SóProvas


ID
1781395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na execução do orçamento, alguns mecanismos são utilizados para corrigir insuficiências ou para garantir o pagamento a fornecedores caso todo o processo não seja passível de execução dentro do exercício. Acerca desses mecanismos, julgue o item subsequente.

Situação hipotética: Um ente público adquiriu materiais de consumo devidamente licitados e empenhados, conforme determinação legal, e, no final do exercício, a unidade orçamentária não havia recebido os bens cujo prazo de entrega ainda não havia expirado. Assertiva: Nesse caso, a referida despesa poderá ser inclusa na conta de restos a pagar não processados, independente do cumprimento do estágio da liquidação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.


    Os Restos a Pagar processados equivalem às despesas liquidadas, ou seja, às despesas em que o credor já cumpriu sua obrigação, já entregou o material ou já prestou o serviço – tendo, portanto, direito líquido e certo ao pagamento correspondente.

    Os Restos a Pagar não processados equivalem às despesas não liquidadas, ou seja, são aquelas em que o fornecedor ainda não entregou o material ou não prestou o serviço. Esse credor ainda não tem direito ao crédito, mas poderá tê-lo se cumprir sua obrigação conforme estipulado no empenho ou no contrato.


    PALUDO (2013)

  • O grande erro dessa questão inclusive por motivo de legalidade é o empenho ter ocorrido antes da entrega/aceite dos materiais
  • Não entendi o comentário do Igor, pois o empenho ocorre sempre antes da entrega sendo a primeira fase da despesa ( á luz da lei 4320/64) :

    Empenho

    Liquidação

    Pagamento

  • Gente ... esse gabarito está certo mesmo ???

    Pois, no meu entendimento essa questão deveria estar errada por causa desse final : independente do cumprimento do estágio da liquidação . 

    Como ? Se pra ser restos a pagar não processados precisa dessa condição de despesa não liquidada.

    Alguém pode explicar !

  • Gabrielle, tentando ajudar:


    Em regra, as despesas que não forem liquidadas serão anuladas, salvo os 4 casos abaixo descritos, nos quais negrito o caso da questão:


    Decreto 93.872/86, Art . 35. O empenho de despesa não liquidada será considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando:

    I - vigente o prazo para cumprimento da obrigação assumida pelo credor, nele estabelecida;

    II - vencido o prazo de que trata o item anterior, mas esteja em cursos a liquidação da despesa, ou seja de interesse da Administração exigir o cumprimento da obrigação assumida pelo credor;

    III - se destinar a atender transferências a instituições públicas ou privadas;

    IV - corresponder a compromissos assumido no exterior.


    Assim, a empresa responsável pela entrega do material de consumo ainda estava no prazo para cumprir tal obrigação.


    Breve comentário dos Profs. Deusvaldo Carvalho e M.Ceccato no Manual Completo de Cont. Pública :


     “De regra, conforme texto legal acima, o empenho não liquidado deve ser anulado em 31 de dezembro, salvo quando satisfizer as condições estabelecidas.

    Assim, o Governo Federal, através do SIAFI, procede à inscrição automática de empenhos liquidados em restos a pagar processados no encerramento do exercício financeiro.

    Já os empenhos não liquidados, não serão inscritos automaticamente em restos a pagar não processados ao final do ano. Para que sejam inscritos, deverão satisfazer as condições do Decreto 93.872-82.

    (...) Complementarmente, o Ordenador de Despesas irá indicar, dentre os empenhos não liquidados que estejam contidos nas hipóteses previstas no art. 35 do Dec. 93872-86, quais serão inscritos em Restos a pagar não processados.”


    Um exemplo: Licitação finalizada em 1º de dezembro que previa prazo de entrega de objeto em 2 meses (ou seja, até dia 1º de fevereiro do ano seguinte).  No dia 31 de dezembro, o empenho não foi liquidado, entretanto, ainda está vigente o prazo para o credor cumprir a obrigação. Logo, neste caso, o empenho poderá ser inscrito em restos a pagar não processados (desde que haja indicação pelo Ordenador de Despesas).


    gab: C


    Fontes:

    - Deusvaldo Carvalho e M. Ceccato, Manual Completo de Cont.Pública, p.341-342

    - Dec. 93872/86

  • Pessoal, esse "independente da liquidação" quer dizer que PODE ser inscrito em restos de qualquer forma. Que não há necessidade de liquidar para inscrever em restos... É uma dificuldade semântica, eu também errei porque entendi que "entraria em restos não processados mesmo que fosse liquidada" -> o que torna a assertiva errada. Mas não é isso que a questão quer dizer.

