SóProvas


ID
177769
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma linguagem documentária é um conjunto de termos providos ou não de regras sintáticas, utilizadas para representar conteúdos de documentos técnico-científicos com fins de classificação ou busca retrospectiva da informação. Para atingir seus objetivos adequadamente, uma linguagem documentária deve integrar três elementos básicos. Dentre esses elementos, aquele destinado a expressar as relações contingentes entre os descritores, as quais são válidas no contexto particular em que aparecem, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Segundo GARDIN, uma LD [Linguagem Documentária] é um conjunto de termos, providos ou nao de regras sintáticas, utilizado para representar conteúdos de documentos técnico-científicos, com fins de classificação ou busca retrospectiva de informações (GARDIN et al., 1968).

    Para o autor, uma LD deve integrar três elementos básicos:
    -um léxico, identificado com uma lista de elementos descritores, devidamento filtrados e depurados;
    -uma rede paradigmática para traduzir certas relações essenciais e, geralmente estáveis, entre os descritores. Essa rede, organizada de maneira lógico-semântica, corresponde a uma organização dos descritores numa forma que, latu sensu, se poderia chamar classificação; e
    -uma rede sintagmática destinada a expressar as relações contingentes entre os descritores, relações essas que só são válidas no contexto particular onde aparecem. A construção de "sintagmas" é feita através de regras sintáticas destinadas a coordenar os termos que dão conta do tema.

    CINTRA, Anna Maria et al. Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: Polis: APB, 1994. (Coleção Palavra Chave, 4).

  • Eu decorei isso de forma bem bizarra....

    Rede SINTAGMÁTICA=

    Se sinto, logo EXPRESSO.

    Expressa a relação entre os descritores.