SóProvas


ID
1777987
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere:

I. A diferença entre o jornalismo e a ciência está no formato textual, pois enquanto um busca se comunicar com um público amplo, o outro se dirige somente à comunidade científica.
II. A informação jornalística e o conhecimento científico estão em níveis distintos de trabalho cognitivo, sendo que somente o segundo depende de validação em método válido e reprodutível.
III. A finalidade do jornalismo e da editoração na popularização do conhecimento é tornar a ciência e a filosofia compreensíveis para o público não especializado.
IV. O jornalismo trata de forma científica os seus textos em todas as editorias, desde política, economia e esportes até cultura e astronomia.
V. Na divulgação científica o jornalista não reproduz experimentos ou análises empíricas realizadas por cientistas, mas pode analisar os procedimentos de pesquisa para verificar a credibilidade da fonte, ou seja, do pesquisador e os resultados de sua pesquisa.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • UM POUCO DE CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE JORNALISMO CIENTÍFICO

     

    O jornalismo científico no Brasil tem uma trajetória singular. Na verdade, os seus primórdios coincidem com a própria história da imprensa brasileira, visto que nosso pioneiro, Hipólito da Costa, fundador do Correio Braziliense, já o praticava no final do século XVIII.

    Fonte: http://books.scielo.org/id/68/pdf/porto-9788523209124-06.pdf

     

    O decano do Jornalismo Científico Brasileiro é José Reis que, há mais de 50 anos, escreve regularmente na Folha de S. Paulo e que tem contribuição relevante tanto ao jornalismo e à divulgação científicos como à ciência nacional, destacando-se como emérito pesquisador. A USP mantém, há muitos anos, o Núcleo José Reis que promove, sistematicamente, cursos, edita publicações e realiza pesquisas em Jornalismo Científico. José Reis também é o nome de um concurso nacional para premiar iniciativas na área do Jornalismo e da Divulgação Científica.

    FONTE: http://www.jornalismocientifico.com.br/jornalismocientifico/conceitos/jornalismocientifico.php