    Está porcamente escrita.

  • Pessoal, o comentario que justifica a questao é o da nobre colega Vanessa IPD.

    o que distingue restos a pagar processados do não processado é a "fase" da despesa.
    Lembremos que a despesa, segundo a lei 4320, possui 3 fases: Empenho; liquidação e pagamento (ELP);

    Ja a doutrina diz que são 4 "fases": Fixação; empenho; liquidação e pagamento.

    Fora essa divergêcia doutriária temos que:

    Restos a pagar PROCESSADO é = despesa Empenhada + Liquidada.

    Restos a pagar NÃO processado = despesa apenas empenhada.

    segue a luta!!!

  • De fato a questão está toda correta, o final é que gera uma interpretação dúbia: "independente do cumprimendo do estágio da liquidação". Na verdade o que a questão quis dizer com isso, é que independente dos bens não terem sido recebidos serão inscritos em restos a pagar não processados, o que é verdade, pois ainda é vigente o prazo de entrega dos bens. Porém, essa afirmação provoca uma interpretação dúbia, acharia mais sensato ter anulado a questão.

  • questão mal elaborada, maldosa, elaborada pra mata o candidato que estuda.O que diferencia a inscrição em restos a pagar PROCESSADOS ou restos a pagar NÃO PROCESSADOS é justamente a fase de liquidação. 

  • Só acertaria essa questão o candidato que pudesse ler a mente de quem elaborou a questão. DEVERIA SER ANULADA.

  • Baita sacanagem uma questão dessa... Uma questão assim não exige conhecimento do candidato...

  • Vou ter que discordar do Manoel Henrique. A questão não restringiu a situação somente ao termo restos a pagar, mas sim a restos a pagar não processados ,  o qual depende do estágio da liquidação para seguir esta classificação. Ao meu ver, questao errada.

  • Tá certo!

    Os restos a pagar em processo de liquidação entram no novo exercício como não processados, assim como os que foram somente empenhados.

    Para quem tiver acesso, o professor Cláudio Alves fala sobre esse contexto em seus vídeos aqui no QC.
     

  • DECRETO Nº 93.872, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1986

     

    Art . 35. O empenho de despesa não liquidada será considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando:

     

    I - vigente o prazo para cumprimento da obrigação assumida pelo credor, nele estabelecida;

     

    II - vencido o prazo de que trata o item anterior, mas esteja em cursos a liquidação da despesa, ou seja de interesse da Administração exigir o cumprimento da obrigação assumida pelo credor;

     

    III - se destinar a atender transferências a instituições públicas ou privadas;

     

    IV - corresponder a compromissos assumido no exterior.

  • Vontade de dar uma mijada no cespe...

  • Acredito que o "X" da questão esteja no significado de "liquidação". É através da liquidação que se verifica o direito do credor. Sendo assim, se os bens ainda não haviam sido recebidos pelo ente público, não há que se falar em liquidação, já que não há ainda o direito do credor a receber o valor correspondente à mercadoria.

  • Até acertei essa questão porque já resolvi várias questões do CESPE. Mas, mais uma vez o CESPE está prejudicando o candidato que estuda.

    Foi desnecessário...

  • Certa, mas deveria ser super Errada!

    "Independente do cumprimento do estágio da liquidação"? É maluquice tentar justificar esse gabarito como "Certo".

    Assim, com base nessa questão, a seguinte constatação estaria correta: independente do cumprimento do estágio da liquidação, ou seja, a despesa estando liquidada ou não liquidada poderá ser inclusa em RaP não processados.

    HashTagCespeMotherfucker

  • Liquidacao = verifica-se a entrega do bem, servico ou material

    O pagamento so será efetuado após essa entrega ( APOS A LIQUIDACAO).

