SóProvas


ID
1778977
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas sondagens de simples reconhecimento de solos com SPT, a operação de perfuração por circulação de água é realizada utilizando-se o trépano de lavagem como ferramenta de escavação. Conforme estabelece a norma específica, quando se atingir a cota de ensaio e amostragem, a composição de perfuração deve ser suspensa a uma altura de

Alternativas
Comentários
  • NBR 6484/2001 - Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio

    6 Procedimento - 6.2 Processos de perfuração - 6.2.5 "A operação de perfuração por circulação de água é realizada utilizando-se o trépano de lavagem como ferramenta de escavação. O material escavado é removido por meio de circulação de água, realizada pela bomba d'água motorizada, através da composição de perfuração. A operação em si, consiste na elevação da composição de lavagem em cerca de 0,30 m do fundo do furo, e na sua queda, que deve ser acompanhada de movimento de rotação alternados (vai-e-vem), aplicados manualmente pelo operador. À medida que for se aproximando da cota de ensaio e amostragem, recomenda-se que essa altura seja progressivamente diminuída. Quando se atingir a cota de ensaio e amostragem, a composição de perfuração deve ser suspensa a uma altura de 0,20 m do fundo do furo, mantendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que todos os detritos da perfuração tenha sido removidos do interior do furo."
  • -> Quando se atingir a cota de ensaio e amostragem, a composição de perfuração deve ser suspensa a uma altura de 0,20 m do fundo do furo, mantendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que todos os detritos da perfuração tenha sido removidos do interior do furo

  •  NBR 6484, Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio.

     

    "6.2.5 A operação de perfuração por circulação de água é realizada utilizando-se o trépano de lavagem como ferramenta de escavação.

     

    O material escavado é removido por meio de circulação de água, realizada pela bomba d’água motorizada, através da composição de perfuração.

     

    A operação em si, consiste na elevação da composição de perfuração em cerca de 30 cm do fundo do furo e na sua queda, que deve ser acompanhada de movimentos de rotação alternados (vai-e-vem), aplicados manualmente pelo operador.

     

    À medida que se for aproximando da cota de ensaio e amostragem, recomenda-se que essa altura seja progressivamente diminuída.

     

    Quando se atingir a cota de ensaio e amostragem, a composição de perfuração deve ser suspensa a uma altura de 0,20 m do fundo do furo, mantendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que todos os detritos da perfuração tenham sido removidos do interior do furo."

     

    "TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!

  • Resolução do exercício https://www.youtube.com/watch?v=Q2R9rnFLnCE
    A partir do tempo 01:07:45

  • Essa foi difícil.