SóProvas


ID
1781320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao mercado de câmbio.

No cenário de desvalorização cambial, a contratação de operações a termo de dólar na posição comprada é estratégia de hedge compatível com os riscos assumidos por importadores brasileiros que tenham adquirido bens no exterior para pagamento futuro naquela moeda. 

Alternativas
Comentários
  • Hedge - Operações realizadas com o objetivo de obter proteção contra o risco de variações de taxas de juros, de paridade entre moedas e do preço de mercadorias.

    Fonte: site do BCB

  • São operações com a finalidade de proteção. A palavra Hedge vem do inglês que significa CERCA, ou seja, proteção. É uma posição oposta aquela que se possui no mercado físico, ou seja, um produtor de milho precisa se proteger da queda nos preços, sendo assim, assume posição vendida no mercado futuro, como se assim estivesse vendendo sua safra antecipadamente.

     

    O objetivo do Hedge não é obter lucros, mas sim travar o preço.

    Aquele Hedger que deseja garantir um preço mínimo ou máximo e conseguir ter ganhos caso o mercado ande a seu favor, além de não ter ajuste diário e deposito de margem de garantia deve realizar o Hedge com opção de compra (call) ou opção de venda (put). O Hedge com opções é a melhor modalidade, pois protege de um cenário adverso, tem prejuízo limitado, que é o custo da opção (seguro).

     

     

    http://www.operefuturos.com.br/hedge/o-que-e-hedge/

  • Acontece o seguinte: os importadores terão de fazer pagamentos no futuro em dólar, e a situação é de que o mesmo está subindo frente ao R$. Assim, fazendo contratos de compra de dólar (posição comprada) à preços combinados (que obviamente serão mais baixos que o aumento no cenário), eles ficarão protegidos da alta que virá, pois terão um U$ mais "barato" para pagar suas importações.