente:
Assinale a alternativa que completa o fragmento a seguir.
Albodactilograma, um método auxiliar na identificação das pessoas, consiste em __________
Juan Vucetich, (1858-1925) Criminalista argentino nascido em Lessina, Dalmacia às margens do Adriático, território da atual Croácia, criador do sistema datiloscópico, conforme o sistema desenvolvido marque a resposta correta:
Marque a resposta correta:
Os Postulados da Datiloscopia são certos princípios científicos em que se baseia esta ciência. Universalmente são admitidos três postulados: perenidade, imutabilidade e variabilidade, sendo que:
Juan Vucetich, Chefe de estatística da polícia de La Plata, Argentina em 1891, Estudando a “Revue Scientifique” que continha o artigo de Henry de Varigny “Les empreintes digitales daprés Galton” acerca das experiências de Galton sobre impressões papilares o qual sugeria que fossem adotados dez dedos. Entusiasmado pelo assunto Vucetich montou um sistema que denominou “icnofalangometria”. Em 1894 Dr. Francisco Latzina publicou em seu jornal “La Nacion” de Buenos Aires/Argentina, sugerindo que fosse substituído o nome para Dactiloscopia, sendo este novo nome composto por dois elementos gregos: DAKTYLOS = dedos e SKOPÊIN = examinar. Deste podemos afirmar que:
Marque a afirmativa correta:
Conforme a Resolução nº 249 de 27 de Agosto de 2007, marque a alternativa correta:
A nossa pele é o maior órgão de nosso corpo. Sua espessura varia de 0,5 a 6 mm e funciona como uma capa que protege os órgãos internos. Sendo composta pela Epiderme, Derme e Hipoderme. Assim pode-se afirmar que:
No começo do século XX, Alphonse Bertillon (pai da ciência forense) afirmou e demonstrou que não só as impressões digitais, mas também as impressões palmares (palma da mão) e plantares (sola do pé), são elementos de identificação incontestáveis e que mesmo uma pequena parte destas impressões é suficiente para determinar a identidade do indivíduo, basta que ela apresente certo número de particularidades coincidentes. Referindo-se as impressões plantares, podemos afirmar que:
Uma impressão digital nada mais é do que um depósito de materiais orgânicos deixado em uma superfície no instante em que houve o contato dos dedos com a superfície de um objeto. Quanto maior a oleosidade da pele ou o suor das mãos, mais facilmente a impressão digital poderá ser revelada. Nos locais de crimes, as impressões papilares podem ser encontradas sob três aspectos distintos: latentes, visíveis e modeladas:
Sobre desenhos papilares, NÃO se configura uma propriedade quando:
A Papiloscopia tem por objetivo a identificação humana,um de seus ramos é a quiroscopia que analisa:
Define-se uma Presilha interna como sendo:
Define-se um Verticilo como sendo:
No arquivamento de Vucetich são utilizados os dez dedos das mãos da pessoa para classificação e arquivamento. As impressões coletadas são distribuídas em uma ficha específica que contém a sequência:
Os desenhos digitais não são formados por linhas contínuas.As cristas papilares apresentam,em seu curso, acidentes mais ou menos ponderáveis, cuja formação e disposição no desenho digital lhe conferem a individualidade. Esses acidentes são chamados de figuras características (Manual Técnico do Instituto Felix Pacheco). A alternativa que contém uma dessas figuras é:
Também chamada de Acrocefalopolisindactilia Tipo II, a Síndrome de Carpenter é uma enfermidade rara e hereditária que, entre outras deformidades e anomalias, provoca malformações de dedos das mãos e dos pés. Observe a seguir as designações dessas malformações, relacionando- as à sua respectiva descrição e, posteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dessa associação:
I Polidactilia a. Dedos extranumerários
II Braquidactilia b. Curvamento de um dedo
III Clinodactilia c. Dedos curtos
Segundo Anomalias que Interferem na Identificação Datiloscópica: Sindactilia e Hemimelia (Pinheiro & Silveira), é uma doença hereditária rara que apresenta sintomas específicos de outras áreas e que não interferem na classificação datiloscópica, mas para o interesse dos papiloscopistas, exibe hipoplasia de falanges médias com polegares curtos e largos, sindactilia, clinodactilia.