    Como na questao o material nao foi entregue conclui-se que houve somente o Empenho pois a liquidacao ficou pendente. Sendo assim carcteriza-se como Restos a Pagar NAO PROCESSADOS.

  • PQP! Li várias vezes a questão, tive muita dificuldade para interpretar essa redação. Achei que o problema era somente comigo. Errei a resposta, então fui verificar os comentários e vi a sacanagem dessa banca FDP! 

    Parafraseando o colega Flávio:" Mas, mais uma vez o CESPE está prejudicando o candidato que estuda."

  • Acompanhem o comentário do colega Thiago Ribeiro.

    Está muito bem explicado.

  • Q485866  Aplicada em: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-GO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    QUESTÃO QUE PODERÁ AJUDAR A ENTENDER O QUE A CESPE QUER DIZER:

    Ainda que os serviços contratados pelo poder público não tenham sido prestados ao órgão público interessado até 31 de dezembro de determinado exercício, deve ser feita a inscrição das respectivas despesas em restos a pagar se o prazo de cumprimento da obrigação vencer no exercício subsequente. CERTO. 

    Em regra, se uma despesa for empenhada, mas não liquidada e não paga, terá seu empenho cancelado ao final do exercício financeiro.

    Exceto se:

    a) vigente o prazo para cumprimento da obrigação assumida pelo credor, nele estabelecida;

    b) vencido o prazo de que trata o item "a", mas esteja em curso a liquidação da despesa;

    c) vencido o prazo de que trata o item "a" mas seja de interesse da administração exigir o cumprimento da obrigação assumida pelo credor;

    d) se destinar a atender transferências a instituições públicas ou privadas;

    e) corresponder a compromissos assumidos no exterior;

    f) haja indicação pelo ordenador de despesas de quais empenhos não liquidados serão inscritos em restos a pagar. 

    Fonte: Manual Completo de Contabilidade Pública, pág. 357. CRÉDITOS PARA A ALUNA Mar Brasília

  • Situação hipotética: Um ente público adquiriu materiais de consumo devidamente licitados e empenhados, conforme determinação legal, e, no final do exercício, a unidade orçamentária não havia recebido os bens cujo prazo de entrega ainda não havia expirado. Assertiva: Nesse caso, a referida despesa poderá ser inclusa na conta de restos a pagar não processados, independente do cumprimento do estágio da liquidação.

     

    DECRETO Nº 93.872, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1986

    Art . 35. O empenho de despesa não liquidada será considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando: ( Ou seja, se não Liquidou será ANULADO/CANCELADO e o saldo reverte para a dotação orçamentária, mas existe a exceção, que em alumas hipoteses NÃO será anulado, mas será considerado RESTOS A PAGAR quando:)

     

     

    I - vigente o prazo para cumprimento da obrigação assumida pelo credor, nele estabelecida; ( Ou seja, a Adm. fechou contrato com alguém e estipulou o prazo de 60 dias para o pagamento. Só que passou do dia 31/12 e o serviço ainda não foi prestado, mas ainda existe prazo para que tal serviço seja feito. Essa despesa será considerada como RPNP. )

     

    Para maior entendimento assista: https://www.youtube.com/watch?v=jL5UTq5fEDE

     

    Agora de Maneira simplificada para que todos entendam, segue a regra:

    Será RAP:

    - as despesas EMPENHADAS. Classificando-se em:

     

    -PROCESSADAS: Houve o EMPENHO + LIQUIDAÇÃO

    -N PROCESSADAS: Só houve o EMPRENHO (Independende de LIQUIDAÇÃO)

     

    Pq?

    Os Restos a Pagar processados equivalem às despesas liquidadas, ou seja, às despesas em que o credor já cumpriu sua obrigação, já entregou o material ou já prestou o serviço – tendo, portanto, direito líquido e certo ao pagamento correspondente.

     

    Os Restos a Pagar não processados equivalem às despesas não liquidadas, ou seja, são aquelas em que o fornecedor ainda não entregou o material ou não prestou o serviço. Esse credor ainda não tem direito ao crédito, mas poderá tê-lo se cumprir sua obrigação conforme estipulado no empenho ou no contrato.

