-
Gabarito CERTO
Segundo Assaf Neto (2010), as duas principais características de uma empresa são a comparação dos valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins. Dessa maneira, pode-se afirmar que o critério básico que norteia a análise de balanços é a comparação.
Isso é feito por meio da análise econômico-financeira das demonstrações contábil-financeiras, que se utiliza, de maneira geral, para este fim, de uma série de índices calculados a partir de relações entre contas ou grupos de contas das demonstrações contábeis
http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos122012/481.pdf.
bons estudos
-
Comentário:
A questão versa sobre questões preliminares a respeito da análise de balanços. Sabemos que a comparação é a razão de ser da análise, e sem ela realmente não faria sentido algum a avaliação da situação de uma empresa.

Sabemos, também, que temos os mais diversos tipos de comparação. Por exemplo, na análise horizontal, comparamos a evolução das contas em diferentes períodos e na análise vertical, medimos diversos índices comparando determinados componentes do balanço com outros.
-
Certo
A comparação é a razão de ser da análise, e sem ela realmente não faria sentido algum a avaliação da situação de uma empresa.
A Análise Horizontal (AH), por sua vez, consiste na comparação de um item do demonstrativo entre dois ou mais períodos, visando à verificação de sua evolução ao longo do tempo.
É demonstrar o comportamento de itens do Balanço e da Demonstração do Resultado através do tempo. Na sua elaboração, consideramos o primeiro período como base 100, e apuramos o percentual de evolução dos períodos seguinte.
Comparando a evolução das contas em diferentes períodos.
A Análise Vertical (AV) de uma demonstração contábil consiste comparação de um item do demonstrativo com o seu total, com o objetivo de obter o coeficiente de participação daquele item em relação ao todo.
Indica a estrutura das demonstrações contábeis, através de coeficientes de participações, bem como a sua evolução no tempo. No balanço Patrimonial, os coeficientes são calculados em função do total do Ativo e total do Passivo + PL. Na Demonstração do Resultado, usa-se a Receita Líquida como base (Índice 100).
Medindo diversos índices comparando determinados componentes do balanço com outros.
-
A questão é sobre análise da situação
econômico-financeira de empresas.
Podemos afirmar que o sucesso de uma empresa
está diretamente ligado à capacidade de seus gestores de tomarem decisões
acertadas, e muitas vezes dispondo de um curto espaço de tempo.
Um dos requisitos para que isso ocorra, é
realizar uma análise econômico-financeira da empresa, que além de
demonstrar sua situação atual, permitirá uma projeção de possíveis cenários
futuros. De acordo com Assaf Neto (2012, pág. 105):
“As duas principais características de análise de
uma empresa são a comparação dos valores obtidos em determinado período com
aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com
outros afins. Dessa maneira, pode-se afirmar que o critério básico que norteia
a análise de balanços é a comparação."
Fonte:
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de
Balanços: um enfoque econômico financeiro. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Gabarito do Professor: CERTO.