-
Gerenciamento de continuidade de negócio (GCN)
(Desenho de Serviço da ITIL) O processo de negócio responsável pelo gerenciamento de risco que podem impactar seriamente o negócio. O gerenciamento de continuidade de negócio protege as conveniências das principais partes interessadas, reputação, marca e atividades de criação de valor. O processo envolve a redução de riscos a um nível aceitável e planejamento para a recuperação de processos de negócio caso ocorra uma interrupção ao negócio. O gerenciamento de continuidade de negócio define objetivos, escopo e requisitos para o gerenciamento de continuidade de serviço de TI.
Obs: é bom prestarmos atenção, pois uma pegadinha frequente é dizer que o ITIL tem um processo específico para gerenciar riscos, o que não é verdade, riscos são tratados no processo de gerenciamento de continuidade de serviço, como vimos acima.
-
onde está o erro entao? garantir?
-
acredito que a gerencia dos riscos está mais relacionada à gerência de segurança da informação, por isso a questão está errada.
-
O processo que garante que os serviços de TI atendam às necessidades atuais e futuras do negócio é o Gerenciamento de Capacidade. Aí está o erro!
-
A assertiva faz referencia ao Gerenciamento de Capacidade, estando este relacionado com os critérios a serem adotados para garantir a escalabilidade.
-
Sempre erro essa merda
2016
Enquanto o gerenciamento da demanda visa identificar e analisar a demanda de clientes, a fim de melhor atendê-los, o gerenciamento de capacidade busca assegurar que os atuais e futuros requisitos de capacidade sejam prestados de forma eficaz, inclusive em relação aos custos, para garantir a realização dos serviços conforme o acordado.
Certa
-
Alternativa CORRETA.
A questão misturou dois conceitos:
GERENCIAMENTO DA CAPACIDADE: Este processo mantém os níveis de entrega de serviços requisitados a um custo acessível, além de assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades de negócio.
GERENCIAMENTO DA CONTINUIDADE: gerencia riscos e certifica que as facilidades de TI possam ser recuperadas dentro do tempo necessário. Faz também a análise de riscos.
-
No ITIL, o gerenciamento de continuidade de negócio é responsável por garantir que os serviços de TI atendam às necessidades atuais e futuras do negócio dentro do orçamento planejado, e por gerenciar a redução de riscos a um nível aceitável.
A parte em vermelho é de capacidade. Necessidade atuais e futuras = Demandas -> capacidade.
Pode notar que a parte em vermelho foca muito mais em atender as necessidades de que em recuperar ou manter um serviço funcionando.
Obs: a continuidade reduz o risco a um nível aceitavel.
-
Luiz H. a questão está ERRADA...só pra ficar claro!!!