NBR 6122/2010
8.5 Orientações gerais
8.5.7 Desaprumo de estacas
Não há necessidade de verificação de estabilidade e resistência, nem de medidas corretivas para desvios de execução, em relação ao projeto, menores do que 1/100.
Outras informações...
8.5.4 Escavação para os blocos de estacas
Na escavação para execução do bloco sobre as estacas com auxílio de máquinas (retroescavadeira ou similar), devem ser observadas as seguintes condições:
c) as caçambas (conchas) dos equipamentos utilizados para tal operação não devem possuir largura superior a 50 % do espaço disponível entre as estacas no bloco a ser escavado.
8.5.5 Preparo da cabeça de estacas:
Para cada tipo de estaca devem ser atendidos os seguintes critérios:
(...)
e) É obrigatório o uso de lastro de concreto magro corn espessura não inferior a 5 cm para execução do bloco de coroamento. A estaca deve ficar pelo menos 5 cm acima do lastro.
8.5.6.1 Elementos isolados ou alinhados
Não é permitido o emprego de estacas de diâmetros ou bitolas inferiores a 0,30 m, sem travamento.
Para estacas metálicas, o diâmetro a ser considerado é aquele do círculo circunscrito.
Para estacas de qualquer dimensão, é aceitável, sem qualquer correção adicional, um desvio entre o eixo da estaca e o ponto de aplicação da resultante das solicitações do pilar de 10 % da menor dimensão da estaca. Para desvios superiores, deve ser feita a verificação das implicações das excentricidades na estabilidade da estrutura.
8.5.6.2 Conjunto de estacas
São toleradas, sem necessidade de correção, excentricidades de até 10 % do diâmetro das estacas do conjunto.
Quando a excentricidade for superior a esse valor, as cargas devem ser verificadas, aceitando-se, sem correção, um acréscimo de até 15 % sobre a carga admissível ou carga resistente de projeto da estaca.
"TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!