     

    Questão; Situação hipotética: Um ente público adquiriu materiais de consumo devidamente licitados e empenhados, (Houve EMPRENHO então é RAP) conforme determinação legal, e, no final do exercício, a unidade orçamentária não havia recebido os bens cujo prazo de entrega ainda não havia expirado. (  não tem direito ao crédito, mas poderá tê-lo se cumprir sua obrigação conforme estipulado no empenho ou no contrato) Assertiva: Nesse caso, a referida despesa poderá ser inclusa na conta de restos a pagar não processados, independente do cumprimento do estágio da liquidação.

     

    GAB: C

    Ainda não entendeu? Assita outro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uGYtMx6qPds&t=115s

  • comentario da luiza, MT BOM :

    "De fato a questão está toda correta, o final é que gera uma interpretação dúbia: "independente do cumprimendo do estágio da liquidação". Na verdade o que a questão quis dizer com isso, é que independente dos bens não terem sido recebidos serão inscritos em restos a pagar não processados, o que é verdade, pois ainda é vigente o prazo de entrega dos bens. Porém, essa afirmação provoca uma interpretação dúbia, acharia mais sensato ter anulado a questão".

    ATE PQ DIGAMOS QUE CHEGOU 31 DE DEZEMBRO, NAO HA MAIS OQUE SER LIQUIDADO, LOGO SERA INSCRITO em restos a pagar não processados, SE O CREDOR CUMPRIR ATE 30 DE JUNHO DO ANO SUBSEQUENTE DA INSCRIÇÃO, HAVERA DIREITO  DE RECEBER

  • ...poderá ser inclusa na conta de restos a pagar não processados...Ora, se o prazo de entrega ainda não expirou e a mercadoria ainda não foi entregue, há outra opção à administração a não ser inscrever em restos a pagar não processados? Poderia ela anular o empenho vigente o prazo pra entrega?

  • Muitos consideram o adjetivo "Independente" como sinônimo do advérbio "Independentemente ". No contexto da questão o adjetivo empregado traz a ideia de que a despesa (substantivo modificado pelo adjetivo) será classificada como não processada e será independente de liquidação, ou seja, não haverá liquidação. Se fosse usado o abvérbio, ele modificaria a locução verbal "poderia ser" e passaria a ideia de "tanto faz" ter passado ou não pela etapa de liquidação, seria classificado da mesma forma; aí sim estaria errada a assertiva. A questão não trouxe duplo sentido, mas requereu prévio conhecimento da diferença entre essas palavras.

  • Independente foi só para balançar o candidato, pois é fato que a liquidação se dá somente após o cumprimento do acordado:

     

    §  Art. 35. O empenho de despesa não liquidada será considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando:

     

    ·         I - vigente o prazo para cumprimento da obrigação assumida pelo credor, nele estabelecida;

  • BULLDOG ESTUDANTE 

    16 de Agosto de 2016, às 17h03

    Útil (14)

    Vontade de dar uma mijada no cespe...

     

    rindo muito do seu comentário...  eu estava nervosa com o meu erro na questão , depois que vi o seu comentário, so consegui rir..kkkkkk

  • Realmente preciso estudar mais AFO, não cai em todos os concursos de nível superior em direito e estou meio enferrujado nesses conteúdos, mas se tratando do cespe a melhor opção é deixar em branco se n tiver certeza...

  • Imagina que foi feito o empenho para a entrega de copos descartáveis em 23/09/2020
    Imagina que ,no contrato, está estabelecido que a entrega será dia 15/01/2021
    Viu aí, o exercício financeiro acaba, o empenho não foi, ainda, liquidado .


    outra situação;

    Imagina que o prazo de entrega é de 120 dias a partir de 23/09/2020
    Imagina que em dezembro/20 foi entregue a metade.
    Viu aí, o produto está em liquidação


    Não pode confundir prazo de contrato com vigência do orçamento.
     

  • CERTO
    unidade orçamentária não havia recebido os bens cujo prazo de entrega ainda não havia expirado  não houve liquidação, apenas o empenho  RP não processados 

     

  • Ou seja, é a chamada liquidação provisória.

