SóProvas


ID
1778344
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Texto 1 – Coordenação entre órgãos gestores
    Um Plano de Contingência para o Trânsito necessita de planejamento prévio para lidar com situações emergenciais e atuar em casos que venham a causar transtornos nos principais corredores viários de uma cidade.
O aumento progressivo da frota de veículos provoca congestionamentos que muitas vezes impedem que os procedimentos planejados de emergência sejam adotados.
    Nesses casos, passam a exigir ações mais criativas e diferenciadas, devendo ser planejadas por equipes de técnicos especializados, com a parceria das universidades.
     O gerenciamento de acidentes de trânsito, como a velocidade que se desfaz o local de uma batida numa via estrutural, envolve o uso de equipamentos especiais, como helicópteros, e de pessoal devidamente treinado para isso. É crucial haver integração e coordenação entre os órgãos gestores da mobilidade urbana, para solucionar rapidamente as demandas dessa natureza.
    Situações como obras, fechamento de ruas e de faixas de tráfego, enchentes, alagamentos das vias e quedas de encostas e árvores, que impedem a circulação normal de veículos, necessitam de sinalização adequada, de informação relevante e bem veiculada em várias mídias, de agentes de trânsito devidamente preparados, de cavaletes e indicação dos desvios possíveis, para diminuir os impactos negativos.
     Podemos fazer analogia com um infarto e um AVC, que impedem o fluxo de sangue e exigem providências urgentes para que a pessoa não morra. O mesmo fenômeno ocorre com o trânsito, para que o fluxo seja restabelecido o mais rápido possível. (Eva Vider, O Globo, 9/10/2015 - adaptado)

A analogia final do texto 1 – trânsito e AVC – tem a seguinte finalidade textual:

Alternativas
Comentários
  • Quando ele cita "Podemos fazer analogia com um infarto e um AVC" nesta oração ele está exemplificando, comparando com a gravidade da situação e não intensificando!! Bons Estudos!!

    Gabarito: "D"

  • resumo da explicação do Jailson Moura retirado do último parágrafo que é a finalidade textual de comparação:    ¨ ...analogia com... ¨

  • a) Errado. Não há crítica à saúde. É apenas uma comparação.

    b) Errado.  Não intensifica, apenas compara. c) Errado. Não há afetividade em relacionar AVC e trânsito. d) Certo. Ao comparar, o autor faz com que seja mais fácil entender. e) Errado. Doença não seria indiferença.
    Tudo no fim gera em torno de comparar uma coisa a outra, e não aumentar ou personificar.
  • Assim como no direito, a analogia vem a melhorar um entendimento...

  • gab: D    /Analogias são como ilustrações. Têm por objetivo facilitar a compreensão do ouvinte ou leitor. 

  • O texto cita analogias, ou seja, em semelhanças para que se tenha uma melhor interpretação da finalidade textual.

  • O texto faz analogias, dá um exemplo, isso tem a intencionalidade de melhorar a compreensão do leitor.

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

    Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS!

  • Gabarito D

    Avante PMCE 2021