SóProvas


ID
1778332
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Texto 1 – Coordenação entre órgãos gestores
    Um Plano de Contingência para o Trânsito necessita de planejamento prévio para lidar com situações emergenciais e atuar em casos que venham a causar transtornos nos principais corredores viários de uma cidade.
O aumento progressivo da frota de veículos provoca congestionamentos que muitas vezes impedem que os procedimentos planejados de emergência sejam adotados.
    Nesses casos, passam a exigir ações mais criativas e diferenciadas, devendo ser planejadas por equipes de técnicos especializados, com a parceria das universidades.
     O gerenciamento de acidentes de trânsito, como a velocidade que se desfaz o local de uma batida numa via estrutural, envolve o uso de equipamentos especiais, como helicópteros, e de pessoal devidamente treinado para isso. É crucial haver integração e coordenação entre os órgãos gestores da mobilidade urbana, para solucionar rapidamente as demandas dessa natureza.
    Situações como obras, fechamento de ruas e de faixas de tráfego, enchentes, alagamentos das vias e quedas de encostas e árvores, que impedem a circulação normal de veículos, necessitam de sinalização adequada, de informação relevante e bem veiculada em várias mídias, de agentes de trânsito devidamente preparados, de cavaletes e indicação dos desvios possíveis, para diminuir os impactos negativos.
     Podemos fazer analogia com um infarto e um AVC, que impedem o fluxo de sangue e exigem providências urgentes para que a pessoa não morra. O mesmo fenômeno ocorre com o trânsito, para que o fluxo seja restabelecido o mais rápido possível. (Eva Vider, O Globo, 9/10/2015 - adaptado)

“...planejamento prévio para lidar com situações emergenciais e atuar em casos que venham a causar transtornos nos principais corredores viários de uma cidade".
Entre os itens abaixo, aquele que deve ser considerado como causa de transtornos e não como situação emergencial é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A, 

    pois "o aumento progressivo do número de veículos" não é emergencial, tem como fazer um planejamento para evitar transtornos. 

  • O fato de ocorrer um aumento progressivo no número de veículos não caracteriza uma situação emergencial, mas sim causa de transtornos, como o congestionamento nos principais corredores viários de uma cidade.

  • E por que não a letra D? Também não vejo obras e fechamentos de ruas como emergenciais... Alguém pode explicar?

  • ¨O aumento progressivo da frota de veículos provoca congestionamento...¨ a relação é de causa e consequência.

    situação emergencial : ¨ Situações como obras, fechamento de ruas e de faixas de tráfego, enchentes, alagamentos das vias e quedas de encostas e árvores...¨
    GALERA FOCA NO TEXTO.
  • Quando começamos a resolver as provas de português da FGV , percebemos que ela mantem o mesma linha de raciocínio. Ela foca totalmente no texto e muitas vezes erramos porque usamos a NOSSA interpretação. Ao resolver a questão, dividi em 2 partes: situações emergenciais e transtornos. No parágrafo 4 diz " Situações como obras, fechamento de ruas e de faixas de tráfego, enchentes, alagamentos das vias e quedas de encostas e árvores, que impedem a circulação normal de veículos, necessitam de sinalização adequada, de informação relevante e bem veiculada em várias mídias, de agentes de trânsito devidamente preparados, de cavaletes e indicação dos desvios possíveis, para diminuir os impactos negativos". O autor sugere que haja um planejamento, uma preparação para que esses adventos não ocorram como uma sinalização prévia, o que nos traz a ideia de PLANEJAMENTO. Sendo assim, as alternativas B, C, D e E trazem essa ideia. Planejamentos que podem amenizar esses fatos. Mas a questão quer uma causa que cause transtorno e não seja uma situação emergencial, só pode ser a letra A pois no segundo parágrafo o autor afirma que "O aumento progressivo da frota de veículos provoca congestionamentos que muitas vezes impedem que os procedimentos planejados de emergência sejam adotados.", ou seja, impede até mesmo aquilo que já foi planejado, como sinalizações prévias, cavaletes, uso de agentes, etc.


    Para resolver as questões de interpretação da FGV é preciso que interpretemos de acordo com o texto e não com o que achamos.
  • O texto trás as alternativas B, C, D e E no mesmo nível no penúltimo parágrafo, assim podemos eliminar todas elas.

  • No parágrafo 2:

    "O aumento progressivo da frota de veículos provoca congestionamentos que muitas vezes impedem que os procedimentos planejados de emergência sejam adotados."
    Assim sendo, o texto dissocia o aumento progressivo da frota de veículos com os procedimentos de emergência a serem executados. Letra A.
  • Valeu galera, vcs ajudam muuuuito! Pensei exatamente assim "não acho que fechamento de rua seja emergencia". Putz, mas estava no TEXTO entre situações descritas como emergenciais! Nao podemos usar nossa interpretação pessoal nesses casos

  • Prova FGV nunca se atenha somente ao enunciado. Sempre bom voltar ao texto.

  • Essa tava dada. É só saber a diferença entre causa e efeito.



  • Nossa¹¹¹ essa estava , na minha opinião, mamão com açucar....

  •   "Situações como obras, fechamento de ruas e de faixas de tráfego, enchentes, alagamentos das vias e quedas de encostas e árvores, que impedem a circulação normal de veículos, necessitam de sinalização adequada..."

  • Errei fácil

  • 28/05/2019

    Errei

    Gab A