O exposto acima se refere à Síndrome de:
Segundo Classificação e Verificação de Impressões Digitais (COSTA:2001), a classificação pode ser feita em dois níveis, identificados como:
“O método de Galton será usado para fazer a verificação. Neste método, consideram-se somente aspectos como _________________ e ________________, estruturas que aparecem com mais frequência nas impressões digitais.” Em: Classificação e Verificação de Impressões Digitais (COSTA:2001), p. 21
Assinale a alternativa que apresenta as designações que preenchem, CORRETA e RESPECTIVAMENTE, as lacunas acima.
De acordo com Classificação e Verificação de Impressões Digit ais (COSTA:2001), as principais etapas destinadas à classificação de imagens de impressões digitais são:
I o cálculo da imagem direcional;
II a suavização do mapa direcional obtido;
III o cálculo do índice de Poincaré.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Segundo Classificação e Verificação de Impressões Digitais (COSTA:2001), existem dois tipos de arquivos que diferenciam a análise de impressões digitais, apresentados, CORRETAMENTE, na alternativa:
De acordo com Classificação e Verificação de Impressões Digitais (COSTA:2001), o sistema AFIS guarda informações relacionadas à posição, direção e tipo de vários pontos da impressão digital, chamados de
Segundo Classificação e Verificação de Impressões Digitais (COSTA:2001), há duas formas de expressar a biometria, apresentadas CORRETAMENTE na alternativa:
Considerando Classificação e Verificação de Impressões Digitais (COSTA:2001), no que diz respeito à aquisição das imagens de uma impressão digital, podemos citar dois procedimentos, explicitados CORRETAMENTE na alternativa:
Considerando o Sistema decadactilar de Vucetich, na existência de ponto(s) de confluência entre os sistemas basal, marginal e central, há a criação de uma figura típica denominada
“A _____________ é a fusão dos dedos das mãos ou dos pés, que pode se dar em dois ou mais dedos, unidos entre si por membranas interdigitais que se estendem nos mesmos dedos.” De acordo com Anomalias que Interferem na Identificação Datiloscópica: Sindactilia e Hemimelia (Pinheiro&Silveira), assinale a alternativa que apresenta o termo que preenche CORRETAMENTE a lacuna acima.
A fórmula dactiloscópica configura- se como fórmula utilizada para o arquivamento dos achados obtidos a partir da tomada e classificação das impressões digitais de um indivíduo. Na fórmula em questão, os dedos da mão direita e os dedos da mão esquerda, constituem, respectivamente:
Com relação aos métodos utilizados no processo de identificação, julgue os itens seguintes.
Na impressão digital, um dos diversos métodos de identificação, as linhas pretas correspondem a impressões das cristas papilares; as linhas brancas paralelas às linhas pretas, a sulcos; os pontos brancos sobre as linhas pretas, às aberturas dos ductos excretores das glândulas sudoríparas.
Com relação ao Registro de Identidade Civil (RIC), julgue os itens subsecutivos.
Mediante o número único de RIC, cada cidadão, desde que seja brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro residente no país, será identificado em suas relações com a sociedade e com os organismos governamentais e privados.
Com relação ao Registro de Identidade Civil (RIC), julgue os itens subsecutivos.
O RIC é gerado e fornecido pelo Ministério da Justiça, após a confirmação da unicidade da identificação do cidadão, com base no processo datiloscópico padrão decadactilar.
A ficha individual datiloscópica que apresentar impressões datilares de uma mão que tem menos de cinco dedos é de pessoa que sofre de anomalia congênita ou adquirida, denominada
Na fórmula datiloscópica, encontram-se assinalados os símbolos A/A. Eles representam datilogramas com
Para o confronto de um fragmento de impressão digital colhida em objeto encontrado em local de crime, há necessidade de que se tenha impressões padrões, de autenticidade conhecida. Usando- se o sistema de Juan Vucetich, adotado no Brasil desde 1903, a identificação categórica só será atingida pelo estudo de
A revelação de impressões digitais latentes, com pós granulometricamente adequados, fundamenta-se na adsorção desses
Considere as afirmações abaixo, relativamente às qualidades dos desenhos datilares, as quais constituem os fundamentos da Datiloscopia.
