SóProvas


ID
1781326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao mercado de câmbio.

Considerando-se que o Banco Central (BCB) não renove os contratos de swaps cambiais a vencer, esses contratos deverão ser liquidados mediante a entrega física de moeda estrangeira pela autoridade monetária, com a correspondente redução das reservas internacionais brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • o órgão trabalha com o compromisso de recompra da moeda, para conter o avanço do dólar frente ao real. Os leilões diários de "swaps cambiais" funcionam como venda de divisas no mercado futuro, além de venda de dólares com compromisso de recompra. O objetivo é fornecer "hedge" (proteção contra a flutuação cambial) ao mercado e evitar maiores pressões sobre o câmbio.

  • Um swap nada mais é do que uma troca de riscos entre duas partes.Na definição mais formal, swap consiste em um acordo para duas partes trocarem o risco de uma posição ativa (credora) ou passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos.Essas trocas (swaps) são bastante comuns com posições envolvendo taxas de juro, moedas e commodities. Apesar de muitos autores de livros didáticos considerarem o swap uma evolução, sua estrutura é bastante semelhante à dos antigos contratos a termo.No entanto, não adianta saber o que é swap se você não souber para o que serve. Então vamos lá:

  • Alguém q não é cheio de conceitos e teorias sabe responder pq a questão tá errada? 

  • Rocky, sem rodeios:

    pq o swap liquida pela diferença financeira entre as rentabilidades, sem entrega física.

  • Gabarito: Errado

    Quando uma empresa possui um ativo financeiro indexado à variação do dólar comercial e deseja trocar esse indexador por uma determinada taxa prefixada, sem se desfazer do ativo financeiro, ela poderá realizar essa operação por meio de uma troca de taxas. No contrato de swap, o BC se compromete a pagar ao detentor do swap a variação do dólar, acrescida de uma taxa de juros ("cupom cambial"), e a receber a variação da taxa de juros doméstica acumulada no mesmo período (taxa Selic). 

    A questão está errada porque não ocorre a entrega de dinheiro físico, o que ocorre na verdade é uma troca de taxa

    fonte: www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/swapcambial