SóProvas


ID
1781458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da avaliação e da contabilização de itens patrimoniais, dos efeitos inflacionários e da destinação do resultado, julgue o item subsequente.

O método da equivalência patrimonial é adotado pela atual legislação societária para a avaliação e contabilização das aplicações em determinadas participações no capital de outras empresas, entretanto ele não deve ser adotado para avaliação de investidas nas quais as investidoras, em conjunto com outras investidoras, detenham o controle.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Lei 6.404

    Art. 248.  No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial (...)

    bons estudos

  • Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento em coligada, em empreendimento controlado em conjunto e em controlada (neste caso, no balanço individual) deve ser inicialmente reconhecido pelo custo e o seu valor contábil será aumentado ou diminuído pelo reconhecimento da participação do investidor nos lucros ou prejuízos do período, gerados pela investida após a aquisição.

    Assim, incorreta a afirmativa.

  • Adendo,

    Controle -> Permanente -> Preponderância nas deliberações sociais; poder de eleger a maioria dos administradores.

  • O método de equivalência patrimonial (MEP) é utilizado em investimentos de Coligadas e Controladas

    Coligadas (Possui influência significativa)

    Controladas (Possui 50% das ações ordinárias + 1 ação)

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Pelo método da equivalência patrimonial, o investimento em coligada, em empreendimento controlado em conjunto e em controlada (neste caso, no balanço individual) deve ser inicialmente reconhecido pelo custo e o seu valor contábil será aumentado ou diminuído pelo reconhecimento da participação do investidor nos lucros ou prejuízos do período, gerados pela investida após a aquisição.

    gabarito: errado

  • A lei societária determina a avaliação pelo método da equivalência patrimonial (MEP) para os investimentos permanentes em coligadas, em controladas, ou em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.

    Questão errada.

    Alfacon.

  • CONTROLE = MEP.

    Bons estudos.

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre a aplicação do Método da Equivalência Patrimonial - MEP.

    O caput do art. 248 da Lei n.º 6.404/76 dispõe o seguinte:

    "Art. 248.  No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial, de acordo com as seguintes normas:"

    Assim, o MEP é adotado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou sob controle comum. O quesito erra em afirmar que não será adotado em caso de controle comum.


    Gabarito do Professor: ERRADO.