I – Os desenhos datilares formam-se no sexto mês de vida intra-uterina e duram até algum tempo após a morte. É a denominada perenidade dos desenhos datilares.
II – Uma das qualidades dos desenhos datilares é a sua imutabilidade: suas formas gerais, específicas e individualizadoras permanecem constantes durante toda a vida.
III – A grande diversidade dos desenhos digitais permite suas classificações pelo estudo das respectivas impressões.
Quais estão corretas?
A fórmula dactiloscópica de uma pessoa que exibe I-3441 na série e E-2213 na seção, significa que os tipos fundamentais da classificação de Vucetich presentes nos seus dedos indicador direito e polegar esquerdo são, respectivamente:
Delta é
Papiloscopistas policiais receberam bons fragmentos papilares levantados em local de crime para exame. Posteriormente, a autoridade policial apresentou o nome de um suspeito. Com esses dados em mãos, os papiloscopistas pesquisaram os arquivos do Instituto de Identificação e localizaram a planilha dactiloscópica do suspeito. Realizado o confronto entre o fragmento papilar levantado no local e a impressão aposta na dactiloscópica do suspeito, confirmou-se sua presença do local do evento. Diante da situação relatada, as impressões confrontadas são chamadas respectivamente de
Quando o papiloscopista se defronta com impressões digitais que não apresentam condições técnicas para confronto, ele deve elaborar um documento denominado
Em uma perícia papiloscópica, em que há o confronto papiloscópico positivo, é fundamental na elaboração do parecer papiloscópico a inclusão da
A afirmativa da identidade de um datilograma é feita em função da presença de um certo número de pontos característicos. No Brasil, foi adotada a marcação de pontos característicos coincidentes no confronto de dois datilogramas de, no mínimo,
Os documentos elaborados pela seção de exames papiloscópicos do Instituto de Identificação, seguindo uma ordem de complexidade, de maior para menor relevância, são
Quanto à perenidade dos desenhos papilares, é correto afirmar que
A respeito da necropapiloscopia, assinale a alternativa incorreta.
Com relação às técnicas de coleta de impressões digitais do cadáver, assinale a alternativa incorreta.
Qual a solução utilizada para a conservação e reconstituição das papilas dérmicas?
Qual material que não faz parte do Equipamento de Proteção Individual (E.P.I.) do Necropapiloscopista?
Assinale a alternativa correta.
Qual dos tipos fundamentais a seguir não está presente na classificação primária adotada por Juan Vucetich?
Assinale a alternativa correta.
Texto V
Subtipos
Os quatro tipos fundamentais de impressões digitais idealizados por Vucetich possibilitam-nos um grande número de combinações imaginárias para o arquivamento, mas a natureza não foi avisada disso, pois ela não segue a mesma distribuição prevista pela matemática. Enquanto algumas combinações se repetem muito, outras sequer existem. Admite-se que, nos grandes arquivos, o número de combinações catalogadas chega a pouco mais de 0,1% das 1.048.576 combinações possíveis. Isso ocorre porque alguns tipos fundamentais são mais frequentes que outros, além de os desenhos digitais sofrerem uma simetria bilateral, ou seja, o tipo encontrado em um dos dedos de uma das mãos tende a se repetir no dedo correspondente da outra mão, mas invertendo a imagem como o efeito de um espelho.
Essa simetria, entretanto, não é uniforme entre os dedos. Alguns tipos são mais sensíveis que outros, seguindo a ordem: presilha, verticilo e arco.
Estudos indicam que a frequência dos tipos nos dedos ocorrem da forma apresentada a seguir.
• presilhas: incidem em 60% dos casos; as externas tendem a ocorrer somente nos dedos da mão direita, e as internas, nos dedos da mão esquerda, com exceção dos indicadores, que tendem a sofrer uma maior alternância desses tipos. As presilhas ocorrem preferencialmente no dedo mínimo e no médio.
• verticilos: incidem em 35% dos casos, distribuindo-se igualmente na mão direita e na esquerda, sendo o responsável pela maior variedade das fórmulas. Sua aparição ocorre com maior frequência no dedo polegar, no indicador e no anular, sendo o efeito da simetria bilateral maior no dedo polegar.
