SóProvas


ID
17827
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Observe as afirmativas abaixo sobre o protocolo HTTP.

I - O campo CRC (Cyclic Redundancy Check), disponível no cabeçalho HTTP, é responsável por detecção de erros em pacotes IP.
II - Caso exista uma conexão HTTP 1.1 entre as máquinas X e Y e a primeira seja reiniciada, a conexão HTTP será restabelecida, automaticamente, tão logo X esteja no ar novamente, graças ao mecanismo de keepalive.
III - Senhas de usuários que trafegam via HTTP podem ser interceptadas por usuários mal-intencionados.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • A camada de Enlace é responsável por dar acesso ao meio físico de comunicação. Como é uma camada bem próxima à transferência de bits, ela também fornece correção de erros, através da Checagem Cíclica de Redunância (CRC - Cyclic Redundancy Checksum). Também é responsável por fazer o controle do fluxo de bits, de forma que o receptor possa receber os dados a uma velocidade que possa processar. Essa camada trata as topologias de rede e engloba dispositivos como Switch, placas de rede, interfaces, etc. Os pacotes de dados, nessa camada, são denominados quadros. Exemplos de protocolos da camada de enlace são o Ethernet e o PPP, e é nessa camada onde são adicionados cabeçalhos e trailers MAC. Isso permite que seja feita a análise do MAC Address em um dado aplicativo.
  • Vamos então a um conjunto de parâmetros de configuração que permitem estabilizar a VPN, fazendo com que o OpenVPN passe a monitorar a conexão e restabelecê-la automaticamente sempre que necessário.O primeiro, e mais importante, é o parâmetro "keepalive", que faz com que o servidor e o cliente monitorem a conexão, enviando pings periódicos um para o outro e reiniciem a VPN automaticamente caso não recebam resposta dentro de um período determinado. Esta opção é especialmente importante em VPNs usadas através de links ADSL ou qualquer outro tipo de conexão que não seja completamente estável. Um exemplo de uso seria:keepalive 10 120O primeiro número especifica o intervalo dos pings e o segundo o timeout, depois do qual a VPN é reiniciada. Nesse caso, o ping é enviado a cada 10 segundos sem atividade e a VPN é reiniciada depois de 120 segundos sem respostas. Caso o link seja interrompido, o cliente tenta restabelecer a VPN periodicamente, até que tenha sucesso. Esta linha deve ser incluída tanto na configuração do servidor quanto na do cliente.Opcionalmente, você pode incluir a linha "inactive", para especificar um tempo máximo para as tentativas de reconexão. Se quiser que o cliente desista depois de uma hora, por exemplo, inclua a linha:inactive 3600
  • Não existe tal coisa como CRC no header HTTP...http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_HTTP_headers
  • O mecanismo de Keeplive, por questões de performance, considera um período de timeout de poucos segundos (tipicamente 15 segundos em servidores apache).

    http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_persistent_connection

    Portanto, se a estação se conectar após este período, esta comunicação não será reestabelecida automaticamente.
  • O CRC é utilizado pela camada de enlace, nada tem a ver com a cabeçalho do protocolo http, o qual atua na camada de aplicação.

    O componente do cabeçalho krep alive proporciona que multiplas requisições sejam realizadas numa mesma conexão, pois antes deste recurso, era estabelecida uma nova conexão para cada requisição. Portanto, o keep alive não garante que a conexão dure após uma reinicialização, pois nesta situação pode ocorrer troca de IP. O que o keep alive permite é que uma vez aberta uma conexão, multiplas requisiçoes poderão ser realizadas através dela. 

    O protocolo http não possui mecanismo para verificação de identidade do receptor da mensagem nem criptografia dos dados, portanto as informações podem ser interceptadas.