SóProvas


ID
1779217
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O mecanismo orçamentário criado para assegurar que receitas vinculadas por lei à finalidade específica sejam exclusivamente aplicadas em programas e ações que visem à consecução de despesas ou políticas públicas associadas a esse objetivo legal é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C). PALUDO (2013, p.177):

    Classificação quanto à destinação da receita

    Segundo os Manuais da Receita STN/SOF, destinar é reservar para determinado fim ou emprego. A metodologia de destinação da receita constitui instrumento que interliga todo o processo orçamentário-financeiro, desde a previsão da receita até a execução da despesa. Esse mecanismo possibilita a transparência no gasto público e o controle das fontes de financiamento das despesas, por motivos estratégicos e pela existência de dispositivos legais que estabelecem vinculações para as receitas.

    Para o Manual de Procedimentos da Receita Pública, destinação da receita pública é o processo pelo qual os recursos públicos são vinculados a uma despesa específica ou a qualquer que seja a aplicação de recursos, desde a previsão da receita até o efetivo pagamento das despesas constantes dos programas e ações governamentais.

    A justificativa para a criação das vinculações de receitas é garantir as despesas correspondentes, seja para funções essenciais, seja para entes, órgãos, entidades ou fundos. Existem outras vinculações, como as derivadas de convênios e contratos de empréstimos e financiamentos, cujos recursos são obtidos com finalidade específica.


  • 4. RECEITA

    4.2. CLASSIFICAÇÕES DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA

    4.2.3. CLASSIFICAÇÃO POR FONTE/DESTINAÇÃO DE RECURSOS 


    Instrumento criado para assegurar que receitas vinculadas por lei a finalidade específica sejam exclusivamente aplicadas em programas e ações que visem a consecução desse objetivo. As fontes/destinações de recursos agrupam determinadas naturezas de receita, conforme haja necessidade de mapeamento dessas aplicações de recursos no orçamento público, segundo diretrizes estabelecidas pela SOF [tabela no item 8.1.4.]. 


    Como mecanismo integrador entre a receita e a despesa, o código de fonte/destinação de recursos exerce duplo papel no processo orçamentário: na receita, indica o destino de recursos para o financiamento de determinadas despesas; na despesa, identifica a origem dos recursos que estão sendo utilizados.


    Fonte: MTO, 2016. p. 26.

  • Primeiro temos que entender o que a questão nos pede: Ela quer saber qual o mecanismo orçamentário é utilizado para saber se determinado recurso é vinculado por lei a alguma ação epecífica.

     

    Exemplo: A CPMF(suspensa) é destinada exclusivamente ao serviço de saúde, e o mecanismo utilizado para distinguir entre todos os recursos dos tributos recolhidos pelo governo é a a CLASSIFICAÇÃO POR FONTE DE RECURSOS. Quando um imposto é recolhido, para que se identifique qual a sua origem, o governo usa de tal mecanismo orçamentário.

  • definições de classificação por fonte de recurso ou fonte/destinação de recursos.

    Instrumento criado para assegurar que receitas vinculadas por lei à finalidade específica sejam exclusivamente aplicadas em programas e ações que visem à consecução de despesas ou políticas públicas associadas a esse objetivo legal.

    Como mecanismo integrador entre a receita e a despesa, o código de fonte/destinação de recursos exerce duplo papel no processo orçamentário: na receita indica o destino de recursos para o financiamento de determinadas despesas; na despesa identifica a origem dos recursos que estão sendo utilizados.

    O mesmo código utilizado para controle das destinações da receita também é utilizado na despesa para controle das fontes financiadoras

    A fonte/destinação de recursos possui a finalidade de identificar o destino dos recursos arrecadados.

    A natureza de receita orçamentária busca identificar a origem do recurso segundo seu fato gerador enquanto  a fonte/destinação de recursos possui a finalidade de identificar o destino da sua aplicação.

    Como mecanismo integrador entre a receita e a despesa, o código de fonte/destinação de recursos exerce um duplo papel no processo orçamentário. Para a receita orçamentária, esse código tem a finalidade de indicar a destinação de recursos para a realização de determinadas despesas orçamentárias. Para a despesa orçamentária , identifica: a origem dos recursos que estão sendo utilizados.

    O mecanismo de classificação de recursos por fonte tem por objetivo identificar a destinação dos recursos arrecadados.

    LETRA C.

  • RESOLUÇÃO:

             Gente, a classificação orçamentária por fontes/destinações de recursos visa identificar as fontes de financiamento dos gastos públicos. Ou seja, a ideia foi criar um mecanismo que integrasse a origem (de onde veio) da receita orçamentária com a destinação (onde será gasto) do recurso na despesa orçamentária.

    Gabarito: LETRA C