• arcos: incidem em 5% dos casos, sendo sua ocorrência maior nos dedos indicadores, e seu efeito bilateral é fraco, combinando mais frequentemente com as presilhas do que com os verticilos.
Internet: www.papiloscopia.com.br (com adaptações).
Os quatro tipos fundamentais de impressões digitais mencionados no texto V podem ser distribuídos pelos dedos das mãos de uma pessoa. Enumeram-se sucessivamente os dedos de uma pessoa de modo que o dedo mínimo da mão esquerda seja o número 1, o dedo anelar da mão esquerda seja o 2, até o dedo mínimo da mão direita, o de número 10. Dessa forma, o número de combinações possíveis para os n primeiros dedos é uma progressão geométrica (an), tal que an = 4n , na qual n é o número do dedo que se considera. Nessas condições, o logaritmo de base oito do elemento dessa progressão geométrica que corresponde ao polegar da mão direita é igual a
Dada a seguinte fórmula dactiloscópica, A2431 / E3123, a presença do tipo fundamental da classificação de Vucetich identificado como verticilo pode ser encontrado no
Dada a seguinte fórmula dactiloscópica, A2431 / E3123, a presença do tipo fundamental da classificação de Vucetich identificado como verticilo pode ser encontrado no
Na cena do local do crime os peritos arrecadaram a seguinte fórmula datiloscópica:
V 1 4 2 1
A 3 2 1 3
O suspeito deverá apresentar qual desenho digital no dedo médio da mão esquerda?
Quanto aos métodos de identificação, assinale a alternativa correta.
Na fórmula datiloscópica E2134/V4413, o tipo fundamental da classificação de Vucetich identificado como arco pode ser encontrado no dedo
Assinale a alternativa que apresenta a fórmula datiloscópica que representa um indivíduo que tem uma série com arco no polegar, verticilo no indicador, presilha interna no dedo médio, presilha externa no anular e arco no dedo mínimo.
O uso das impressões digitais como recurso empregado para vincular um suspeito à cena do crime, através dos vestígios coletados e analisados, é de aplicação inquestionável na investigação policial. A ficha datiloscópica, base na qual funcionam todos os sistemas de identificação humana por impressões digitais, é decadatilar. Tendo em vista que em um local de crime, dificilmente serão encontradas as impressões dos dez dedos do criminoso, marque a alternativa correta em relação à técnica referida.
Em tempos idos, os criminosos eram marcados com ferro em brasa na fronte, a exemplo do que ocorria na Índia. Na antiguidade (Grécia e Roma) utilizava-se esse método, mas assinalando o tipo de crime cometido. Cortar orelhas e narizes também foi um método de identificação no passado. Na atualidade, no Brasil, especificamente após a Constituição de 1988, o cidadão preso em flagrante ou acusado de um delito em investigação policial deverá ser identificado, conforme normal legal, pelo processo
Vários processos podem ser utilizados para a identificação de pessoa, como a datiloscópica, a antropométrica, o retrato falado. Existem, no entanto, marcas que são particulares e devem ser registradas no conjunto de informações individuais para melhorar o trabalho policial. Essas marcas:
O sistema Bertillonage de identificação antropométrica, até então aceita em várias partes do mundo, seria superado pelo sistema datiloscópico codificado e demonstrado cientificamente por
É um tipo de trabalho pericial que busca a identificação das pessoas mediante estudo das impressões existentes na derme (pele), especialmente nos dedos, nas mãos, nos pés e na língua. Essa técnica de perícia denomina-se
A pele é o maior órgão de nosso corpo, apresenta espessura que varia de 0,5 a 6 mm e funciona como uma capa que protege os órgãos internos. As camadas da pele, da parte externa para a parte interna, são:
Às impressões constituídas de papilas dérmicas, cujas linhas negras são formadas pelas cristas papilares e os espaços em branco são formados pelos sulcos interpapilares, denominam-se:
A papiloscopia baseia-se em alguns princípios fundamentais relacionados com a identificação humana, como: 1. o que diz que os desenhos papiloscópicos em cada ser humano já estão definitivamente formados ainda dentro da barriga da mãe, a partir do sexto mês de gestação; 2. o que diz que este desenho formado não se altera ao longo dos anos, salvo algumas alterações que podem ocorrer devido a agentes externos, como queimaduras, cortes ou doenças de pele, como a lepra; 3. o que garante que os desenhos das digitais são diferentes tanto entre pessoas como entre os dedos do mesmo indivíduo, sendo que jamais serão encontrados dois dedos com desenhos idênticos e 4. o que indica o potencial de uso dos desenhos das digitais na identificação humana. Os quatro enunciados apresentados correspondem, respectivamente, aos princípios denominados de:
A identificação entre duas impressões digitais faz-se por meio da verificação dos pontos característicos de cada uma das impressões encontradas no local do crime e a fornecida pelo suspeito. No Brasil, aceita-se afirmar que duas impressões são iguais, portanto, foram produzidas pelo mesmo dedo, quando houver um mínimo de pontos característicos coincidentes entre a impressão padrão e a de um indivíduo suspeito. Assim, que quantidade de pontos característicos coincidentes é aceita?