    GAB CERTO

  • Fico espantado com o esforço que os candidatos fazem pra justificar as atrocidades cometidas por essa banca...

     

    Quem acertou: estude mais.

  • RPNP --> "a liquidar" ou "em liquidação"

  • Se não for liquidado então é RP não processado.

  • Vontade de dar uma mijada no cespe (2)

  • A pegadinha dessa questão está no "nesse caso". Chega a ser falta de respeito com a gente que rala tanto.

  • Note que o prazo da entrega ainda não havia expirado.
  • Não entendi essa questão, sinceramente!!

  • Aqui em Goiás, a Procuradoria Geral entende que deverá ser cancelados os empenhos e realizado um novo empenho, para atender o Princípio da Anualidade Orçamentária.

    A PGE daqui é uma loucura!

  • A nomenclatura restos a pagar é porque a despesa foi assim classificada visto que ela já passou pelo empenho (para ganhar esse nome a despesa já tem que ter sido empenhada – feita uma reserva do orçamento para ela). Os restos a pagar processados representam a despesa empenhada que já passou pela liquidação (checagem de documentos para posterior pagamento). Os restos a pagar não processados ainda não passaram pela liquidação (não se verificou a importância que se deve pagar, a quem se deve pagar e o objeto do que se deve pagar). A palavra “independente” significa desgarrado do estágio da liquidação. Está correto. Se os materiais ainda não foram entregues como haveria de ter passado, a despesa, pelo estágio de liquidação? Logo, a despesa poderá ser inserida na conta de restos a pagar não processados, os quais são independentes do cumprimento do estágio da liquidação. 

    Resposta: Certo.

  • Independente do estágio de liquidação? Então se estiver liquidada, ainda assim posso classificar como RP não processado?

    Loucura..

  • Foda-se! Não quero trabalhar na Telebras mesmo!

  • Gab. C

    Questão muito bem elaborada. A dificuldade pode estar mais na interpretação que pelo conteúdo em si.

    Observe que a palavra independe possui o mesmo significado de não depende, dispensa, não estar sujeito, não se subordinar.

    Observe a reescrita. (...) Assertiva: Nesse caso, a referida despesa poderá ser inclusa na conta de restos a pagar não processados, não se subordina/dispensa/não estar sujeito/não depende do cumprimento do estágio da liquidação.

    *A confusão poderia ser gerada ao confundir com o advérbio independentemente - que significa: autonomamente; de forma separada ou apartada; de modo individualista ou desobrigadamente.

    A inscrição do Restos a Pagar não Processados independe do cumprimento do estágio da liquidação, mas não é independentemente do cumprimento do estágio da liquidação, pois se for feita a liquidação, então será Restos a Pagar Processados.

  • Eu continuoooo errandoooo essa questão :(

  • CERTA!

    Acho que o segredo tá ali onde diz que o prazo ainda não havia expirado.

  • se tiver liquidado será resto a pagar processado então depende sim da liquidação.. Não entendi
  • fazendo as perguntas certas :

    houve empenho ? houve

    houve liquidação ? Não , a questão fala que no final do exercício nao tinha recebido os bens , certo

    então temos uma RPNP

    dai a pergunta, essa RPNP se enquadra em uma das 5 hipóteses ? sim, a questão fala que está dentro do prazo vigente .

    5 hipóteses só pra sintetizar

    1 prazo vigente

    2 liquidação em curso

    3 interesse público

    4 transferências

    5 compromisso com exterior

    dai tem a parte que fala que independe de liquidação simplesmente pq ela é RPNP , realmente ela não é liquidada fim , se fosse seria processada , dai não importa prazo ela será paga

  • AFF................ liquidou seria RP processados ,então não é independente de haver liquidação

  • Simplesmente o seguinte -> houve empenho e somente LICITAÇÃO, o item foi ENTREGUE (LIQUIDAÇÃ) no exercício posterior, independentemente disso, será tido como RAP NÃO processado.

    GAB CERTO

  • Não concordo com o gabarito pois o estagio de liquidação mudaria os restos a pagar de não processados para processados

  • RAP não processados em Liquidação!