SóProvas


ID
1779226
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Se determinado ente da Federação arrecadar impostos cuja receita deva ser compartilhada com outros entes em decorrência de disposições constitucionais, então, na contabilidade do ente arrecadador, a parcela a ser distribuída será contabilizada como

Alternativas
Comentários
  • 3.6.1.2 Recursos Cuja Tributação e Arrecadação Competem a Um Ente da Federação, Mas São Atribuídos a outro(s) Ente(s)

    Atribuídos a outro(s) Ente(s)

    No caso em que se configure em orçamento apenas o valor pertencente ao ente arrecadador, deverá ser registrado o valor total arrecadado, incluindo os recursos de terceiros. Após isso, estes últimos serão registrados como dedução da receita e será reconhecida uma obrigação para com o “beneficiário” desses valores.


    Fonte: MCASP

  •  

    3.6.1. Deduções da Receita Orçamentária

     

    O critério geral utilizado para registro da receita orçamentária é o do ingresso de disponibilidades.

    No âmbito da administração pública, a dedução de receita orçamentária é utilizada nas seguintes situações, entre outras:

    a. Recursos que o ente tenha a competência de arrecadar, mas que pertencem a outro ente, de acordo com a lei vigente (se não houver a previsão como despesa); e

    b. Restituição de tributos recebidos a maior ou indevidamente.

     

     

    Se a receita arrecadada possuir parcelas destinadas a outros entes (repartição tributária), a transferência poderá ser registrada como dedução de receita ou como despesa orçamentária, de acordo com a legislação em vigor.

    Se houver parcelas a serem restituídas, em regra, esses fatos não devem ser tratados como despesa orçamentária, mas como dedução de receita orçamentária, pois correspondem a recursos arrecadados que não pertencem à entidade pública e não são aplicáveis em programas e ações governamentais sob a responsabilidade do ente arrecadador, não necessitando, portanto, de autorização orçamentária para a sua execução.

     

     

     

    MCASP 6ªed. , p.51