No começo do século XX, Alphonse Bertillon (pai da ciência forense) afirmou e demonstrou que não só as impressões digitais, mas também as impressões palmares (palma da mão) e plantares (sola do pé), são elementos de identificação incontestáveis e que mesmo uma pequena parte destas impressões é suficiente para determinar a identidade do indivíduo, basta que ela apresente certo número de particularidades coincidentes. A papiloscopia foi dividida em: (1) - identificação por meio das impressões palmares; (2) - identificação por meio das impressões plantares; (3) - identificação por meio dos poros das papilas dérmicas e (4) identificação humana por meio das impressões digitais. Esses processos são denominados, respectivamente, de:
As impressões digitais, independente da pele humana em que estão dispostas em forma de papilas dérmicas, possuem características e princípios relevantes para a identificação de pessoas. Uma impressão coletada em um recém-nascido (impressão do pezinho) pode ser aproveitada para fazer uma comparação quando o mesmo já estiver na fase adulta. Trata-se do princípio da
Juan Vucetich elaborou uma classificação datiloscópica que denominou de: arco (1); presilha interna (2); presilha externa (3); verticilo (4). Quanto à classificação, considere a definição a seguir: “ é a figura de impressão digital que possui dois ou mais deltas, destacados pelas linhas do sistema nuclear que envolvem o centro, voltando sobre si mesmas, dando conformações de círculos concêntricos, espirais, ovoidais, sinuosos e ganchosos”. O tipo descrito é:
As impressões em locais de crimes podem ser encontradas de três formas básicas: 1 - a que se faz sobre superfícies plásticas, tornando a impressão em relevo; 2 - a que para ficar evidente precisa ser levantada ou visualizada com produtos próprios (carbonato de chumbo, negro de fumo e outros métodos mais modernos) e 3 - a que é impregnada de qualquer sujidade (gordura, sangue, tinta, graxa, carvão etc.) marca a superfície de contato. As descrições apresentadas referem-se, respectivamente, às impressões:
No sistema de classificação datiloscópico de impressões digitais de Vucetich, a ausência de deltas, a inexistência de núcleos e os sistemas de linhas basilares e marginais caracterizam o tipo denominado
Segundo Luis Reyna Almandos, além das linhas negras, que são as cristas papilares, e os espaços claros, que são os sulcos interpapilares, uma impressão digital pode conter as linhas brancas datiloscópicas. Esse tipo de impressão classifica-se como
Na ficha de identificação de um indivíduo, a fração representativa da fórmula datiloscópica V – 3432/I – 2114 informa que
No método papiloscópico de identificação,
O iodo é utilizado para revelar impressões papiloscópicas e reage com que grupo de substâncias químicas?
Como é denominada a pele naturalmente destituída de pelos?
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Sob o ponto de vista da importância fisiológica da pele, assinale a alternativa correta.
Qual das doenças, abaixo relacionadas, é capaz de atingir a derme e destruir a matriz papilar?
Quanto à análise de uma fórmula datiloscópica é possível afirmar:
Relacione a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta.
Coluna 1
1. Impressão moldada
2. Impressão plantar
3. Impressão digital
4. Impressão palmar
5. Impressão latente
Coluna 2
( ) Impressão negativa
( ) Impressão não visível
( ) Impressão papilar do pé
( ) Impressão papilar da mão
( ) Impressão papilar da falange distal
A sequência correta é: