-
Achei essa questão sem pé nem cabeça!
-
A única alternativa que tem um fato possível de colocar a culpa no governo é a D, pois a sinalização é de competência do governo, se está atrás das árvores, então está mal colocada.
As outras 4 alternativas referem-se a condutas ruins por parte dos motoristas:
-
Alternativa correta: D
A frase do enunciado “Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país" indica, justamente, que as pessoas costumam culpar o Estado, invés de assumirem suas responsabilidades.
Na alternativa D, “a sinalização, escondida atrás das árvores, não é seguida pelos motoristas porque não é vista", o leitor do jornal está culpando o Estado por um erro dos motoristas: o leitor retira toda a culpa dos motoristas na ação, indicando que não cumprem a sinalização pois o Estado colocou as placas atrás das árvores.
-
Questão muito inteligente. Utiliza-se de um trecho do texto para colocar alternativas que corroborem apenas esse trecho. O que causa confusão é que o todo o texto principal trás a ideia oposta; de que a responsabilidade é de todo o cidadão ao invés do estado.
-
Finalmente uma questão da FGV de tirar o chapéu, rs. Aqui exige-se raciocínio concentrado. O comando pede a comprovação (exemplificação) do que foi dito no texto. As alternativas A, B, C e E exemplificam transgressões dos motoristas e não um discurso que culpa o Estado etc pelas mazelas do trânsito. Por isso a resposta certa é sem duvida a D.
-
A FGV cobra raciocínio lógico na prova de português.
-
Nas alternativas A, B, C e E temos a responsabilidade de atos causados pelo homem. Já na alternativa D, deparamo-nos com uma responsabilidade do Poder Público.
-
não gosto dessa Banca
-
Essa banca não é de Deus.
-
Gostei dessa questão. O discurso foi atribuido a um leito de são paulo = O leitor escreveu.
Pensem em alguem escrevendo algo nos comentarios de uma noticia sobre um acidente de transito no G1, a alternativa D seria a unica culpando (criticando) o "governo" e não os motoristas.
-
com esse período do texto é possível deduzir a questão :
O pedestre que não respeita a faixa ( ou não a visualiza, incluindo a sinalização dos semáforos ) coloca em risco sua vida e também a do motorista e de terceiros.
-
Na minha opinião, a frase “Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país" condena o brasileiro que quer se isentar de culpa pelos problemas do trânsito. Aí a alternativa que mostra um caso de responsabilidade integral do poder é a que CONFIRMA?!? Eu acho que é a única que contraria... :(
-
Questão totalmente interpretativa. Errei a questão, e automaticamente ao ver a resposta correta eu entendi! rs
É como se fosse uma desculpa por parte dos usuários: como se precisasse "realmente" de uma placa para, por exemplo, um motorista não dirigir em altíssima velocidade desnecessariamente: " sofri o acidente por que a placa de velocidade máxima estava atrás da árvore" mas na verdade, o motorista estava a 220 km/h quando capotou. Ou seja, tudo é culpa do Estado, hábito de culpar o Estado, hábito de dar uma desculpa e não ver o próprio erro.
Gabarito D
-
Eu fui mais pelo lado de que a visibilidade da placa é de responsabilidade do Estado.
Como ela estava escondida atrás das árvores, culpa-se o Estado por isso, comprovando a situação mencionada no enunciado.
Vamos na fé.
-
Tive o mesmo pensamento da Valéria Santos. Tá achando as questões difíceis ??? Vão fazer a de nível médio é mais osso ainda... FGV Inexplicável.
-
Típica questão de interpretação da FGV, temos que ler com atenção o que a banca pede, pois considerando o mesmo texto, ela desdobra em várias questões com respostas e matérias das mais variadas. No enunciado ele pede:
“Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país".
"O comentário abaixo, atribuído a um leitor de um jornal paulista, que comprova a afirmativa acima é": A questão quer que identificamos uma frase que indica exatamente que as pessoas costumam culpar as autoridades e se eximem de alguma culpa por conta de acidentes, por tanto é só buscar o item que infere esse sentido, sendo o item d), pois está culpando algo (sinalização escondida) ao invés de reconhecer que a sociedade tem papel fundamental, pois compõe o trânsito. Nos demais itens, fica claro que reconhecem a contribuição da sociedade para o aumento de acidentes.
-
FGV Deu uma questão! Milagre!!!
-
galera acerta na sorte e vem defender a questão
-
Olha de fato a lETRA d está correta, todavia , se a FGV quizesse ela poderia colocar outro gabarito até porque se a sinalização está escondida atras das arvores não seria responsabilidade do governo podá-las para que se tornassem visiveis ??
Fica aí o vacilo do banca
-
“Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país". O comentário abaixo, atribuído a um leitor de um jornal paulista, que comprova a afirmativa acima é:
gabarito D
“a sinalização, escondida atrás das árvores, não é seguida pelos motoristas porque não é vista”;
(ou seja, tira a culpa da pessoa e põe no Estado, nas demais alternativas está claro que a culpa é da pessoa)